PORTAL DE NOTÍCIAS

30+ SOBRENOMES ALEMÃES LINDOS E INSPIRADORES

PUBLICADO EM 30/09/2019

sobrenomes-alemaes

A Alemanha é um país que sofreu várias mudanças políticas e geográficas que influenciaram diretamente nos sobrenomes alemães, frequentemente baseados nos lugares e nas profissões das pessoas. A imigração alemã no Brasil intensificou-se a partir da segunda metade do século XIX com a chegada das famílias Brand, Boehnen, Schmitz e Gesser na região sul. Neste post relacionamos os SOBRENOMES ALEMÃES LINDOS E INSPIRADORES juntamente com seus significados e origens interessantes. Confira mais!

ORIGEM E SIGNIFICADO DOS SOBRENOMES ALEMÃES

 sobrenomes-alemaes-origem-significado

A maioria dos sobrenomes alemães deriva de profissões arcaicas como Schmidt (“ferreiro”), Muller (“moleiro”), Weber (“tecelão”), Schafer (“pastor”) ou Becker (“padeiro”) ou de lugares. Outros sobrenomes comuns também se referem a características pessoais, como Klein (“pequeno”), “Braun” (“moreno”) e “Jung” (“jovem”) entre outros.

 

MÜLLER

sobrenomes-alemaes-muller


O sobrenome alemão Müller é o mais comum na Alemanha, significa "moleiro", fazendo referência ao operário responsável pela moagem da farinha.

 

SCHMIDT

sobrenomes-alemaes-schmidt

Schmidt é um sobrenome alemão bem comum e deriva da palavra alemã "Schmied" ou “Schmidt”, que significa "ferreiro", ou seja, aquele que trabalha com ferro/metal.

 

SCHNEIDER

sobrenomes-alemaes-schneider

Mais um sobrenome alemão bem popular e muito bonito que refere-se a profissão de um alfaiate ou costureiro.  

 

FISCHER

sobrenomes-alemaes-fisher


Fischer é um lindo sobrenome alemão e o quarto sobrenome mais comum na Alemanha, derivado da profissão de pescador.


WEBER

sobrenomes-alemaes-weber

Weber é sexto sobrenome alemão mais comum, derivado da profissão da tecelagem.

 

MEYER

sobrenomes-alemaes-meyer

Da palavra alemã ‘meiger’, que significa "superior", Meyer era um sobrenome frequentemente usado por administradores ou superintendentes de proprietários de terras ou grandes fazendeiros ou arrendatários.

 

WAGNER

sobrenomes-alemaes-wagner

Da palavra alemã ‘Waganari’, que significa "fabricante de vagões ou motorista de vagão", era um sobrenome bem comum na Alemanha e dado a quem transportava produtos ou outras mercadorias através de carroças ou carrinhos de mão alta.

 

BECKER

sobrenomes-alemaes-becker

O sobrenome Becker vem da palavra alemã ‘becker’, que significa padeiro, ou alguém que assa pão. Outro significado também encontrado na etimologia deste sobrenome é para pessoas que esculpiam vasos, panelas, xícaras, canecas e jarros de barro.

 

SCHULTZ

sobrenomes-alemaes-schultz

Mais um sobrenome lindo, Schultz ocupa o nono lugar entre os sobrenomes mais comuns na Alemanha e refere-se a ocupação de um magistrado, xerife, superintendente, vem da palavra ‘schulteize’.  

 

HOFFMANN

sobrenomes-alemaes-hoffmann

O sobrenome Hoffmann se originou como apelido para um fazendeiro que trabalhava em sua terra em vez de alugá-lo.

 

SCHÄFER

sobrenomes-alemaes-schafer

O sobrenome Schäfer e suas variações ou sua variação Schaefer, significa "pastor de ovelhas".

 

RICHTER

sobrenomes-alemaes-ritcher

O sobrenome Richter significa aquele que era "administrador do Senhor de uma vila" ou um sobrenome ocupacional que significa "juiz".

 

KOCH

sobrenomes-alemaes-koch

O sobrenome Koch significa cozinheiro, é um lindo sobrenome alemão, não acha?

 

BAUER

sobrenomes-alemaes-bauer

Mais um sobrenome alemão bem comum, Bauer significa ‘camponês’ ou ‘agricultor’.

 

KLEIN

sobrenomes-alemaes-klein

Semelhante ao sobrenome inglês ‘Little’, Klein é um sobrenome descritivo geralmente concedido a alguém de baixa estatura.

 

WOLF

sobrenomes-alemaes-wolf

O sobrenome Wolf é geralmente um apelido ou sobrenome descritivo que significa "lobo".

SCHRÖDER

sobrenomes-alemaes-schroder

O sobrenome alemão Schröder ou Schroeder é um nome ocupacional para um alfaiate ou costureiro.

NEUMANN

sobrenomes-alemaes-neumann

O sobrenome Neumann se originou como um sobrenome ou apelido descritivo para um "homem novo, colono ou recém-chegado".

SCHWARZ

O sobrenome Schwarz se originou como um sobrenome ou apelido descritivo para pessoas de pele negra.

 

ZIRMMERMANN

O sobrenome Zimmermann / Zimmerman se originou como o nome ocupacional alemão Zimmermann, derivado da palavra alemã para "carpinteiro".

 

BRAUN

O sobrenome Braun se originou como um sobrenome ou apelido descritivo para pessoas de pele, cabelo e/ou olhos castanhos.

 

KRÜGER

O sobrenome Kruger é a combinação das profissões ‘dono de restaurante’ e ‘oleiro’.


HARTMANN

Hartmann se originou como um sobrenome patronímico retirado do primeiro nome alemão Hartmann, que significa "homem corajoso".

 

LANGE

O sobrenome Lange originou-se como um sobrenome descritivo dado a um indivíduo muito alto, vem do inglês antigo long, que significa "longo ou alto".

 

OBERMANN

É a combinação das palavras em alemão "ober", que significa "superior" e "mann", que significa "homem". Poderia ser um sobrenome topônimo para alguém que morava na região superior de uma cidade ou cidade. Este sobrenome alemão também é um nome de status para um árbitro.

 

RADER

É uma versão abreviada do nome 'Rademacher', que é a combinação das palavras 'rad', que significa 'roda' e 'macher', que significa 'fabricante'. ”O nome é, portanto, um nome ocupacional para um ‘wheelwright’, uma pessoa que faz ou repara rodas.

 

FAUST

É derivado da palavra alemã 'fust', que significa 'punho', referindo-se a uma pessoa forte. Outra referência para o sobrenome poderia ser a palavra latina 'Faustus', que significa 'favorável' ou 'sortudo'.

 


SOBRENOMES ALEMÃES NO RIO GRANDE DO SUL

 sobrenomes-alemaes-rio-grande-sul

Os sobrenomes alemães no Rio Grande do Sul mais comuns são SCHMIDT (ferreiro), BECKER (padeiro), WAGNER (fabricante de carroças), MULLER (moleiro), SCHNEIDER (alfaiate), WEBER (tecelão), KLEIN (pequeno, magro), SCHERER (tecelão), HOFFMANN (administrador de propriedade rural), RECH (cervo), SCHMITZ (patronímico), KUHN (patronímico), MALLMANN (ajudante de moleiro), DIEHL (Filho de Dietrich), RITTER (cavaleiro), BOHN (feijão), RUSCHEL (rápido), STEIN (pedra, rocha), BRAUN (marrom, castanho), LUDWIG (guerreiro famoso), HOFF, JUNG, FINKLER E SPERB.

 

SOBRENOMES ALEMÃES NO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é o terceiro estado com maior presença de alemães, depois de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os HUNSRÜCKER (região de Hunsrück, na Alemanha) foram os primeiros alemães a chegarem ao Espírito Santo em 1847, seguido pelos POMERANOS (região da Pomerânia na Alemanha) em 1959.

 

SOBRENOMES que podem te interessar:

250+ SOBRENOMES ITALIANOS LINDOS E INSPIRADORES

100+ SOBRENOMES FRANCESES LINDOS E INSPIRADORES

 150+ SOBRENOMES AMERICANOS

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."