10+ DICAS DE COMO ESTIMULAR O BEBÊ A FALAR

PUBLICADO EM 10/09/2019

estimular-bebe-falar

É impressionante como a fala do bebê se desenvolve rapidamente dos 3 a 18 meses. E nada melhor que as interações simples e agradáveis do dia a dia com brincadeiras lúdicas, leituras e músicas apropriadas para incentivar as habilidades de fala e linguagem do seu bebê. Reunimos 10+ MELHORES DICAS DE COMO ESTIMULAR O BEBÊ A FALAR! Vamos conferir?

COM QUANTOS MESES O BEBÊ COMEÇA A FALAR MAMÃE E PAPAI?

Mas afinal quando você ouvirá as primeiras palavras do seu bebê?

As expressões do bebê logo após o nascimento já são consideradas como linguagem não verbal: seja quando seu bebê faz uma careta, chora ou se contorce para expressar uma gama de emoções e necessidades físicas. Os pais conseguem logo no primeiro mês a interpretar os diferentes gritos de seu bebê. Embora cada bebê seja diferente e tenha seu próprio ritmo, há alguns marcos esperados e previsíveis em suas habilidades de linguagem.

0 a 4 meses

 estimular-bebe-falar-o-3-mesesNesta fase os bebês costumar fazer alguns balbucios e começam a prestar bastante atenção no tom e no nível da sua voz ou de quem está mais próximo a ele todos os dias.

 

4 a 7 meses

 estimular-bebe-falar-6-meses

Balbuciando sons com vogais A, E e U e as consoantes B, D e M são evidentes.

 

7 a 12 meses

 estimular-bebe-falar-1-ano

Os sons vão se diversificando e as primeiras palavras começam a surgir: ‘mamãe’, ‘papai’, ‘mamá’. É comum ouvir ‘mamãe’ pela primeira vez por volta do primeiro aniversário do bebê. Pode parecer que seu rapaz está apenas emitindo sons aleatórios, mas se você prestar muita atenção, observará mudanças no tom e na inflexão quando ele falar.

 

12 a 18 meses

estimular-bebe-falar-18-meses

O vocabulário cresce em ritmo intenso e as combinações de palavras começam a ser feitas.

 

18 a 30 meses

 estimular-bebe-falar-2-anos

Nesta fase as pequenas frases começam a ser formadas e o vocabulário continua aumentando.

 

De qualquer maneira cada bebê tem seu ritmo e por isso alguns desenvolvem as habilidades da linguagem mais rapidamente, enquanto outros podem precisar de um pouco mais de tempo.

 

ATIVIDADES PARA ESTIMULAR A FALA E A LINGUAGEM

 estimular-bebe-falar-atividades

Quais as melhores atividades para estimular a fala e a linguagem do seu bebê? Não existe nada melhor do que compartilhar histórias, conversar e cantar com seu bebê para ajudá-lo a aprender e praticar a linguagem. Além de ser experiências incríveis ao lado dos filhos também ajudam a construir o relacionamento entre vocês.

1.     Converse com seu bebê sobre as coisas que você está fazendo em casa, mesmo que você ache chato, por exemplo, ‘Mamãe está lavando esse mamão gostoso e laranja para o bebê comer e ficar bem forte’.  Muitas vezes os pais acham que o bebê não está entendendo nada, mas quanto mais palavras e sons o bebê ouvir e tiver interação direta com ele, mais ele estará assimilando.

2.     Ouse de repetições, ou seja, repita uma frase ou uma palavra várias vezes e de maneiras diferentes para incentivar uma conversa. “Eu vou pegar essa chupeta”... “Ahh... eu vou pegar....vou pegar essa chupeta”, e fique brincando com o bebê, são interações ricas de estímulos sensoriais e de linguagem da fala.

3.      Se seu filho já fala algumas palavras, acrescente alguma característica aquela palavra, uma cor, um tamanho e vá aumentando aos poucos o repertório de palavras, sempre repetindo-as para melhor fixação.

4.     Olhe nos olhos do bebê ao conversar com ele, tente sempre chamar sua atenção através de sorrisos e sons. Este tipo de interação também é fundamental para os bebês que estão no processo de aquisição da linguagem, então tagarele bastante com seu bebê.  

5.     Preste atenção aos brinquedos que mais chamam a atenção de seu bebê e acrescente sons a ele, seja um trem, uma boneca, um ursinho ou outro.

6.     Crie a hora da história: separe livros de banhos, de pano, fantoches ou apenas livros bem coloridos e próprios para a faixa etária. Escolha uma hora do seu dia e determine como a ‘Hora da História’, após alguns dias você perceberá como seu bebê ficará feliz e até ansioso com esse momento. É interessante você ler primeiro a história antes de contar para seu filho, assim você terá a chance de se preparar para contar com maior ênfase o enredo da história.

7.     Compartilhe músicas e canções de ninar: separe apenas 2 canções de ninar e umas 4 músicas para cantarem durante o dia. As canções de ninar devem ser tranquilas e curtas, importantes para o embalo no sono e para a memorização do bebê. Separamos algumas canções bem legais para você cantar com seu bebê que estimulam o desenvolvimento da linguagem no final deste post.

8.     Elogie as tentativas de fala do seu bebê, mesmo que seja apenas apontando para um gato, incentive-o a falar ‘ga-to’. Caso ele fale errado, não o corrija de forma que o iniba, apenas repita de forma correta sorrindo e dando-lhe os parabéns!

9.     Hora do banho: este momento é excelente para estimular o bebê a falar, vá nomeando cada parte do corpo do bebê que você está lavando. Você pode conversar, cantar, gesticular e brincar com o bebê, use a criatividade!

10. Interação com outros bebês e crianças maiores favorece a socialização e desenvolvimento natural da linguagem. Principalmente para uma criança que não tem contato com outras crianças no dia a dia, como irmãos e primos, é interessante favorecer ações que incentivem essa socialização, seja interagindo com as crianças do condomínio, da escola, do parque ou de qualquer ambiente.

 

COMO ESTIMULAR A FALA DO BEBÊ DE 2 a 3 ANOS

 estimular-bebe-falar-3-anos

Como vimos, o aprendizado da fala é um processo que começa desde o nascimento. Aos 2 anos de idade, a maioria dos bebês concentra um vocabulário amplo principalmente para expressar suas emoções e ideias. Vamos ver como esse processo se desenrola e o que você pode fazer para estimular a fala do bebê?

È comum o bebê de 2 anos apontar para um livro ou objeto e falar algo bem diferente do que seria o objeto em questão. Neste momento você pode pegar sua mão e levá-lo até o objeto e falar a palavra certa: ‘Ah... olha que LIVRO legal, vamos vê-lo juntos?’. E todos os dias que se seguir ir incentivando-o a repetir as palavras certas.

Outra dica importante é nomear todas as coisas que cercam o bebê da maneira correta, assim ele poderá ir assimilando os sons com mais familiaridade.

Uma brincadeira que funciona muito bem com crianças de diversas faixas etárias é pique esconde. Diga a crianças: ‘Ué...cadê o seu nariz?’ e em seguida aponte para o seu. Certamente ela apontará para o dela. Faça isso com várias partes do corpo, as crianças adoram e assimilam o vocabulário de maneira lúdica. Este tipo de brincadeira pode ser feita para ensinar as cores e os animais, e conforme forem assimilando você trocará de lugar com ela e então ela soltará as palavras mágicas.

As histórias e canções continuam sendo ótimos recursos de desenvolvimento da linguagem para crianças de 2 e 3 anos. Os fantoches costumam fazer muito sucesso nesta fase!

Outro atividade excelente é pedir a ajuda do seu filho para algumas tarefas domésticas que vocês farão juntos. Seja para levar algumas colheres para a mesa do café, lavar ou enxugar algumas frutas para vocês comerem ou mesmo trazer o seu sapato para vocês saírem. Incentive a criança a conversar com você, com os avós, amigos e familiares, como por exemplo para contar sobre um livro que ganhou.  

Com as crianças de 2 e 3 anos já é possível envolvê-los em uma gama de atividades e brincadeiras, como falar ao telefone, cantar com microfone, brincar de cabaninha, alimentar as bonecas ou fazer uma festa com os animais de brinquedo. São formas naturais e ricas de desenvolver as habilidades linguísticas do seu filho.

Ao ajudar seu filho trocar de roupa, nomeie cada peça e repita este procedimento todos os dias brincando. Pequenos detalhes e algumas adaptações no cotidiano das crianças fazem muita diferença no desenvolvimento da linguagem e aquisição de vocabulário.

É importante ensinar as crianças seu nome desde muito pequenas e com 2 e 3 anos já ensinar pelo menos um sobrenome. Lembre-se de fazer perguntas sobre o número, o tamanho, a cor e a forma das coisas que seu filho mostra. E nada de fazer perguntas que tenham apenas "sim" ou "não" como resposta. É preciso ajudá-los a desenvolver suas próprias ideias, opiniões e aprender a expressá-las. Uma dica é sugerir algumas respostas quando a criança fica confusa ou sem reposta, como “Será que tem três ou quatro passarinhos nessa árvore?”ou “Que vestido lindo, qual é essa cor mesmo?”.

Outra forma simples e rápida de estimular a linguagem das crianças de 2 e 3 anos é o reconto de histórias. Seja a história dos 3 porquinhos ou outra que a criança mais gosta para dormir ou apenas na hora da história, peça para que ela conte a história para você. Você pode brincar que é a ‘criança’ da vez e quer ouvir uma história para dormir. Conforme a criança vai ganhando confiança você pode oferecer fantoches para ela fazer uma encenação da história. A encenação de histórias e a interpretação de papéis criam oportunidades ricas para o uso e o aprendizado da linguagem.


BEBÊ COM 2 ANOS NÃO FALA!

bebe-2-anos-nao-fala

Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, mas espera-se que por volta dos 18 meses o bebê já consiga estar falando uma média de 15 palavras. Caso contrário é recomendável procurar o pediatra responsável e verificar se está tudo bem com o desenvolvimento da linguagem do seu filho.  Quanto mais cedo a criança for avaliada, mais cedo poderá ajudar a reverter a situação, muitas vezes não é nada grave e com medidas simples o bebê começa a falar rapidinho.  É comum o pediatra sugerir a avaliação por um fonoaudiólogo, que é o profissional da área da saúde responsável pelos diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. no seu próprio ritmo.

 

MÚSICAS PARA ESTIMULAR A FALA DO BEBÊ

 estimular-bebe-falar-musica

As músicas são um excelente recurso para estimular a fala do bebê, seu  ritmo evidencia as sílabas e ajuda a distinguir os sons, além de ajudar na memorização por meio da repetição das palavras e da compreensão do todo.  Selecionamos algumas músicas do universo infantil que as crianças adoram e auxiliam no processo da aquisição da linguagem.

SOPA (Palavra Cantada)

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem espinafre?

Será que tem tomate?

Será que tem feijão?

Será que tem agrião?

É um, é dois, é três…

 

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem farinha?

Será que tem balinha!?

Será que tem macarrão?

Será que tem caminhão?!

É um, é dois, é três…

 

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem rabanete?

Será que tem sorvete!?

Será que tem berinjela?

Será que tem panela!?

É um, é dois, é três…

 

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem mandioca?

Será que tem minhoca!?!

Será que tem jacaré!?!

Será que tem chulé!?!

É um, é dois, é três…

 

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem alho-poró?

Será que tem sabão em pó?!

Será que tem repolho?

Será que tem piolho!?

É um, é dois, é três…

 

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem caqui?

Será que tem javali?!

Será que tem palmito?

Será que tem pirulito!?

É um, é dois, é três…

 

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?”

 

A BARATA DIZ QUE TEM

A Barata diz que tem sete saias de filó

É mentira da barata, ela tem é uma só

Ah, ah, ah, oh, oh, oh, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludo

É mentira da barata, o pé dela é peludo

Ah, ah, ah, oh, oh, oh, o pé dela é peludo !

A Barata diz que tem um sapato de fivela

É mentira da barata, o sapato é da mãe dela

Ah, ah, ah, oh, oh, oh,o sapato é da mãe dela

A Barata diz que tem uma cama de marfim

 

É mentira da barata, ela tem é de capim

Ah, ah, ah, oh, oh, oh, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura

É mentira da barata, ela tem é casca dura

Ah, ah, ah, oh, oh, oh, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado

É mentira da barata, ela tem coco raspado

Ah, ah, ah, oh, oh, oh, ela tem coco raspado.

 

BORBOLETINHA

Borboletinha tá na cozinha

fazendo chocolate

para a madrinha

Poti, poti

perna de pau

olho de vidro

e nariz de pica-pau pau pau

 

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

O sapo não lava o pé

Não lava porque não quer

Ele mora lá na lagoa

Não lava o pé porque não quer (BIS)

Mas que chulé!

A sapa na lava a pá

Na lava parca na cá

Ala mara lá na lagá

Na lava a pá parca na cá

Mas cá chalá!

E sepe ne leve e pe

Ne leve perque ne que

Ele mere le ne legue

Ne leve e pe perque ne que

Mes que chele!

I sipi ni livi i pi

Ni livi pirqui ni qui

Ili miri li ni ligui

Ni livi i pi pirqui ni qui

Mis qui chili!

O sopo no lovo o po

No lovo porco no co

Olo moro lo no logo

No lovo o po porco no co

Mos co cholo!

U supu nu luvu u pu

Nu luvu purcu nu cu

Ulu muru lu nu lug

Nu luvu u pu purcu nu cu

Mus cu chulu!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 2 ANOS

10+ MELHORES CONTOS DE FADAS PARA CRIANÇAS  

10+ MELHORES HISTÓRIAS PARA DORMIR

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BOLA

15+ MELHORES LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO

Compartilhar
Mais Notícias