QUANTOS DENTES DE LEITE TEM UMA CRIANÇA? | CONFIRA!

PUBLICADO EM 12/06/2019

dentes-de-leite-quantos

Você sabe quantos dentes tem uma criança? A primeira coisa a saber é que crianças e adultos tem quantidades diferentes de dentes.

Confira agora QUANTOS DENTES DE LEITE TEM UMA CRIANÇA, qual deve cair primeiro, quantos permanentes nascerão e muitas outras curiosidades de forma rápida e prática para você.

 

DENTES DE LEITE E PERMANENTES

dentes-de-leite-quantos

Podemos afirmar que de forma geral as crianças têm 20 dentes e os adultos têm 32.  

QUANTOS DENTES DE LEITE TEM UM BEBÊ? QUANTOS DENTES DE LEITE DEVEM CAIR?

As crianças têm 20 dentinhos de leite, sendo 10 na parte superior da boca e 10 na inferior. É preciso cuidar muito bem dos dentes de leite, pois apesar de caírem num breve intervalo de tempo, eles atuam como marcadores para os dentes permanentes crescerem depois. Além de evitar cáries e outras doenças bucais que podem prejudicar os dentes permanentes, é imprescindível criar o hábito da escovação desde cedo nas crianças. Os dentes de leite são fundamentais para o desenvolvimento da arcada dentária da criança, por isso cuide bem!

QUANTOS DENTES DE LEITE TEM UMA PESSOA ADULTA? QUANTOS SÃO OS DENTES PERMANENTES?

Já os adultos, normalmente, contam com um total de 32 dentes contando com os do siso. Podemos classificar os dentes adultos da seguinte forma:

8 incisivos + 4 caninos + 8 pré-molares + 12 molares (incluindo 4 dentes do siso).

Muitas vezes já na adolescência é preciso extrair os dentes do siso por conta da falta de espaço bucal, podendo inclusive causar desalinhamento dos outros dentes. Geralmente os primeiros molares permanentes nascem por volta dos 6 anos de idade, atrás do último dentinho de leite ou segundo molar decíduo, sem que haja a troca.

 

QUAIS SÃO OS PRIMEIROS DENTES DE LEITE A CAIR?

dentes-leite-primeiros-a-cair

Os primeiros dentes de leite começam a apontar nos bebês ainda no seu primeiro ano e começam a cair por volta dos 5 ou 6 anos. Os primeiros dentes a apontar e a cair são os mesmos, os anteriores, ou seja, os da frente, denominados de incisivos centrais, seguidos pelos caninos e depois os posteriores, mas pode existir alterações nessa ordem. Quanto mais cedo nascer os primeiros dentes nos bebês, mais cedo cairá também, ou seja, um bebê que teve seu primeiro dentinho de leite aos 4 meses é provável que caia antes dos 5 anos. É normal!


DENTES DE LEITE QUE NÃO CAEM | O QUE FAZER!

dentes-leite-nao-caem

Muitas vezes um dente de leite pode não cair devido a alguns motivos: falta de espaço para o dente permanente poder descer, inexistência do dente permanente que deveria ficar no lugar do de leite, gengiva bem fibrosa e falta de estímulo de mastigação na área. Por isso em caso de dente de leite que não cai é preciso verificar com um dentista para diagnóstico e tratamento correto para o caso. Apesar de não ser tão comum de ouvir é normal adultos com dentes de leite, na maioria dos casos é porque não existia permanente para substituí-lo e requer mais cuidados no dia a dia devido a sua maior fragilidade.

Apenas o dentista será capaz de investigar e verificar caso a caso o que está acontecendo ou o real motivo para o dente de leite não cair. É importante que os pais passem tranquilidade para a criança ao invés de nervosismo e medo.

Outro ponto a esclarecer é que não se deve nunca forçar um dente de leite cair já que pode causar sérios danos à saúde bucal da criança ou no dente permanente. Consulte sempre o especialista!

 

O DENTE DE LEITE CAIU E FICOU A RAIZ ?

dentes-leite-raiz

Muitas pessoas se perguntam se dente de leite tem raiz ou o dente de leite caiu e a raiz ficou na gengiva. O dente de leite tem raiz sim, porém ela não dura muito tempo, ou melhor, é reabsorvida durante um processo denominado de rizólise que mais tarde favorecerá a troca do dente de leite pelo permanente.  Por isso muitas pessoas quando pegam o dentinho de leite que caiu acreditam que a raiz não tenha saído junto. Muitas vezes o processo de reabsorção criar vários aspectos diferentes nas raízes dos dentes, algumas parecem verdadeiras lâminas quebradas ou raízes totalmente irregulares. Tudo isso fez parte deste processo que explicamos e é normal, não se preocupe!  

Este post tem por objetivo promover a compreensão e o conhecimento geral da saúde bucal de forma prática, não se destina a substituir atendimento especializado de um especialista da área. Em casos de dúvidas é importante sempre buscar aconselhamento profissional para diagnóstico e/ou tratamento.

Gostou?

Veja também: SINTOMAS DO BEBÊ QUANDO ESTA NASCENDO DENTE

Compartilhar
Mais Notícias