SINTOMAS QUANDO ESTÁ NASCENDO O DENTE NO BEBÊ [DICAS E CUIDADOS ORAIS]

PUBLICADO EM 11/06/2019

sintomas-bebe-quando-esta-nascendo-dentes

A dentição nos bebês pode ser um processo bem doloroso ou desconfortável à medida que os dentes começam a apontar nas suas gengivas sensíveis. Tenha em mãos vários tipos de mordedores para aliviar os sintomas, dê preferência aos mordedores de geladeira. Este post reúne algumas dicas de especialistas da saúde sobre os SINTOMAS NO BEBÊ QUANDO ESTÁ NASCENDO O DENTE, COMO A FEBRE E CUIDADOS ORAIS DURANTE ESTE PERÍODO.

DENTES NASCENDO | SINTOMAS NA PELE , MANCHAS NA PELE

sintomas-dentes-molares-manchas-pele

A erupção da dentição pode causar manchas vermelhas lisas ou levemente elevadas na pele do bebê com pequenas protuberâncias. Alguns bebês podem apresentar a pele um pouco ressecada também.

Cremes ou loções próprias para bebês como a base de lanolina e cera de abelha são indicados, pois fornecem uma barreira de água para ajudar a manter a área hidratada. Consulte seu pediatra para verificar qual creme ou loção é mais indicado para tratar a pele do seu bebê. Em alguns casos as manchas na pele podem ser mais persistentes e demandam outros cuidados, converse com seu médico para sugestões.

Como prevenir as erupções na pele do bebê?

Embora você não possa evitar que seu bebê babe bastante durante o processo de dentição, é possível evitar que a baba cause erupções, mantendo a pele do seu bebê limpa e seca. Acompanhe as dicas:

1.     Mantenha os babadores e paninhos de boca sempre limpos, tenha vários paninhos limpos à sua disposição;

2.     Quando for secar a baba ou limpar a boca do bebê não esfregue o paninho ou fraldinha, apenas passe suavemente para não irritar ainda mais a pele;

3.     Não deixe a roupa do seu bebê encharcar de tanta baba, use vários babadores ao longo do dia e assegure que a roupa do bebê esteja sempre seca.

 

SINTOMAS DO DENTE NASCENDO EM BEBÊS DE 4 MESES

A erupção da dentição pode aparecer a partir dos 4 meses nos bebês, os principais sintomas incluem:

1.     Os bebês geralmente começam a babar bastante;

2.     Manchas na pele (queixo, bochechas, pescoço, peito);

3.     Aumento da mastigação em brinquedos, objetos e outras pessoas;

4.     Erupção cutânea;

5.     Dor ou sensibilidade na gengiva;

6.     Irritação;

7.     Febre baixa ou apenas estado febril

 

SINTOMAS DOS DENTES MOLARES E CANINOS NASCENDO 

sintomas-dentes-molares-nascendo-molares

A dentição é geralmente associada ao desconforto da gengiva e da mandíbula quando o dente do bebê se prepara para entrar em erupção pela superfície da gengiva. Conforme o dente se movimenta em direção à superfície externa da gengiva, toda a área ao redor fica avermelhada e inchada.

Em algumas crianças há uma ‘bolha vermelhinha’ na área onde vai apontar o dentinho do bebê ou da criança. Normalmente os molares são maiores e por isso podem causar mais desconforto devido à sua área de superfície maior. Em caso de dor ou excesso de irritação entre em contato com o pediatra da criança que poderá indicar o uso de analgésicos ou apenas mordedores gelados.


SINTOMAS DO DENTE NASCENDO BEBÊ | VÔMITO E FEBRE ALTA

Sintomas como vômito, diarreia e febre alta não tem nenhuma relação com a erupção dos dentes do bebê.

Mesmo que esteja nascendo algum dentinho e o bebê esteja com estes sintomas é provável que seja alguma infecção, por isso procure atendimento médico para identificar o problema.

 

DICAS PARA ALIVIAR O DESCONFORTO DO NASCIMENTO DOS DENTES

sintomas-dentes-molares-nascendo

  • Ofereça mordedores e brinquedos para o bebê coçar a gengiva, alguns inclusive são gelados e assim, além de ajudar a coçar, “anestesia” a gengiva;
  • Alguns bebês preferem ficar com a sua própria fraldinha ou paninho de boca geladinha(o) na região que incomoda;
  • Faça uma massagem na gengiva do bebê usando apenas os seus dedos bem limpos, ou com uma dedeira de silicone.
  • Picolé de leite materno para os ainda em aleitamento exclusivo ou ofereça suco de frutas para os maiores de 6 meses pode ajudar a aliviar os sintomas;
  • Evite dar alimentos duros nestes dias, como cenouras e carnes;
  • Consulte o pediatra para verificar a possibilidade de dar um analgésico para aliviar a dor, não medique por conta própria.

 

Gostou? Veja também: TUDO SOBRE A FEBRE DO DENTE NO BEBÊ | GUIA RÁPIDO COMPLETO

Compartilhar
Mais Notícias