TUDO SOBRE A FEBRE DO DENTE NO BEBÊ [ E COMO RESOLVÊ-LA]

PUBLICADO EM 11/06/2019

https://cursodebaba.com/images/febre-bebe-dente.jpg

A saúde oral dos bebês também é motivo de preocupação para as mães e apesar de cada criança ter seu próprio tempo, no que diz respeito ao nascimento do primeiro dentinho isso ocorrerá em algum momento do primeiro ano do bebê.

A partir de um guia rápido completo saiba tudo sobre A FEBRE DO DENTE NO BEBÊ, sintomas e cuidados essenciais.

Alguns bebês começam a dentição por volta dos 4 meses de idade, a maioria entre 6 e 10 meses e, outros, menos comum mas normal, depois dos 12 meses, dependendo do ritmo do desenvolvimento dentário de cada bebê. Normalmente os incisivos frontais inferiores são os primeiros dentinhos a apontar na boquinha do bebê e então chegou a hora de consultar um dentista pediátrico pela primeira vez.

SINTOMAS DE DENTIÇÃO DO BEBÊ

https://cursodebaba.com/images/febre-bebe-dente.jpg

Quando um dentinho está nascendo no bebê pode causar os seguintes sintomas:

Aumento de baba

Irritação devido ao desconforto da gengiva

Alteração no padrão de sono do bebê

Gengiva inchada e avermelhada

Recusa de comida

Colocar as mãos na boca toda hora

Esfregar a região da bochecha ou orelha devido a dor durante a erupção dos molares

Fezes um pouco mais amolecidas do que o normal (não é diarreia)

Febre baixa ou estado febril

 

FEBRE DE DENTE É ALTA?

febre-bebe-dente-38.5

Não, a chamada ‘febre do dente’ não é alta, sempre abaixo dos 38°C. É bem claro que quando o dentinho de um bebê começa a apontar ele fica irritado, babando mais que o normal e com uma febre leve ou naquele chamado estado febril. No entanto, qualquer temperatura a partir de 38°C é sinal de infecção e não de dentição. Muitos pais também associam diarreia ao nascimento dos dentes dos bebês, mas não está correto. O nascimento dos dentes dos bebês podem deixar as fezes um pouco mais amolecidas que o normal, mas nunca diarreia. Se o seu bebê estiver com diarreia e febre alta é melhor buscar atendimento médico, pois o problema pode ser outro, como uma virose, por exemplo ou outra doença.


FEBRE DO DENTE EM BEBÊ DURA QUANTOS DIAS? A FEBRE DE DENTE É PERSISTENTE?

febre-bebe-dente-3-anos

A ‘febre do dente’ dura entre 1 e 2 dias apenas, não é persistente, é bem rápida e baixa, ou seja, com temperatura sempre inferior que 38°C. Dessa forma, em caso de febre alta e persistente é preciso entrar em contato com o pediatra da criança ou buscar atendimento médico de emergência para verificar a verdadeira causa da febre.

 

A FEBRE DOS DENTES CANINOS E MOLARES

Os caninos e também os molares são os dentes que mais causam desconfortos nos bebês e nas crianças. Os caninos podem apontar entre as idades de 15 e 24 meses, enquanto os molares entre as idades de 12 e 17 meses (os primeiros molares) e entre 24 e 36 meses (os segundos molares). Os principais sintomas são: febre baixa ou estado febril, irritação, acordar mais do que o habitual durante o sono, esfregar o rosto e a mandíbula, baba excessiva, gengivas doloridas e inchadas e recusar até seus pratos favoritos. Os antitérmicos não são recomendados nesses casos, uma vez que não se trata de febre alta, o ideal é oferecer aqueles mordedores gelados que ajudam também a ‘anestesiar’ a área, frutas frias e comidas em temperatura ambiente.

Assim como vimos anteriormente febres altas como 38,5 °C , 39°C ou acima não podem ser associadas à dentição e sim a outra causa, nestes casos procure atendimento médico.

 

A FEBRE DO DENTE | 2 E 3 ANOS

Os segundos molares são o conjunto de dentes na parte de trás da boca surgem por volta dos 2 e 3 anos, são dentes largos e planos e perfeitos para mastigar os alimentos. Os sintomas são os mesmos que listamos anteriormente e enquanto algumas crianças passam essa fase de forma tranquila e sem sintomas, outras ficam extremamente irritadas e podem apresentam febre baixa ou estado febril.

 

Gostou?

Veja também:

SINTOMAS NO BEBÊ QUANDO ESTÁ NASCENDO O DENTE | DICAS E CUIDADOS ORAIS

Compartilhar
Mais Notícias