15+ PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ [GUIA PRÁTICO]

PUBLICADO EM 05/01/2019

Conheça todos os sinais de gravidez que o corpo manifesta e descubra as suas chances de estar grávida!

sintomas gravidez

Ainda antes do atraso menstrual você pode identificar alguns sinais e suspeitar que esteja grávida. Muitas mulheres percebem os primeiros sintomas da gravidez já nas primeiras semanas após a concepção. Os sintomas da gravidez variam de mulher para mulher, variando a intensidade, a frequência e mesmo a duração.

É importante lembrar que muitos dos sintomas da gravidez precoce se parecem  com os desconfortos pré-menstruais que a maioria das mulheres sente todos os meses.

No entanto, a espera de duas semanas para realizar um teste de gravidez pode ser muito angustiante, tanto para mulheres que estão tentando engravidar quanto para aquelas que não têm este desejo. Assim, muitas mulheres se tornam sensíveis e atentas a qualquer sinal ou sintoma de gravidez. Confira agora quais são esses primeiros sintomas antes que um teste de gravidez apresente um resultado preciso!

QUAL O PRIMEIRO SINAL DE GRAVIDEZ?

Tão cedo quanto duas semanas após a concepção, as alterações hormonais podem tornar os seios sensíveis, doloridos, pesados ou inchados. As auréolas dos seios ficam um pouco mais escuras e sensíveis devido ao aumento da vascularização nessa região. Isso ocorre porque seus seios começam a ganhar gordura, além do aumento dos dutos de leite , o que também gera aumento na sensibilidade.

EM QUANTOS DIAS APARECEM OS SINTOMAS DA GRAVIDEZ?

Mas afinal, depois de quanto tempo aparecem os primeiros sintomas de gravidez? De acordo com dados do Ministério da Saúde, os primeiros sintomas de gravidez aparecem quando o óvulo se instala na parede do útero, alguns dias depois de a relação sexual ter acontecido. Assim que o embrião implanta-se no útero (entre 1 e 2 semanas após o óvulo ter sido fertilizado) ocorre um aumento na produção de vários hormônios o que favorece a identificação de vários sinais de gravidez.

Os primeiros sintomas podem começar cerca de cinco dias após a concepção, com o seu corpo começando a se preparar para a gravidez logo após a fertilização do óvulo.

QUAIS OS SINTOMAS DA GRAVIDEZ NOS PRIMEIROS DIAS? 

As mulheres que estão tentando engravidar aguardam ansiosas para realizar o teste de gravidez e se tornam hipersensíveis a cada pequena mudança em seu corpo. Os sintomas de gravidez na primeira semana já podem ser sentidos! Vamos listar os sinais e sintomas mais comuns nos primeiros 5 dias:Mudanças nas Mamas, Fadiga, Náuseas e Frequência Urinária Recorrente. [Esses são os principais “SINTOMAS DE GRAVIDEZ NOS PRIMEIROS DIAS DE FECUNDAÇÃO”

PRIMEIROS SINTOMAS GRAVIDEZ [1 SEMANA]

1ª SEMANA GRÁVIDA

Neste estágio inicial os sintomas que você está experimentando são típicos do período menstrual, o que muitas vezes causa confusão, é gravidez ou é a menstruação está chegando? Vamos elucidar aqui alguns sintomas da gravidez para te ajudar na 1ª semana:

  • Sangramento vaginal
  • Dor lombar e cãibras
  • Inchaço 
  • Mudanças de humor
  • Dor de cabeça

QUAIS OS SINTOMAS DE GRAVIDEZ NAS PRIMEIRAS SEMANAS? [SINTOMAS DE GRAVIDEZ ANTES DO ATRASO]

CANSAÇO E FADIGA   

Devido a elevação dos níveis do hormônio progesterona você sentirá muito sono e cansaço
   LEVE SANGRAMENTO OU CÓLICAS     Uma pequena quantidade de sangramento vaginal mais claro que a menstruação e por um período bem menor também (acontece quando o óvulo fertilizado se liga ao revestimento do útero). Algumas mulheres também experimentam cólicas abdominais.
 NÁUSEA COM OU SEM VÔMITO Pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite (normalmente cerca de duas semanas após a concepção).

 AVERSÕES OU DESEJOS ALIMENTARES

A grávida pode ter desejos por comida diferentes e repulsa a outros tipos que  ela comia normalmente.

DORES DE CABEÇA

O aumento da circulação sanguínea causado por alterações hormonais pode desencadear dores de cabeça frequentes e leves

PRISÃO DE VENTRE

O aumento nos níveis da progesterona faz com que o alimento passe mais lentamente pelo intestino, o que pode levar à constipação.

MUDANÇAS DE HUMOR

A inundação de hormônios em seu corpo no início da gravidez pode torná-la extraordinariamente emotiva bem como sofrer de repentinas mudanças de humor.

ENJOOS

Aparecem no começo da segunda semana após a fecundação

MAMAS MAIORES E SENSÍVEIS

As alterações hormonais podem tornar os seios sensíveis, doloridos e inchados ou pesados.

 


SINTOMAS DA GRAVIDEZ - 1º MÊS

Logo após a concepção, o óvulo fertilizado irá viajar da Trompa de Falópio para o útero e irá se implantar no revestimento do útero, quando então se divide em um diversas células, tornando-se um embrião. Com o 1º mês de gravidez os sintomas que listamos acima estão mais evidentes e ocorrem mudanças tanto por dentro quanto por fora:

Mudanças de humor, inchaço, cólicas, dor lombar, frequencia urinária recorrente, seios doloridos e inchados, casaço, náuseas e enjoos, prisão de ventre, desejos de comida e aversões e, claro, menstruação atrasada.

Entenda outros sintomas:

SENSAÇÃO DE DESMAIO E TONTURA

À medida que os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial diminui a grávida pode sentir tonturas ou vertigens.

ELEVADA TEMPERATURA CORPORAL BASAL

Para as mamães que mapeiam a sua temperatura corporal basal para determinar quando você ovula, se a elevação continuar por mais de duas semanas pode ser que você esteja grávida.

PERÍODO MENSTRUAL ATRASADO

O sintoma inicial mais claro de gravidez pode ser quando você percebe que sua menstruação está atrasada. A partir deste momento muitas mulheres começam a buscar novos sintomas de gravidez! O sangue da menstruação nada mais é do uma camada que o útero produz para acomodar melhor um possível embrião, e quando isso não ocorre então essa camada é eliminada através do que conhecemos como menstruação. No entanto, algumas mulheres não possuem um controle do seu ciclo menstrual e então só começam a desconfiar da gravidez depois de um certo tempo, com o aparecimento de outros sintomas.

PEQUENO SANGRAMENTO

Já vimos anteriormente que muitas mulheres tem um pequeno sangramento no começo da gestação. Esse sangramento ou mancha é devido ao momento em que o embrião se implanta na parede do útero. Esse sintoma de gravidez pode ocorrer entre 5 a 12 dias após a relação sexual.

PRISÃO DE VENTRE

O intestino também é afetado pela gestação, o processo o torna mais lento, o que provoca prisão de ventre e alguns desconfortos, como a flatulência.

FOME

Sentir mais fome que o normal também é um sintoma bem comum no primeiro mês de gravidez. Entenda que seu corpo está trabalhando bastante para se adapatar a esse novo período, então as mulheres grávidas precisam de mais calorias extras por dia. Você pode apenas sentir fome ou ter desejos por alimentos incomuns.

AUMENTO DA LIBIDO

O aumento da libido também pode ser um sinal de gravidez devido ao excesso de testosterona.  

AUMENTO DA TRANSPIRAÇÃO

Devido ao aumento do fluxo sanguíneo provocado pelo excesso de hormônios, os vasos sanguíneos dilatam e aumentam a temperatura corporal e, consequentemente, a grávida sente mais calor e transpira mais.

SINTOMAS DE GRAVIDEZ DE GÊMEOS

Algumas mulheres suspeitam que elas podem estar carregando mais de um bebê, mas como você tem certeza? Existem vários fatores que tornam uma mulher mais propensa a ter gêmeos, hereditariedade, idade avançada, uso de medicamentos para fertilidade para estimular a ovulação e a fertilização invitro.

Os sintomas de gravidez de gêmeos se manifestam normalmente de forma mais intensa. Confira a seguir os sintomas mais comuns de gravidez de gêmeos:

HORMÔNIO BETA HCG  

O resultado do exame de sangue para indicar se a mulher está grávida deve apresentar valores do beta-HCG acima do esperado, nas grávidas de gêmeos os valores do hormônio são superiores aos indicados para cada semana.

ENJOOS MAIS INTENSOS  Devido a uma maior quantidade do hormônio Beta HCG na gravidez de gêmeos, os enjoos também são mais acentuados. Mais da metade das mães que esperam gêmeos têm enjôo matinal que tende a ser mais intenso do que em uma gestação única.

MAIOR SENSIBILIDADE MAMÁRIA

Devido ao inchaço as mamas também ficam mais sensíveis e doloridas.

CÓLICAS MAIS INTENSAS

As cólicas mais fortes também costumam ser um sintoma de gravidez de gêmeos.

FADIGA EXTREMA

Durante a gravidez de gêmeos o coração da mãe tem a necessidade de bombear mais sangue, o que causa sensação de cansaço, pois o coração precisa trabalhar mais. Além disso, com o desenvolvimento dos bebês há uma maior compressão dos pulmões, dificultando a respiração.

ÚTERO MAIOR

 

O aumento do tamanho do útero pode ser um forte indicador de gravidez múltipla, algumas mulheres já começam a apresentar a barriguinha de grávida logo no primeiro mês.

RETENÇÃO DE LÍQUIDO

As mudanças hormonais comuns durante a gravidez provocam maior retenção de líquido, deixando as grávidas bem inchadas. Na gravidez de gêmeos esse inchaço também é maior.

 

 

SINTOMAS DE GRAVIDEZ QUE NINGUÉM SABE

Existem alguns sinais e sintomas de gravidez que quase ninguém sabe ou não são muito divulgados. Os sinais clássicos como menstruação atrasada, sono, cansaço, seios sensíveis e enjoos são bem conhecidos, mas e os sintomas de gravidez que ninguém sabe ou conhece? Confira agora:

Muco Vaginal: a maioria das grávidas secreta um muco branco ou amarelo pálido no início do primeiro trimestre e durante toda a gravidez.

Infecção Urinária: com o excesso de hormônios e maior fluxo sanguíneo é comum ocorrer infecçoes urinária devido o favorecimento de bactérias no trato urinário. Pode ocorrer desde o início da gravidez até durante os meses seguintes.

Maior Temperatura Corpórea: logo quando você acorda pela manhã após a ovulação, a temperatura do seu corpo é levemente elevada o que é normal. Mas se permanecer assim por mais de duas semanas seguidas pode ser um sinal de gravidez!

Frequência urinária recorrente: muitas mulheres sentem vontade de urinar o tempo todo devido a alterações hormonais. Este sintoma ocorre com frequência no começo da gravidez e retornando ao final dela (quando o útero se expande pressionando a bexiga).

Redução da Imunidade: as enormes mudanças que ocorrem no organismo feminino no início da gravidez também afetam a sua imunidade, reduzindo-a. Assim a grávida fica mais propensa a resfriados e gripe por exemplo.

Choro Repentino: em muitos casos a mudança repentina dos hormônios durante a gravidez é comum, fazendo você chorar sem nem saber o motivo.

Coração acelerado: o sistema cardiovascular da grávida sofre alterações, o que pode levar ao aumento da frequência cardíaca e à retenção de água. Muitas grávidas sentem já no início da gravidez o seu coração acelerar algumas vezes ao longo do dia.

Mudança no Paladar: é comum grávidas relatarem desde o início da gravidez um gosto metálico na boca ou mesmo um aumento na salivação.

Inchaço da Vulva: devido ao maior fluxo sanguíneo na região vaginal a região da vulva se torna mais inchada.

Confira mais em:

https://www.pampers.com.br/gravidez/sintomas-de-gravidez/artigo/sinais-da-gravidez-quais-sao-os-sintomas-comuns-da-gravidez

https://www.danonebaby.com.br/sem-categoria/os-primeiros-sintomas-da-gravidez/

Compartilhar
Mais Notícias