5 DICAS INFALÍVEIS PARA ENTREVISTAR A BABÁ [INCLUINDO MELHORES PERGUNTAS]

PUBLICADO EM 02/01/2019

Se a opção é contratar uma babá para cuidar dos filhos em casa, é preciso levar alguns detalhes em consideração

contratar entrevistar baba

Dica 1: É fundamental que você pergunte e entenda o real motivo da saída da babá dos últimos três trabalhos e por quanto tempo trabalhou em cada um deles, cheque as referências!

Dica 2: se for possível leve a criança ou o bebê junto na entrevista com a babá, nem que seja por alguns instantes e observe um pouco a relação entre eles neste primeiro contato.

Dica 3: avalie se a babá atende suas expectativas e necessidades principalmente no quesito seguir suas orientações.

Dica 4: a residência da babá não precisa ser pertinho da sua casa, mas deve ser de fácil acesso, ou seja, tenha mais de duas opções de transporte público para não ter problemas de atrasos.

Dica 5: é importante que a babá realize curso de formação de babás, independente de suas experiências, assim poderá se especializar e aprender ou aprimorar conhecimentos importantes em sua área, tanto em relação aos cuidados básicos de higiene e saúde dos bebês quanto em relação as especificidades de cada faixa etária e prevenção de acidentes domésticos.

O cursodebaba.com listou algumas perguntas essenciais para entrevistar e contratar uma boa babá, vamos conferir?

Há quanto tempo você trabalha com crianças?

Por que você gosta de trabalhar com crianças?

Quantas experiências de babá você teve?

Quais foram os comprimentos de tempo para a maioria de suas experiências?

Você teve experiência trabalhando com várias crianças, gêmeos, trigêmeos?

Você tem experiência com recém nascidos?

O que você acha mais desafiador ou difícil sobre como trabalhar com os pais de recém nascidos?

Você realiza relatórios detalhados sobre o bebê e seu dia?

Você costumava manter um diário para o bebê?

Se não, você vai manter um diário detalhado, se solicitado?

Você tem experiência com câmeras monitoras de bebê?

Qual é o seu método (s) para entreter o bebê?

Você lê para o bebê?

Você fala com o bebê?

Você canta para o bebê?

Você acredita que pode deixar o bebê chorar?

Se sim, por quanto tempo?

Você tem experiência em ajudar mães novas com amamentação?

Você tem experiência com bombeamento e alimentação suplementar?

Você tem experiência com bebês prematuros?

Você tem experiência com cólicas?

Você tem experiência com bebês que apresentam dificuldade em dormir ?

Você tem experiência com refluxo?

Você tem experiência com infecções de ouvido?

Você tem experiência com alergias?

Você tem uma lista de coisas que você recomenda para os pais pela primeira vez?

Veja também algumas dicas de como entrevistar candidatas a babá no site babycenter em: https://brasil.babycenter.com/a2900070/como-entrevistar-candidatas-a-bab%C3%A1 


 O QUE UMA BABÁ DEVE FAZER? (ontratar babá)

https://cursodebaba.com/images/entrevistar-contratar-baba.jpg 

Trabalhar com crianças pode ser um desafio. Se em determinado momento eles estão se acostumando com histórias e apresentando você a seus amigos imaginários, em outro, estão mordendo seus irmãos e pintando o novo cachorro de amarelo. Como uma babá deve lidar com estas questões? Não há dúvida de que ser babá requer habilidades específicas, criatividade, empolgação e bom senso. Mas essas habilidades de nada servem se a babá não sabe o que fazer quando uma criança se machuca gravemente no parque ou, ainda, se você a babá não está preparada para os diferentes temperamentos que uma criança pode ter.

De forma prática o que uma babá deve fazer? Confira abaixo:

Cuidar da alimentação dos bebês ou das crianças desde o preparo de acordo com as orientações da família, inclusive seguir os horários determinados;

Cuidar da higiene da criança: desde o banho até a troca de fraldas regular;

Medicar conforme prescrição médica e orientação da família;

Brincar com as crianças, entretê-las em atividades e estimular os bebês;

Levar as criança para passear em lugares determinados pela família;

Colocar a criança para dormir nos horários determinados pela família;

Manter as crianças seguras;

Favorecer a interação da criança com pessoas e ambientes;

Seguir as orientações e instruções de educação e bons modos determinados pelos pais;

Para seguir essas instruções do que uma babá deve fazer é importante estabelecer uma rotina e organização de horários, incluindo o tempo que as crianças vão comer, as atividades que farão, o que eles vão comer, quando eles tiram a soneca e por quanto tempo, e assim por diante. Uma boa opção para auxiliar a babá em seu próprio trabalho e prepará-la para diversas situações do dia a dia é incentivá-la a realizar um curso livre de formação (cursodebaba.com), proporcionando mais segurança em seu dia a dia. 

Veja mais dicas legais em: http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1577752-2213-2,00.html       

O CURSO DE BABÁ É IMPORTANTE?  (contratar babá)

O curso de babá (cursodebaba.com) é importante tanto para as babás sem experiência quanto para as mais experientes, pois trata-se de um curso de formação onde as babás ou futuras babás aprendem deste etiqueta e postura, quanto noções básicas de primeiros socorros, de saúde e higiene infantil, orientação para prevenção de acidentes domésticos, além de um guia completo de estímulos e brincadeiras para todas as faixas etárias.  O curso de babá é importante tanto para as babás que se inscrevem por conta para aperfeiçoar seus conhecimentos e melhorar seu currículo, quanto para os pais que inscrevem suas babás com o intuito de trazer mais confiança e segurança para suas babás. Ultimamente vem crescendo o número de famílias que priorizam babás com uma formação mais completa, desde como se comportar até quais atividades oferecer para as crianças de acordo com a idade.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA BABÁ! (contratar babá)

https://cursodebaba.com/images/entrevistar-contratar-baba.jpg

Primeiramente o mais importante em uma boa babá: amar crianças! Pessoas que trabalham com crianças são sensíveis às suas necessidades e colocar os desejos das crianças antes de seus próprios. Ser alegre e ser brincalhona são as características quem vem seguida de uma boa babá, por isso é importante manter o sorriso e alto astral sempre, ter criatividade para criar novas brincadeiras e atividades divertidas. Os pais não gostam de saber que as babás colocam seus filhos a tarde toda na frente da televisão, por isso trabalhar o lúdico é fator determinante entre as melhores características de uma boa babá. 

As crianças possuem muita energia e estão constantemente em movimento, assim a babá precisa combinar essa energia e deve vir preparada tanto o dia quanto para uma noite mais agitada no quarto do bebê. 

A pontualidade também é característica marcante para estar entre as melhores características de uma boa babá e ser proativa com a agenda da mamãe dá mais confiança familiar. Por isso é imprescindível que uma boa babá não esqueça de informar a família se você chegará atrasada ou dar à família uma semana de antecedência caso não seja possível trabalhar em uma noite regularmente agendada.

Os pais procuram babás que sabem como pensar com bom senso quando surgem circunstâncias imprevistas. Uma boa babá precisa estar preparada para possíveis situações de emergência onde suas habilidades, experiências e bom senso serão colocados à prova. Por fim uma boa babá precisa ganhar a confiança dos pais através de atitudes responsáveis, pontualidade, cuidados e atenção à criança, além de atender as regras e necessidades da família.



 

Compartilhar
Mais Notícias