5 DICAS EFICAZES PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ [GUIA PRÁTICO]

PUBLICADO EM 16/02/2019

As estrias são muito comuns na gravidez, sendo que algumas pessoas são mais suscetíveis a elas. A boa notícia é que mesmo que você tenha uma genética favorável à estrias, há algumas coisas que você pode fazer para evitar que elas surjam ou reduzir o risco. Estima-se que entre 50 a 90% das mulheres grávidas desenvolvam estrias antes do parto, tanto pelo aumento rápido de peso durante a gestação como pelo aumento específico e considerável de regiões como coxas, seios, barriga e glúteos.  Um número considerável de mulheres grávidas notará o surgimento das estrias a partir do sexto mês. 

https://cursodebaba.com/images/estrias-gravidez

DICA 1 [PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ] 

A melhor maneira de evitar as estrias durante a gravidez é ganhar peso de forma lenta e constante. Converse com seu médico para seguir uma dieta correta que forneça uma nutrição necessária e adequada para você e seu bebê. A alimentação da grávida deve ser bem completa de vitaminas e minerais, informo-se e tente seguir corretamente. 

DICA 2 [PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ]

A melhor defesa contra as estrias é a prevenção, então nada de esperar que elas comecem a dar os primeiros sinais ou aguardar você ganhar peso. O ideal é que você já deixe sua pele hidrata e preparada desde o início da gravidez. Sim, talvez essa seja a dica de ouro e mais eficaz para evitar o surgimento das estrias. Na sua primeira consulta você já pode perguntar para seu médico qual creme pode usar para evitar as estrias. Combata o surgimento das estrias garantindo que a pele mantenha a máxima elasticidade durante a gravidez. Use o creme indicado desde o início da gestação! 

DICA 3 [PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ]

Prefira a comida mais saudável sempre! Assim como os princípios ativos dos cremes a base de colágenos são ótimos para a pele que estica, alimentos com fibras de colágeno e elastina também são incríveis para ajudar a pele durante esse processo de elasticidade rápido na gravidez.  Assim, inclua em sua dieta  alimentos ricos em vitamina E e C, zinco e sílica, que ajudam a formar o colágeno. A vitamina C, em particular, é um importante antioxidante que ajuda a proteger o tecido contra danos.

DICA 3 [PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ]

Não é novidade para ninguém que a água faz bem à pele, por isso beba bastante água, aproximadamente 2 litros por dia, pois é essencial para fortalecer e renovar a sua pele.

DICA 4 [PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ]

Os exercícios físicos são recomendados para as gestantes, pois ajudar a normalizar as variações de humor, auxilia nos padrões de sono e também podem ajudar a prevenir as estrias. Existem uma série de exercícios para as mulheres grávidas que devem ser orientados pelo médico e que favorecem muito a parte de circulação, mantendo a pele mais elástica.  

DICA 5 [PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ]

Abuse do Zinco em sua alimentação, pois ele também é usado na produção de colágeno e também contém propriedades antioxidantes. Este mineral é encontrado em abundância em frango, carnes vermelhas, ovos, nozes, legumes e grãos integrais. Sua deficiência pode deixar as pessoas mais propensas a ter estrias durante a gravidez. 

PRIMEIROS SINAIS DE ESTRIAS NA GRAVIDEZ

Afinal, quando as estrias começam na gravidez? As estrias podem ocorrer em diferentes fases da gravidez, varia bastante de pessoa para pessoa. É provável que seus seios já comecem a crescer desde o início da gravidez e continuem até o final da gestação. As estrias na região da barriga podem começar a se desenvolver na época em que a barriguinha começa a aparecer, enquanto que nas costas pode acontecer um pouco mais tarde, mais ou menos na metade da gravidez. Com o rápido crescimento do bebê em si a região da barriga é especialmente suscetível. Outras áreas que podem ser afetadas durante a gravidez são as nádegas, coxas e parte inferior das costas e dos lados. 

ATÉ QUANTOS MESES PODE APARECER ESTRIAS NA GRAVIDEZ

As estrias tendem a se desenvolver mais rapidamente durante o último trimestre da gravidez, quando há o maior crescimento do bebê, mas podem se desenvolver a qualquer momento e em outras áreas além do barriga, como vimos anteriormente. 

CREMES PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ

https://cursodebaba.com/images/estrias-gravidez-como-evitar.jpg

Já entendemos como é importante cuidar da elasticidade da pele durante a gravidez. O ideal é que a compra de qualquer creme ou cosmético ou creme seja instruída por um médico para saber se suas composições podem oferecer risco à saúde do bebê.

Mas com certeza você vai querer fazer de tudo para evitar as estrias durante a gravidez, então listamos aqui os dois cremes mais recomendados pelos médicos atualmente: O Luciara e o Mustela Maternité.

O Luciara Creme [CREMES PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ] é um dos hidratantes mais indicados pelos médicos, além de prevenir o aparecimento de estrias durante a gestação, ele possui uma composição segura que cuida da pele da mamãe, e não afeta a saúde do bebê. Trata-se de um creme hipoalergênico, não contém perfumes, conservantes, lanolina, álcool e outras substâncias que podem ocasionar alergias ou enjoos.

https://cursodebaba.com/images/estrias-gravidez-creme.jpg

O Mustela Maternité  [CREMES PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ] contém em sua composição peptídeos de abacate, o que melhora a elasticidade da pele e suaviza a sensação de repuxamento,  arabinogalactano para previnir a formação de estrias e ativar a produção de colágeno, elastina e fibronectina.  Além disso, contém, Cera de Abelha e Manteiga de Karité: preservam a hidratação por mais tempo na pele enquanto proporciona maciez e cuidado antirresecamento.  Fórmulas livres de parabenos, óleo mineral, silicone, ftalatos, fenoxietanol, bisfenóis A e S, clorfenesina cafeína e álcool.

https://cursodebaba.com/images/estrias-gravidez-creme-luciara.jpg


CREME BARATO PARA ESTRIAS NA GRAVIDEZ 

É preciso muita atenção quando se pensa em alternativas mais em conta, pois alguns cremes para estrias podem conter substâncias não indicadas para as mamães e seus bebês. Por isso antes de usar é importante consultar um profissional da saúde para saber se é seguro. Os dermatologistas alertam que ácido retinoico, óleos minerais e formol são contraindicados durante a gestação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também reforça que três substâncias devem ser evitadas: cânfora, ureia acima de 3% e chumbo.

https://cursodebaba.com/images/estrias-gravidez-oil

Se você procura por uma opção mais em conta de creme para estrias na gravidez, uma opção excelente é o Óleo Bio-Oil, que é rico em vitamina E, formulado especificamente para maximizar a elasticidade da pele e deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias como os glúteos, coxas, abdômen e seios. Pode ser aplicado a partir do primeiro trimestre de gravidez até o final, manterá sua pele bem hidratada.

Outra opção em conta são diversos tipos de produtos à base de Óleo de Amêndoas que existem no mercado para evitar estrias, auxiliando na hidratação e elasticidade da pele.

CREME PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ CASEIRO

Embora a maioria dos produtos existentes no mercado atualmente use ingredientes naturais e orgânicos, você pode preferir usar alternativas encontradas diretamente na natureza que podem ser usados ??topicamente e podem ser muito eficazes para evitar estrias na gravidez. 

ÓLEO DE CÔCO  [CREME CASEIRO PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ ]

https://cursodebaba.com/images/estrias-gravidez-bio-oil.jpg

O óleo de côco é um hidratante natural e muito eficaz, podendo ser utilizado como óleo de massagem! Ele é absorvido rapidamente e  profundamente em sua pele e elimina as células mortas. Contém vitamina E e ácidos graxos que podem contribuir para a saúde da sua pele. Prefira o óleo de côco virgem! 

AZEITE [CREME CASEIRO PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ ]

https://cursodebaba.com/images/estrias-gravidez-creme-caseiro-oleo-coco.jpg

Assim como o óleo de coco, o azeite é rico em vitamina E e antioxidantes, além de  compostos que auxiliam na cicatrização. Pode ser usado tanto como preventivo quanto como remédio para evitar estrias na gravidez e pode ser usado durante toda a gestação. 

ALOE VERA [CREME CASEIRO PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ ]

https://cursodebaba.com/images/estrias-gravidez-creme-caseiro-azeite.jpg

A Aloe Vera (babosa) é bem conhecida por ter propriedades calmantes e curativas, contém enzimas, vitaminas minerais e ácidos graxos. Estes ajudam o processo de cicatrização da sua pele, restaurando a pele e prevenindo as estrias. Se você tem uma planta Aloe Vera, basta cortar uma folha e espremer o líquido de dentro. Massageie-o nas áreas afetadas ou de alto risco da sua pele e deixe-o absorver.  

COMO TIRAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ? 

O ideal é não deixar elas aparecerem, por isso é importante seguir todas as dicas e também utilizar cremes específicos desde o início da gravidez. Mas uma vez que elas aparecerem você precisa imediatamente passar o creme na região pelo menos 4 vezes ao dia ou mais. Espalhe por toda a área ao redor também, além de aproveitar e já hidratar todas as regiões que são mais suscetíveis como coxas, barriga, nádegas, parte inferior das costas.

Veja mais sobre o assunto em: https://bebe.abril.com.br/saude/6-perguntas-e-respostas-sobre-estrias-na-gravidez/

 

Compartilhar
Mais Notícias