PORTAL DE NOTÍCIAS

100+ NOMES DE BRUXAS | FAMOSAS, CLÃS, FILMES, MITOLOGIA

PUBLICADO EM 30/10/2020

Nomes de Bruxas - Fascinantes e Mágicos

Reais ou fictícias, as bruxas são realmente fascinantes e atraem a curiosidade do homem desde a Idade Média. Se você deseja descobrir um pouco mais sobre elas, não deixe de ler este artigo contendo os mais variados nomes de bruxas : nomes de bruxas famosas, bruxas brasileiras, bruxas da mitologia, bruxas de filmes e muito mais. Seja qual for o caso, temos tudo para você na categoria de nomes de bruxas, inspire-se!

 

NOMES DE BRUXAS POPULARES DE A a Z

 

Nomes de Bruxas - Bruxas Populares

Muitos nomes de bruxas são tirados de histórias antigas e carregados de poder mitológico. Confira os mais populares de bruxas de A a Z:

Agnes, Alice , Alizon, Abraham, Alatar, Ágata, Allegra , Ametista, Andrômeda, Ariadne, Astra, Aurélia, Alcina, Asterope, Atlantes, Ângela , Bessie, Blaise, Beatrix, Belinda, Clementine , Cerys, Celeste, Cassandra , Circe, Cordelia, Dália, Evanora, Edith, Elsie, Elspeth, Eris, Edel, Eliphas, Fabian, Glinda, Gwen, Gandalf, Hazel, Hilda, Hécate, Isla, Jasmim, Jadis, Joan, Laurie , Leanne, Locasta, Lucia, Luna , Lírio, Mira, Malévola, Margaret, Matilda, Molly, Merlin, Margery, Maria , Marie, Medea, Minerva, Moll, Morgan, Noemi , Nora, Ondina, Opala, Ofélia, Priscilla, Phoebe , Rita , Raven, Salomé , Selene , Selma, Serena , Sofia , Stella, Sibila, Sukie, Tábita, Teodora, Úrsula, Verana, Vera , Veja, Winifred, Zelda, Zosia

 

NOME DE BRUXAS MITOLÓGICAS

 

Nomes de Bruxas - Mitológicas

As bruxas presentes na mitologia e no folclore antigos incluem nomes como a Bruxa de Endor - personagem bíblico do Antigo Testamento - e Baba Yaga do folclore russo . Seja por magias e trapaças ou travessuras, as bruxas eram vistas como objetos de sabedoria e maldade por muitas gerações.

Kikimora é um espírito doméstico da mitologia eslava e sua presença é sempre revelada por pegadas molhadas. Sempre que desrespeitada, Kikimora poderá assobiar e quebrará pratos, além de jogar coisas ao redor.

Circe era uma bruxa feiticeira que vivia em uma ilha chamada Eana de acordo com a mitologia grega. Seu hobby era transformar os marinheiros que passavam por ali em lobos, porcos, leões e todos os tipos de animais depois de drogá-los. Circe ficou famosa como personagem na Odisséia de Homero, onde Odisseu recebeu uma planta mágica dos deuses que impediram os feitiços de Circe.

Jenny Greenteeth é descrita no folclore inglês como uma bruxa do lago, com pele verde e dentes afiados como navalhas, além de uma sádica que gosta da dor pela qual suas vítimas passam. Jenny Greenteeth afogava os jovens e os velhos por pura diversão. Segundo algumas lendas, ela devorava crianças e idosos.

Morgan Le Fay também conhecida como a Fada Morgana, era uma personagem presente na Lenda do Rei Arthur que trabalhava incansavelmente com sua magia para derrubar a Rainha Guinevere, que a baniu da corte quando ela era mais jovem. Ela tenta trair o amante de Guinevere, Sir Lancelot, e frustrar as buscas dos cavaleiros do Rei Arthur. O destino final de Morgan é desconhecido, mas ela eventualmente se reconcilia com o Rei Arthur e o traz para Avalon após sua batalha final.

A Bruxa de Endor é mais um personagem bíblico do Antigo Testamento. De acordo com a Bíblia, o Rei Saul a procurou para obter respostas sobre como derrotar os filisteus. A bruxa então convocou o fantasma do profeta Samuel - que não lhe disse como derrotar os filisteus - mas profetizou que ele seria derrotado e se juntaria a seus três filhos na vida após a morte.

As Moiras ou as Irmãs do Destino de todos eram filhas de Nix – deusa da noite mitologia grega - agem como agentes da destruição e não enviam apenas Macbeth de Shakespeare para uma espiral de corrupção e paranoia, mas toda a Escócia para a guerra com o único objetivo de tirar um homem do poder.

Chedipe era o termo indiano para definir mulheres que morriam no parto ou cometiam suicídio. Elas cavalgam em um tigre ao luar e, quando entram em uma casa, nenhuma alma acorda ou percebe. Então, sugam a vida de cada homem pelos dedos dos pés e partem sem deixar vestígios.

A Bruxa dos Bell é a bruxa mais famosa do folclore americano - um poltergeist - que envolveu a família Bell em 1817. A bruxa Bell atacava membros da casa e frequentemente xingava a família, e ela acabou envenenando John Bell deixando uma garrafa de veneno disfarçado de remédio.

Hécate - filha do titã Perses - era a deusa grega da bruxaria e das outras bruxas, feitiçaria, plantas venenosas entre outros atributos. Acredita-se que o próprio conceito de feitiço veio dela, e santuários para ela foram erguidos para evitar a ira de demônios e espíritos malignos nos mitos gregos.

Graeae eram também chamadas de as Irmãs Cinzentas na mitologia grega que compartilhavam um olho e um dente entre elas. Seus nomes eram: Deino, Enyo e Pemphredo. As Graeae eram três irmãs malévolas que tinham conhecimento do desconhecido e do destino, mas não o controlavam.

Cassandra é um lindo nome pertencente à mitologia grega de uma princesa de Troia, cujo dom da profecia dada por Apolo teve importante papel na Guerra de Troia. O significado de Cassandra é "profetisa".

Medeia, na mitologia grega, era uma feiticeira que ajudou Jason , o líder dos Argonautas, a obter o Velocino de Ouro de seu pai. E ela não parou por aí. Medeia casou-se com Jason e continuou usando seus poderes mágicos para ajudá-lo a realizar suas ambições.

Puck, no folclore inglês, também conhecido como Robin Goodfellow, é o espírito da natureza, demônio ou fada. Shakespeare então adotou o nome em sua peça “Sonho de uma noite de verão”.

Gwydion é o nome de um mago e trapaceiro da mitologia galesa, aparecendo principalmente no Quarto Ramo de Mabinogi. O nome Gwydion significa "nascido das árvores".

Relacionados: 75+ Nomes de Deusas Gregas e seus Significados

 

NOMES DE BRUXAS DE FILMES

Selecionamos os melhores nomes de bruxas de filmes que já existiram:

Nomes de Bruxas - Bruxas de Filmes

A Feiticeira Branca (As Crônicas de Nárnia), Bellatrix Lestrange (Harry Potter), Cordelia Foxx (American Horror Story), Elvira (Elvira, a Rainha das trevas), Feiticeira Escarlate (Universo Marvel), Galadriel (O Senhor dos Aneis), Gillian Owens (Da Magia à Sedução), Ginny Weasley (Harry Potter), Glinda (O Mágico de Oz), Gréias (Fúria dos Titãs), Hermione Granger (Harry Potter), Luna Lovegood (Harry Potter), Madame Satã (Archie Comics), Malévola (Bela Adormecida), Mary Poppins (Mary Poppins), Molly Weasley (Harry Potter), Morgan Le Fay (Merlin, Excalibur, Dr. Strange), Nancy Downs (Jovens Bruxas), Ruby (Supernatural), Sarah (Jovens Bruxas), Sabrina Spellman (Sabrina, Aprendiz de Feiticeira); Sally Owens (Da Magia à Sedução), Samantha Stephens (A Feiticeira), Úrsula (A Pequena Sereia), Willow Rosenberg (Buffy, a Caça-Vampiros), Winiie, Sarah e Mary (Abracadabra), Zelda Spellman (Sabrina, Aprendiz de Feiticeira).

 

NOMES DE BRUXAS FAMOSAS

 

Nomes de Bruxas - Bruxas Famosas

A relação abaixo apresenta os nomes de bruxas famosas na história:

Dame Alice Kyteler foi a bruxa irlandesa mais famosa e foi acusada de envenenar seus 4 maridos, dentre outros crimes associados a rituais de bruxaria. No ano de 1324, a igreja colocou Alice em julgamento por liderar uma sociedade de feiticeiros, mas fugiu, deixando seu filho e servo para ser acusado em vez dela.

Agnes Waterhouse é considerada uma das bruxas mais famosas da história da Inglaterra. Acusada de crimes hediondos realizados por meio de magia negra, Agnes foi a primeira bruxa a ser condenada à morte. O significado do nome Agnes, porém, é "puro" ou "sagrado".

Ângela de la Barthe foi uma bruxa francesa bastante famosa e uma das bruxas mais notórias do século 13. De acordo com os relatos da época, Ângela foi queimada pelo povo por cometer atos hediondos, que incluíam dar à luz a um demônio lobo-cobra, que supostamente comia crianças da região. Porém, mais tarde, foi entendido que se tratava apenas de uma mulher com problemas mentais, cujo único crime foi se aliar ao cristianismo gnóstico, uma seita religiosa reprovada pelos católicos. Veja mais: Ângela

Bessie Dunlop era uma vidente escocesa e uma bruxa do século XVI que não tinha apenas o poder de curar crianças e animais doentes, mas também comungar as fadas de Elphame. Bessie foi torturada pelos caçadores de bruxas da época até que confessar sua magia. Bessie é a forma grega de Elizabeth e significa "juramento de Deus".

Glinda é um dos nomes de bruxas mais conhecidos dentro do mundo da literatura como a Bruxa Boa do livro – e filme - “Mágico de Oz”. Apesar de ser um nome apenas literário inventado pelo autor do livro, surgiram várias “Glindas” na vida real e não ficcionais, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. O nome Glinda significa "justo" ou "bom".

Gwen ou Gwendoline foi a primeira mulher a ser enforcada por bruxaria no país de Gales. Conhecida popularmente como Gwen Ellis era originalmente uma curandeira e herbalista que não escapou da caça às bruxas no século XVI.

Alizon foi mais uma bruxa britânica que marcou a história no ano de 1612. Alizon, sua mãe e sua avó foram acusadas de bruxaria e enforcadas neste ano.

Marie Laveau foi considerada a "rainha do vodu de Nova Orleans", dizem que ela possuía capacidades mágicas de cura.

Joan Peterson foi uma curandeira da época medieval que, segundo a lenda, teria aprendido os poderes de cura com um esquilo que sabia falar. Apesar de ajudar a curar muitas pessoas, foi acusada de bruxaria e enforcada em 1652.

Laurie Cabot, uma das forças influentes na popularização da magia e bruxaria nos Estados Unidos. Cabot é uma das bruxas mais conhecidas e reconhecida em todo o mundo por seus livros, palestras e a bruxa oficial de Salém.

Leanne Marrama, a alta sacerdotisa do Coven da Lua Raven, é uma das feiticeiras ou leitoras psíquicas mais procuradas na Feira Psíquica Anual realizada em Salem.

Locasta é um nome literário pertencente à Bruxa Boa do Norte no livro “Mágico de Oz”. Foi Locasta quem apresentou Dorothy a Oz e a enviou para encontrar o Mágico depois de colocar um beijo protetor em sua testa.

Margaret Barclay, uma bruxa do século 18, era conhecida por possuir poderes mágicos que podiam controlar o clima. E por este poder, ela naufragou navios e conjurou tempestade. Você pode dizer mau uso do poder. Mas se Margaret Barclay tivesse nascido no século 21, ela teria sido uma das pessoas mais poderosas e ricas do mundo. E é por isso que Margaret é um excelente nome para o seu filho. O significado de Margaret é 'pérola'.

Moll Dyer era um curandeiro de ervas e pária do século XVII, que acabou sendo acusado de bruxaria e queimado em uma noite fria.

Tamsin Blight, que significa "gêmeo", é um nome excêntrico associado a uma das estimadas bruxas da Inglaterra. Tamsin era excelente em tirar maldições e feitiços.

Úrsula é de fato um nome com um histórico de peso. Além de pertencer a vários personagens literários notáveis, também está vinculado a uma das bruxas de aparência mais bizarra de todos os tempos. Além de feiticeira e profetisa, Ursula também era uma empresária brilhante.

Isobel Gowdie, não se sabe muito sobre esta mulher escocesa do século 17, além do fato de que ela supostamente ofereceu um testemunho incrivelmente detalhado em seu julgamento de bruxaria, relatando experiências com uma "Rainha das Fadas" e mudando de forma.

Christian Day, residente em Salem, é um dos bruxos de maior sucesso de nossa geração. Ele possui várias lojas relacionadas à Bruxaria e Bruxaria e também escreveu um livro chamado “O Livro dos Mortos das Bruxas”.

Alphonse Louis Constant, mais conhecido como Eliphas Levi Zahed, é o homem responsável por todas as artes místicas que conhecemos hoje. No século 19, Eliphas destilou sistemas de crenças do Cristianismo e Judaísmo em crenças de alquimia e Tarot.

George Pickingill era um homem alto, trabalhador agrícola inglês e assustador do século 19, com unhas longas e afiadas, o que o fazia parecer um feiticeiro. Mas não foi apenas sua aparência que levou as pessoas a dizer que ele gostava de bruxaria. George curava muitas pessoas através de magia e liderou o Coven de Canewdon e outros no sul da Inglaterra.  

Gerald Gardener foi o único responsável pela popularização do Paganismo e da Wicca nos anos 50 e 60. Acredita-se que Gardener era feiticeiro e autor. O nome Gerald significa "governante da lança".

Mark Eadicicco, agitando a comunidade pagã de Nova York, é um feiticeiro que pertence à tradição de Laurie Cabot. Ele é mais conhecido por suas leituras de cartas físicas e de tarô.

Merlin foi o profeta, feiticeiro e mentor do Rei Arthur nas lendas do famoso Ciclo Arturiano.

Raven Grimmassi, mais conhecido por seu trabalho em Stregheria, é o ancião co-diretor da tradição de bruxaria Willow. Seu trabalho mais conhecido até hoje é “Bruxaria do Velho Mundo: Antigos Caminhos para os Dias Modernos” e “Bruxaria Italiana: A Antiga Religião do Sul da Europa”.

Raymond Buckland, também conhecido como o “Pai da Wicca Americana” levou os ensinamentos de Gerald Gardner ao mundo dominante e os transformou em sua variação, Seax-Wicca. Como um veterano da bruxaria, Buckland envolveu-se com a bruxaria desde os anos 60.

Rincewind, um personagem fictício que aparece nos romances "Discworld", é um aluno reprovado na Universidade Invisível que nasceu com o espírito de um mago. Ele é conhecido por resolver pequenos problemas, transformando-os em desastres.


NOMES DE BRUXAS FAMOSAS DA DISNEY

 

Nomes de Bruxas - Bruxas da Disney

Relacionamos abaixo os nomes das bruxas mais famosas da Disney, acompanhe:

Abigail Williams (a Aprendiz de Feiticeiro)

Cassie (Halloweentown High)

Circe (Hércules: Série da Disney)

Cornelia Hale (W.I.T.C.H.)

Data Naminé (Kingdom Hearts 358/2 dias)

Elsa , a Rainha da Neve (congelada)

Feiticeira (Bela e a Fera)

Fates (Hércules)

Gwen Piper (Halloweentown High)

Hecate (Hercules: Série da Disney)

Irma Lair (W.I.T.C.H.)

Jadis (As Crônicas de Nárnia)

Kiki (serviço de entrega de Kiki)

Lady Bane (As Aventuras dos Ursinhos Gummi da Disney)

Larxene (Kingdom Hearts)

Madame Mim (A espada Lei)

Maga Patalójika (O Toque de Midas)

Malévola (Bela Adormecida)

Marnie Piper (Halloweentown)

Mary Sanderson (Abracadabra)

Miragem (série de TV Aladdin)

Mizrabel (Castelo da Ilusão)

Morgana (A pequena Sereia II)

Morgana le Fay (A Aprendiz de Feiticeiro)

Morgana McCawber (Darkwing Duck)

Naminé (Kingdom Hearts)

Nasira (Aladdin)

Nerissa Crossnic (W.I.T.C.H.)

Rainha La (A lenda de Tarzan)

Rainha Narissa (Encantada)

Sadira (Aladdin)

Sarah Sanderson (Abracadabra)

Sophie Piper (Halloweentown)

Taranee Cook (W.I.T.C.H.)

Tia Dalma (Piratas do Caribe: Baú do Homem Morto)

Ursula (A pequena sereia)

Vanessa (A pequena sereia)

Veronica Gorloisen (a Aprendiz de Feiticeiro)

Will Vandom (W.I.T.C.H.)

Winifred Sanderson (Abracadabra)

Witch Hazel (Trick or Treat)

Xion (Kingdom Hearts 358/2 dias)

 

NOMES DE BRUXAS DE ANIMES

 

Nomes de Bruxas - Bruxas de Animes

Os nomes das principais bruxas de animes também não poderiam faltar em nossa lista, uma vez que estão rodeadas de magia, cultura e muitos talentos notáveis. Conheça os principais nomes de bruxas de anime:

Louise Vallière de Zero no Tsukaima (Zero no Tsukaima)

Urara Shiraishi (Yamada-kun e as Sete Bruxas)

Makoto Kowata (Flying Witch)

Sucy Manbavaran (Little Witch Academia)

Yukari Sendo (Rosario + Vampiro)

Yubaba (Viagem de Chihiro)

Satella (Re: Zero)

Maria (Junketsu no Maria)

Kiki (Majo no Takkyuubin)

 

NOMES DE BRUXAS BRASILEIRAS

 

Nomes de Bruxas - Bruxas Brasileiras

Muitas mulheres foram acusadas de bruxaria ao longo da história e perderam suas vidas, principalmente entre os XVI e XVIII. Aqui no Brasil também tivemos diversas mulheres – e homens também - que morreram acusados de bruxaria. Abaixo, confira as bruxas brasileiras mais famosas:

Mima Renard foi a bruxa brasileira mais popular e que ganhou destaque no período de caça às bruxas no Brasil. Ela era uma mulher muito bonita que teve que se prostituir para se sustentar após ficar viúva. Muitas mulheres começaram a espalhar que Mima Renard realiza feitiços para atrair os homens. Até que um dia, dois clientes de Renard, que eram casados, começaram a brigar terminando na morte de um deles. Mima foi então denunciada ao padre da paróquia local, acusada de bruxaria e feitiçaria. Ela morreu queimada em uma fogueira pública em 1692 em São Paulo .

Maria da Conceição foi a bruxa brasileira que tinha grande conhecimento sobre as ervas medicinais. Ficou muito popular por ajudar doentes com suas ervas em São Paulo, porém Maria teve um desentendimento com um padre que a acusou de bruxaria e heresia. Maria foi a julgamento e acabou morrendo na fogueira.

Ursulina de Jesus foi acusada de bruxaria realizando rituais de magia negra por seu próprio marido Sebastiano de Jesus em São Paulo no ano de 1754. A acusação do marido foi confirmada por sua amante relatando que Ursulina o deixou estéril. Acabou morrendo em fogueira pública também.

Isabel Pedrosa de Alvarenga foi acusada de bruxaria em 1750. A acusação dizia que Isabel tinha um saco cheio de umbigos de crianças, trapos com sangue, bicos de pássaros, entre outras coisas com o intuito de realizar rituais de magia negra. Não se sabe ao certo se Isabel foi de fato ou uma bruxa ou uma pobre mulher que pedia esmolas nas ruas.

Fabiane Maria de Jesus foi acusada em 2014 de realizar rituais de magia negra envolvendo crianças no litoral de São Paulo. Este caso causou comoção nacional por se tratar de fakes News espalhadas nas mídias sociais que apontavam Fabiane como uma sequestradora de crianças para realizar bruxaria. O caso terminou em um linchamento público da jovem por cerca de 100 pessoas.

Tânia Gori é uma das bruxas mais conhecidas e populares na atualidade no Brasil, sendo a idealizadora da Convenção das Bruxas e também da Casa da Bruxa. Tânia afirma em entrevistas que é bisneta de ciganos e que foi iniciada nas artes mágicas através de sua avó, que a ensinou tudo sobre tarô, propriedades das ervas e os tipos de cristais.

Podemos perceber que muitos nomes de bruxas foram – e ainda são – inspirados em elementos da natureza, objetos sagrados, espíritos, no folclore e de deuses da antiguidade. Muitos destes nomes são unissex e outros podem ser adaptados a qualquer gênero.

Nomes masculinos por letra
a b c d e f g
h i j k l m n
o p q r s t u
v w x y z    
Nomes femininos por letra
a b c d e f g
h i j k l m n
o p q r s t u
v w x y z    
Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."