5 + DICAS EFICAZES PARA FAZER O BEBÊ DORMIR A NOITE TODA

PUBLICADO EM 26/02/2019

como fazer bebe dormir a noite toda 

Você está cansado(a) de lutar para que seu bebê durma a noite toda? Neste post você vai aprender 5 dicas infalíveis pata fazer seu bebê dormir a noite toda. Vamos lá?

Sabemos que muitos bebês misturam seus dias e suas noites,  cochilando bastante durante o dia e acordando para brincar à noite. Mas já está na hora de você consertar isso, não é mesmo? 

“MEU BEBÊ NÃO DORME”_ [COMO FAZER O BEBÊ DORMIR SOZINHO]

Sabe-se que os bebês começam a sentir a diferença entre a noite e o dia desde o início, você só precisa criar uma rotina para deixar isso bem claro para seu bebê.

1ª Dica - Acorde seu bebê todos os dias no mesmo horário: nada de deixar o bebê acordar a hora que quiser ou dormir à vontade. Você também precisa entrar na rotina do bebê, mesmo aos finais de semana! 

2ª Dica – Abra as janelas e/ou cortinas: posicione o berço perto de uma janela e mantenha as persianas para cima, abra as janelas ou apenas as cortinas para deixar a luz entrar.  

3ª Dica – Ritual da noite e do sono: à noite inicie um ritual diário, quando chegar o final da tarde ou início da noite feche as janelas e persinas de toda a casa ou apenas o suficiente para não deixar entrar a claridade. Estabeleça uma rotina específica para a hora de dormir. Vista seu bebê com um pijama e coloque-o no seu berço com as luzes apagadas. Pouco antes você pode ler uma história ou cantar uma música, o que ajuda o sistema motor e sensorial do seu bebê a desacelerar. Torna-se uma atividade relaxante para o bebê, é importante sempre cantar a mesma canção, isso faz parte da rotina e do processo de sono. 

4ª Dica – Mamadas noturnas: durante as mamadas noturnas mantenha as luzes baixas. Faça tudo que puder para evitar estimular seu bebê! Ao contrário das mamadas diurnas, que você pode interagir com o bebê sem problemas, isso melhora sua percepção de dia e noite.  

5ª Dica – Banho e Ruídos brancos: preste muita atenção ao que acalma seu bebê à noite também. O banho antes de dormir pode ser calmante para alguns bebês, enquanto que para outros pode ser um estimulando.  Você também pode tentar adicionar o chamado ruído branco, ou seja o som da chuva, o ruído de um ventilador ou ar condicionado, existem inclusive uma série de apicativos no celular que disponibilizam ruídos brancos, você pode tentar um ou outro com seu bebê e verificar a aceitação.

 

 

QUANTO TEMPO O BEBÊ DEMORA PARA DORMIR A NOITE TODA? [O QUE FAZER QUANDO O BEBÊ NÃO DORME?]

https://cursodebaba.com/images/bebe-dormir-noite-toda-rotina.jpg

A boa notícia é que a maioria dos bebês começa a dormir a noite toda a partir os 6 meses, quando ocorre a introdução de sólidos na alimentação e as mamadas são mais espaçadas. Com sorte e uma rotina bem feita e programada é possível que seu bebê comece a dormir mais durante a noite entre 3 e 4 meses de idade. O que você não sabe é que na maioria das vezes os pais acabam por estimular maus hábitos de sono em seus bebês que podem continuar por anos. Por isso se seu bebê já estiver com 6 meses ou mais e ainda acorda a noite toda, é hora de você entrar criar uma rotina e seguir nossas dicas o mais rápido possível para o bem de toda a família.

QUAL É A MELHOR POSIÇÃO PARA O BEBÊ DORMIR?

É importante seguir o que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda, ou seja,  que os bebês durmam de barriga para cima para evitar os casos de morte súbita durante o sono, e nunca de lado ou de bruços. Com a barriga para cima é possível melhorar a respiração da criança e também evitar possíveis engasgos. A Sociedade Brasileira de Pediatria também orienta que os bebês durmam em seu próprio berço, e nunca na cama dos pais.


COMO FAZER O BEBÊ DORMIR A NOITE TODA NO BERÇO

https://cursodebaba.com/images/bebe-dormir-noite-toda.jpg

O berço é o lugar seguro para o seu bebê descansar e dormir a noite toda e por isso é preciso ensiná-lo a dormir lá. Mas algumas mudanças no estilo de vida de seu bebê podem parecer tão abruptas e chocantes quanto a mudança do co-berço para o berço. È preciso ter atenção e pensar  na transição como mais uma etapa. Com certeza depois que os bebês atingem a marca dos 6 meses, seus hábitos noturnos tornam-se mais difíceis de mudar. Os sacos de dormir são uma ótima opção, pois além de evitar risco de sufocar o bebê durante o sono, lembram o colo materno.Dormir no quarto do seu bebê no início da transição para o berço ou ao lado de seu berço até que ele se sinta confortável o suficiente para adormecer sozinho. Adicione mais distância entre você e o berço gradativamente enquanto ele adormece. Embora não seja confortável para você, um colchão no chão ao lado do berço funcionam muito bem. Deixe de alguns dias a uma semana para que seu bebê se adapte a esse novo arranjo.

BEBÊ DE 1 MÊS PODE DORMIR A NOITE TODA?

O sono do recém-nascido merece um post só sobre isso, não é verdade? Então confira tudo sobre o sono do Recém-nascido em: 7+ DÚVIDAS SOBRE O SONO DO RECÉM NASCIDO agora.

Esperamos que você tenha consigo estabelecer uma boa rotina para seu bebê e consiga dormir bem nas próximas semanas. Além de recuperar seu sono, veja que também proporcionou ao seu bebê um presente importante: bons hábitos de sono são tão essenciais quanto uma boa higiene e uma alimentação de uma criança. E tenha em mente que, haverá contratempos, como uma doença, um surto de crescimento, um novo irmão ou uma viagem com um quarto de hotel desconhecido. Mantenha a calma, que tudo volta ao normal e boa sorte! 

Veja também: 

NASCIMENTO DOS DENTES DO BEBÊ [GUIA PRÁTICO COM IMAGENS]

 

 

Compartilhar
Mais Notícias