7+ DÚVIDAS SOBRE O SONO DO RECÉM NASCIDO [GUIA PRÁTICO]

PUBLICADO EM 18/02/2019

A maioria dos recém-nascidos passa mais tempo dormindo do que acordados, embora o sono ocorra muitas vezes de forma ficada ou em horários irregulares.

https://cursodebaba.com/images/recem nascido dorme muito

Neste post você descobrirá o porquê seu recém-nascido dorme muito e o que esperar dos seus padrões de sono nas primeiras semanas de vida. Sabemos que administrar o sono de um recém-nascido é uma das tarefas mais difíceis na maternidade uma vez que não estão acostumados a horários ou ritmos de um dia típico.

É muito comum os pais se preocuparem com o sono do recém-nascido, se é muito ou pouco. Você pode anotar os horários picados de seu recém-nascido, fazendo um registro organizado para mostrar ao pediatra. A boa notícia é que a maioria dos bebês se acomoda em uma rotina confortável para toda a família mais cedo ou mais tarde. A maioria dos bebês não tem um horário regular de sono até os seis meses de idade. Mesmo assim, há uma variação significativa de bebê para bebê. Cada bebê é único e com o tempo os pais conseguem perceber o que é normal e o que não é também para seus bebês.

QUANTAS HORAS UM RN [RECÉM-NASCIDO] DORME POR DIA?

De forma geral, um recém-nascido dorme de 14 a 19 horas por dia mesmo com sono irregular e horas picadas.  O próprio esforço que o recém-nascido faz para mamar já provoca sonolência e podem adormecer mesmo antes de estarem cheios. Porém acabam acordando mais vezes para mamar novamente. A maioria dos recém-nascidos podem ter picos de sono de 30 a 45 minutos ou adormecerem de 3 a 4 horas seguidas.

É NORMAL RECÉM-NASCIDO SOLUÇAR MUITO?

Sim, é normal o recém-nascido soluçar bastante principalmente nos primeiros dias de vida. Você pode ter até sentido ele soluçar em sua barriga nos últimos dias de sua gravidez. Isto ocorre devido a contrações do diafragma e músculos respiratórios que ainda estão muito imaturos. 

Os soluços podem surgir devido a refluxos ou quando ele enche muito o estômago ao mamar. Por isso é importante sempre colocar o recém-nascido para arrotar após ele mamar. Os soluços em recém-nascidos só são motivo de preocupação quando são intensos e chegam a atrapalhar tanto o sono quanto a sua alimentação. Nesses casos comunique ao pediatra para realizar o diagnóstico correto e possíveis causas.

QUANTO UM RECÉM-NASCIDO MAMA POR DIA?

Um recém-nascido pode mamar mais de 10 vezes por dia, seu estômago equivale ao tamanho de uma cereja quando nasce, assim ele mama cerca de 5-7 ml por mamada. Por isso é tão importante que você o alimente constantemente. Seu estômago cresce rápido, então no terceiro dia de vida já consegue mamar cerca de 25 ml por vez.  Lá pelo dia 10 o recém-nascido é capaz de mamar de 30 a 60 ml de leite. Já completados um mês de vida seu estômago é do tamanho de um ovo grande e consegue mamar de 80 a 150 ml de leite.

QUAL A MELHOR ROTINA PARA UM RECÉM NASCIDO?

https://cursodebaba.com/images/recem-nascido-dorme-muito-horas.jpg

A rotina de um recém-nascido é muito importante para ensinar seu bebê que a noite é diferente do dia desde o início, isso também ajudará seu bebê a adormecer mais rápido.

Durante o dia abra as cortinas, deixe entrar a claridade, não se preocupe com ruídos normais do dia a dia enquanto seu recém-nascido dorme. À noite, você pode manter as luzes baixas, não fale muito alto. Lembre-se também de dar o banho sempre no mesmo horário. Após oferecer o mamada da noite, priorize o silêncio em casa. Nada de brincar ou estimular seu bebê à noite!  Você pode criar um horário para massagear e relaxar seu recém-nascido à noite, é muito calmante para eles. É extremamente importante deixar o recém-nascido bem alimentado e quentinho antes de dormir. Em meses quentes verifique roupas adequadas e confortáveis para seu recém-nascido dormir. E por último cante um música à noite para acalentar seu bebê, é importante cantar a mesma música pois isso estimula a ativar seus hormônios sonolentos e saber que é hora de dormir. Você pode também colocar alguns sons bem suaves no quarto do bebê que ajudam a imitar o som que bebês ouvem quando ainda estão ??no útero materno.


“MEU RECÉM NASCIDO DORME MUITO” [SONO RECÉM NASCIDO 1 SEMANA]

No conforto do útero materno, seu recém-nascido passou muito tempo dormindo quentinhos. Mas então “Como posso saber se um recém-nascido está dormindo demais?”Um bebê que em alguns momentos dorme mais que o habitual não é exatamente um motivo de preocupação, a menos que haja outros sintomas. Ele pode estar dormindo Algumas das razões mais comuns pelas quais um bebê saudável dorme muito podem ser: um surto de crescimento ou salto de desenvolvimento, um resfriado ou icterícia. Na dúvida consulte o pediatra que saberá como resolver o problema de forma simples e eficaz.

RECÉM NASCIDO MUITO SONOLENTO [RECÉM NASCIDO DORME MUITO E NÃO MAMA]

https://cursodebaba.com/images/recem-nascido-dorme-geme.jpg

Os recém-nascidos normalmente não estão acordados por mais de 3 horas de cada vez. Normalmente, um recém-nascido que parece estar dormindo demais pode estar dormindo em horários irregulares. Se seu bebê está ganhando peso constantemente após algumas semanas, mas ainda dormindo muito, fique tranquila(o). Mas se você acha que tem um recém-nascido muito sonolento, converse com seu pediatra para uma avaliação mais precisa, principalmente se está ganhando peso suficiente. Caso não esteja ganhando peso você precisará acordá-lo para se alimentar a cada três horas pelo menos de acordo com a recomendação médica. Você pode levar seu bebê para passear durante o dia para que eles sejam expostos à luz natural. Mas lembre-se que muito estímulo durante o dia pode cansar demais o bebê e eles acabarem dormindo mesmo estando com fome. Fique atenta se seu recém-nascido parece muito letárgico e sem resposta a seus estímulos, se estiver sujando menos de quatro fraldas de xixi por dia, parece irritado após mamar. Comunique ao pediatra! É importante destacar que bebês prematuros geralmente têm padrões de sono diferentes dos bebês nascidos a termo.Outro ponto fundamental é entender que os recém-nascidos podem não acordar quando sentem fome, por isso é preciso acordá-los se passarem de 4 horas sem acordar. Você pode acordar o recém-nascido acariciando a lateral da bochecha ou dos dedinhos dos pés.

COMO O RECÉM NASCIDO DEVE DORMIR

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os bebês durmam de barriga para cima para evitar os casos de morte súbita durante o sono, e nunca de lado ou de bruços. Com a barriga para cima é possível melhorar a respiração da criança e também evitar possíveis engasgos. Lembre-se de retirar todos os objetos de dentro do berço o bebê dormir, como brinquedos, travesseiros, bichos de pelúcias, excesso de roupas, protetores de berço e cobertas. Muitos especialistas indicam o uso de sacos térmicos ao invés de roupa de cama.

É NORMAL RECÉM NASCIDO GEMER ENQUANTO DORME

Um recém-nascido normalmente realiza 40 respirações por minuto e produzem  ruídos como gemidos, que são normais. Mas se você observar que existe dificuldade na respiração ou ruídos altos, procure ajuda médica. Outros casos em que deve procurar um médico: se bebê estiver respirando alto ou ofegante, apresenta chiados no peito, a pele ao redor das costelas do bebê afunda quando respira ou quando tiver febre.

Veja também: http://gnt.globo.com/assunto/sono-do-bebe.html

 

Compartilhar
Mais Notícias