PORTAL DE NOTÍCIAS

COMO AJUDAR CRIANÇAS COM ATRASO NA FALA

PUBLICADO EM 27/07/2020

atraso-fala

Assim como outras habilidades e marcos comuns no desenvolvimento infantil, a idade em que as crianças aprendem o idioma e começam a conversar pode variar bastante. Alguns bebês balbuciam as primeiras sílabas antes de completar seu primeiro ano de vida, outros são capazes de falar por volta de 20 palavras com apenas um ano e meio. Mas e quando uma criança de 2 anos de idade ainda não estiver falando quase nada ou juntando duas sílabas?

Antes de mais nada é preciso entender que existem diferenças entre a fala e a linguagem. A fala é a expressão verbal da linguagem e inclui articulação, ou seja, a forma como sons e palavras são formados. Já a linguagem é todo o sistema de fornecer e obter informações de maneira significativa. É o entender e ser entendido através da comunicação.

Na maioria das vezes é difícil para os pais saberem se o filho está apenas demorando um pouco mais para falar ou se há um problema que precisa de ajuda especializada.

De forma geral, um atraso na fala é quando uma criança não atinge os marcos de desenvolvimento típicos da fala. As crianças progridem em sua própria linha do tempo, então apresentar um pouco de atraso na fala, não significa necessariamente que há um problema. Mas existem alguns aspectos que merecem atenção e que os pais devem procurar ajuda. Listamos abaixo alguns marcos comuns no desenvolvimento da fala de acordo com a idade:

Por volta do primeiro aniversário o bebê já faz uso de gestos, como apontar ou acenar o “tchauzinho” e os ruídos que fazem começam a tomar a forma de palavras reais.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala3.jpg.jpg

 

Entre os 12 e 18 meses:  enquanto a fala do seu filho aos 12 meses se limitará principalmente a sons murmurantes, nos seis meses seguintes, você poderá observar um início de comunicação mais avançada. O bebê tentará imitar suas palavras e também usará palavras de forma espontânea, usando uma combinação de gestos e sons vocalizados para se comunicar.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala.jpg

 

Aos 18 meses: a criança não apresenta dificuldade de entender solicitações verbais simples, é capaz de produzir palavras ou frases espontaneamente e é mais fácil entender as palavras que pronuncia.

Entre os 18 e 24 meses: ocorre uma ampla gama de habilidades verbais durante esse período. A personalidade da criança, o ambiente que a cerca e as experiências que vivencia podem ter um papel importante no desenvolvimento da fala. Porém, em média, quando seu filho atingir os dois anos de idade, você pode esperar os seguintes marcos: formação de frases de duas palavras, comece a usar palavras para identificar figuras em um livro, emite sons de animais, nomeia algumas partes do corpo e adiciona cada vez mais palavras ao seu vocabulário.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala4.jpg 

 

Entre os 2 e 3 anos os pais notam um progresso significativo nas habilidades verbais das crianças. Conseguem captar novas palavras regularmente, combinando três ou mais palavras em frases, começam a identificar cores e formas de forma mais rápida. Aprendem e repetem rimas e músicas infantis, começam a expressar sentimentos com palavras "...estou com fome”. Aproveite esta fase para estimular a aprendizagem através de brincadeiras divertidas.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala3.jpg

 

Por volta dos 3 anos:  é possível entender grande parte do que a criança diz, a aprendizado de novas palavras vai se tornando cada vez mais rápido, bem como a formação de frases mais complexas.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala.jpg

Aos 4 anos: a criança deve ser entendida mesmo por pessoas que não a conhecem. Nesta idade as crianças constroem relações mais intensas com os amigos e adultos que se relacionam seja através de diálogos mais significativos ou de brincadeiras que agem como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem. 

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala3.jpg

Se você estiver preocupado com a fala do seu filho, converse com o pediatra.

O atraso na fala de uma criança que se desenvolve normalmente pode ocorrer devido a uma série de fatores, desde problemas motores orais, perda auditiva, distúrbios neurológicos (transtorno do espectro do autismo) ou do desenvolvimento subjacentes.

Como são diagnosticados os atrasos de fala?

Se você, o pediatra da criança ou o professor de Educação Infantil acreditam que existe um atraso ou um problema na linguagem, é importante passar pela avaliação de um fonoaudiólogo.

O fonoaudiólogo avaliará as habilidades de fala e linguagem do seu filho dentro do contexto do desenvolvimento geral e fará alguns testes padronizados para detecção de um possível problema. Com base nos resultados do teste, o fonoaudiólogo pode recomendar a terapia fonoaudiológica específica para a criança. A terapia fonoaudiológica também pode ser eficaz como ação complementar do tratamento quando houver outro diagnóstico.

O envolvimento dos pais é uma parte importante para ajudar crianças com problemas de fala ou linguagem.

 

Dicas para Estimular o Desenvolvimento da Fala em Casa

Confira algumas dicas para estimular a fala do seu bebê  em casa abaixo:

Abuse do diálogo com seu filho: converse, cante e incentive a imitação de sons e gestos.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala.jpg

 

Leia para o seu filho! É importante iniciar a contação de histórias quando seu filho é bebê: procure livros de pano, de banho ou de papel apropriado para a idade da criança. Mais tarde, deixe seu filho apontar para imagens dos livros e tente nomeá-las. Em seguida, passe para as rimas infantis, que têm apelo rítmico. Seu pequeno pode até começar a memorizar histórias favoritas!

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala.jpg

 

Aproveite as situações cotidianas: para reforçar a fala e a linguagem do seu filho, fale ao longo do dia. Nomeie os alimentos que irá cozinhar, explique o que você está fazendo ao preparar uma refeição e assim por diante. Fale de forma simples, mas evite expressões diminutivas como “pratinho” ou conversar de forma infantilizada.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala.jpg

 

Faça perguntas e reconheça as respostas de seu filho mesmo que sejam difíceis de entender.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala.jpg

 

Se você está em casa e se perguntando como ajudar seu filho que apresenta dificuldade na fala ou que teve que interromper o tratamento fonoaudiológico por causa da pandemia do COVID-19, saiba que uma excelente opção é a Fofuuu, startup de São Paulo que criou um aplicativo para auxiliar crianças em tratamentos fonoaudiológicos. Através de um aplicativo contendo jogos e atividades as crianças são estimuladas de diversas maneiras com o objetivo de corrigir e auxiliar no processo do desenvolvimento da fala.

Contamos com a colaboração da Nathália de Andrade, analista de marketing da Fofuuu, para contar um pouco sobre esta startup:

A Fofuuu foi criada em 2015 pela Trícia Araujo e o seu marido Bruno Tachinardi. Trícia nasceu com lábio leporino, e essa má formação facial causou atraso no desenvolvimento de sua fala e linguagem. Durante sua reabilitação, ela passou por 15 cirurgias e 8 anos de terapia fonoaudiológica para que a sua fala fosse compreendida. A empresa nasceu de sua missão de ajudar crianças que, assim como ela vivenciou, passam por dificuldades durante o seu desenvolvimento infantil.

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala.jpg

Segundo a Nathália de Andrade da Fofuuu, a procura por um profissional deve ser feita sempre que os pais suspeitarem de algum problema, independentemente da idade da criança, pois somente o profissional conseguirá avaliar e entender se realmente existe o problema e qual o melhor tratamento para ele.

Como funciona a metodologia da Fofuuu para crianças?

O Fofuuu Fono é um aplicativo voltado para auxiliar no tratamento fonoaudiológico, mais direcionado para crianças de 4 à 8 anos. Somos pioneiros no trabalho de adaptação da articulação, com o apoio de estímulos multissensoriais através de jogos. Utilizamos a metodologia AGES para manter a atenção da criança e promover o aprendizado, trabalhando com as atividades a percepção dos sons da fala, o direcionamento do fluxo de ar, a propriocepção do ar na cavidade oral, entre outras muitas atividades.

 

 

Quais são os benefícios da metodologia da Fofuuu?

Os benefícios para as crianças são o envolvimento durante o aprendizado, pois as atividades são atrativas e a gamificação com os reforçadores as mantém engajadas e motivadas. Além disso, por ter efeitos visuais e sonoros que chamam atenção da criança, a criança tem menos aversão aos exercícios, se mantendo motivadas a responder.

 

Quais são os Apps produzidos pela Fofuuu e mídias compatíveis? 

A Fofuuu possui dois apps hoje: o Fofuuu Fono,  para desenvolvimento da fala e linguagem (disponível para Android e iOS) e o Fofuuu Edu, para educação infantil de crianças típicas e adaptado também para crianças autistas e com síndrome de down (disponível para Android). Ambos os aplicativos só funcionam em tablets e smartphones.

 

Qual o suporte que a Foffuuu oferece aos assinantes? 

Oferecemos atendimento via WhatsApp, redes sociais e e-mail, além da nossa página da Central de Ajuda em nosso site.

Ficou interessado? Confira mais do trabalho e dos aplicativos da Fofuu AQUI!

https://cursodebaba.com/images/atraso-fala.jpg


Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."