15 SEMANAS DE GRAVIDEZ [GUIA RÁPIDO E PRÁTICO]

PUBLICADO EM 24/01/2019

A cada semana que passa, o seu anjinho começa a se parecer mais e mais como um bebê. Com 15 semanas as coisas começam a se encaixar melhor, suas orelhas estarão de cada lado da cabeça e seus olhos estão se movendo do lado da cabeça para a frente do rosto. Seus olhos ainda permanecem fechados, mas começarão a ficar sensíveis à luz. Sua pele continua super fina, permitindo o desenvolvimento dos vasos sanguíneos. Eles também estarão desenvolvendo suas habilidades de sucção, engasgos e deglutição. Também é por volta das 15 semanas de gravidez que seu bebê começará a ouvir sons suaves do mundo externo, seja os barulhos do seu sistema digestivo, do seu coração ou da sua voz. Então converse e cante para seu bebê com mais frequência! 

O BEBE JÁ MEXE [15 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

Mas o que será que o seu bebê está fazendo dentro da sua barriga? Além de gastar muito tempo crescendo, e se desenvolvendo, eles estão praticando a respiração (sugando e engolindo) para que eles tenham todas as habilidades necessárias para sobreviver aqui fora. Você ainda não vai sentir, mas eles também estão se movendo muito! 

TAMANHO [15 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

O tamanho do bebê com 15 semanas de gravidez é de aproximadamente 11 cm e equivale ao tamanho de uma maçã. O peso do bebê com 15 semanas é de cerca de 48 gramas. Seu cérebro agora controla todos os músculos do seu corpo e ele é capaz de se mover. Sim, ele até vai dar cambalhotas dentro do seu útero!

 15 semanas de gravidez

ULTRASSOM [15 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

Com 15 semanas de gravidez seu bebê pode até estar soluçando dentro da sua barriga. A partir das 15 semanas de gravidez você poderá finalmente descobrir o sexo do seu bebê através do ultrassom, além de seus movimentos na barriga. No ultrassom de 15 semanas de gravidez você poderá ver seu bebê engolir, fazer caretas, chupar o polegar e mover os braços ou as pernas. O médico também pode realizar um Doppler fetal para saber mais sobre os batimentos cardíacos do seu bebê. A imagem do ultrassom também mostrará o couro cabeludo e as sobrancelhas em crescimento. Você notará que os ossos se tornam duros e o corpo do feto tem um cabelo extremamente fino, conhecido como ‘Lanugo’ que serve para proteger a pele do bebê do líquido amniótico.

Além do ultrassom de 15 semanas, seu médico pode pedir alguns exames adicionais se suspeitar de algo errado.

BARRIGA [15 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

A partir de 15 semanas de gravidez sua barriga vai crescendo mais rapidamente, então além de roupas adequadas talvez você também precise afastar o banco do carro um pouco mais pra trás, é uma segurança extra para você e para o bebê. Já está na hora de começar a preparar o seu enxoval e o do bebê também!

SINTOMAS [15 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

Sangramento nasal e dor sinusal

Um sintoma comum com 15 semanas de gravidez é o sangramento nasal provocado pelo aumento do volume sanguíneo para as membranas em seu nariz e seios da face, deixando as passagens nasais sensíveis. É recomendado evitar quartos e cômodos com ar condicionado ou aquecedores, pois ressecam suas passagens nasais.

Gengivas vermelhasÉ possível que você perceba por volta da 15ª semana que suas gengivas estão mais vermelhas, inchadas e doloridas, ficando mais propensas a sangrar  quando você escova ou usa o fio dental. Isso também se deve aos hormônios da gravidez novamente. É fundamental manter uma boa higiene bucal durante a gravidez e evitar gengivites e outros problemas.


Azia e indigestão

Os enjoos diminuíram, mas a sensação de azia e indigestão estão bem evidentes agora. Evite fazer refeições em grandes quantidades, o ideal é realizar várias e pequenas refeições ao longo do dia.

Olfato aguçado

Você também perceberá seu olfato mais aguçado a parti da 15ª semana, o que pode afastá-la de algumas de alguns alimentos que antes adorava.

Palmas das mãos vermelhas

1 em cada 3 mulheres tem o denominado eritema palmar devido ao aumento da temperatura corporal e fluxo sanguíneo. Isso não é motivo de preocupação e saiba que as solas dos pés também podem ficar vermelhas.

Aumento do desejo sexual

Agora que sua energia está de volta, você pode estar sentindo um aumento da libido também.

Falta de ar

Você está perdendo o fôlego facilmente? Não é difícil entender que com toda essa transformação em seu corpo e aumento de volume abdominal pode ficar mais difícil para os pulmões se expandirem o suficiente para respirar fundo.Se você está grávida de 15 semanas de gêmeos, seus sintomas provavelmente não são muito diferentes do que seriam para uma mãe carregando um bebê em 15 semanas. No entanto, como os níveis hormonais mais elevados no primeiro trimestre podem ter aumentado sua probabilidade de ter enjoos matinais, você ainda pode estar sentindo muitas náuseas, que devem começar a diminuir em breve.

15 SEMANAS DE GRAVIDEZ CORRESPONDEM A QUANTOS MESES? VEJA A TABELA DA GRAVIDEZ [15 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

15 semanas de gravidez corresponde a 4 meses de gravidez. De acordo com o Ministério da Saúde para saber a idade gestacional, convertendo as semanas em meses, deve-se observar:

https://cursodebaba.com/images/tabela-gravidez-semanas-meses.jpg

Veja mais em: https://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/15-semanas-de-gravidez

Compartilhar
Mais Notícias