13+ MELHORES BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA |2019|

PUBLICADO EM 09/05/2019

As brincadeiras que envolvem ativamente as crianças são o coração de uma festa junina seja na escola, na rua, na igreja ou qualquer outro local onde a festa ocorrer.

O QUE PRECISA PARA FAZER UMA FESTA JUNINA? [IDEIAS PARA BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

A Festa Junina típica são muitos antigas e tradicionais do Brasil, ocorrem no início do inverno, ou seja, em junho. Trata-se da segunda maior festa popular brasileira depois do Carnaval e é comemorada de diferentes maneiras de acordo com a região brasileira.

Para realizar um festa junina típica não pode faltar a famosa fogueira, trajes caipiras e dança das quadrilhas.

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-brincadeiras

Quais as melhores brincadeiras de festa junina?

Acompanhe abaixo as melhores brincadeiras, atividades e ideias para a festa junina testadas e comprovadas que as escolas confiam ano após ano.

CORRIDA NO SACO [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-brincadeiras.jpg

A corrida no saco é uma das brincadeiras mais esperadas da festa junina, as crianças e os adultos se divertem muito. Com duas ou mais crianças e fronhas velhas ou saco de batatas a brincadeira pode começar. Dada a largada, cada criança segurando seu saco deve pular até a linha de chegada. A escolha de um lugar seguro para esta brincadeira é fundamental, pois as crianças vão tropeçar e cair, mas acima de tudo irão se divertir e dar muitas gargalhadas.

 

PESCARIA [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-pescaria

Mais uma brincadeira clássica das festas juninas do Brasil inteiro, você precisa de peixeinhos de plásticos, varas de pescar, e uma bacia grande com água. Caso a bacia ou recipiente para colocar a água seja difícil, opte por encher uma caixa de papelão grande de areia e distribua os peixinhos. A criança que conseguir pescar um peixinho ganha uma prenda!

 

OVO NA COLHER [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-pescaria.jpg

Entre no espírito da festa junina com esta brincadeira, é muito divertida e um verdadeiro sucesso entre as crianças. Uma corrida de equilíbrio e coordenação, a corrida de ovos nas colheres é uma brincadeira clássica que fará as crianças rirem até a linha de chegada! Organize todas as crianças em uma linha de partida com um ovo e uma colher de chá cada. Quando estiverem prontos para começar a corrida, peça-lhes que coloquem o ovo na colher e ponham o outro braço para trás. Ao sinal de ‘Vai’ as crianças vão correr ou andar bem rápido sem deixar o ovo cair da colher até a linha de chegada. Se o ovo cair, a criança começa de novo! Quem cruzar a linha de chegada primeiro com o ovo ainda equilibrado na colher e um braço nas costas, vence.

 

BOCA DO PALHAÇO [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-boca-palhaco

A boca do palhaço é uma brincadeira típica de festa junina e é bem simples: as crianças devem tentar acertar as bolas na boca do palhaço. O palhaço pode ser  confeccionado em madeira ou papelão decorados com motivos de festa junina e ter um buraco na boca, por onde vão passar as bolas! A dificuldade estará na distância entre a criança e a boca do palhaço, então adapte de acordo com a idade e ofereça prendas a cada acerto.

 

DANÇA DAS CADEIRAS [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem.jpg

A dança das cadeiras é muito tradicional nas festas juninas, você deve colocar algumas músicas caipiras para esta brincadeira ficar ainda mais divertida. Coloque as cadeiras com os assentos voltados para fora na forma de um círculo. O número total de cadeiras deve ser um a menos que o total de crianças brincando. Coloque as músicas para tocar enquanto as crianças percorrem o círculo. Quando a música parar, toda criança tem que encontrar uma cadeira para sentar. Aquele sem assento está fora da brincadeira. Continue esta brincadeira até que apenas um participante permaneça. Deixe o jogo empolgante pedindo às crianças que dancem ao redor do círculo de cadeiras até que a música pare. Ofereça a prenda ao vencedor!

 

JOGO DAS ARGOLAS [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem-argolas

O jogo das argolas também faz o maior sucessos nas festas juninas do Brasil inteiro. Reserve uma mesa grande e organize alguns pinos em pé que podem ser feitos de garrafas Pet. Ofereça aos jogadores algumas argolas para arremessar nesses pinos. Cada argola que o jogador acertar deve receber uma prenda!

 

QUADRILHA [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem.jpg

Com certeza não pode faltar quadrilha em nenhuma festa junina! Então organize quem será o ‘puxador’ da quadrilha que deverá dar os comandos durante a música, gritando os passos que os participantes devem seguir: "Olha a cobra!"... "É mentira"...

 

O QUE É A CADEIA EM FESTA JUNINA? [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-cadeia

A cadeia na festa junina nada mais é do que mais uma brincadeira típica desta festa. Para a  brincadeira da cadeia vocë vai precisar de uma área da festa e cercar com cadeiras ou uma estrutura parecida com a cadeia. Peça ajuda a três crianças, uma será o(a) delegado(a) e as outras duas os ajudantes, que irão levar os presos até a cadeia. Os convidados da festa podem comprar bilhetes próprios para prender uma pessoa caso o objetivo da festa junina for arrecadar dinheiro ou então escolher a partir de outra brincadeira quem deverá ser preso. Para ser solto o preso pode pagar um mico ou realizar uma tarefa estipulada pelo delegado.  

 

FESTA JUNINA - BRINCADEIRAS DIFERENTES

GUERRA DOS BALÕES [BRINCADEIRAS DIFERENTES DE FESTA JUNINA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-baloes

Uma nova opção de brincadeira diferente para a festa junina é a Guerra de Balões, para esta brincadeira divida as crianças em quatro grupos diferentes. Dê a cada grupo balões coloridos distintos e deixe-os repousar nos quatro cantos deste espaço. Peça-lhes para amarrar o balão inflado sobre o joelho. O objetivo do jogo é tentar estourar os balões do grupo rival, mas só com as pernas! O grupo que aparecer com os balões mais altos no tempo específico enfrentará o grupo vencedor do restante das equipes. As crianças certamente vão adorar esta brincadeira!

CURSO DE OBSTÁCULOS  [BRINCADEIRAS DIFERENTES DE FESTA JUNINA]

Esta brincadeira é ótima para crianças de várias idades e pode ser facilmente decorado com motivos de festa junina. Tudo o que você precisa é ter espaço suficiente para espalhar uma pista de obstáculos envolvente. Você pode fingir que o chão é o rio e ter itens como travesseiros, colchonetes e cadeiras montados em volta para formar um curso no qual as crianças possam navegar para chegar ao fim. Todo o tempo, eles precisam garantir que eles não caiam no rio. A criança que completa a prova atravessando os obstáculos sem cair no rio ganha o jogo. Se as crianças são mais velhas, você pode configurar cursos de obstáculo mais complexos para aumentar o desafio.

SERPENTE DA FESTA JUNINA  [BRINCADEIRAS DIFERENTES DE FESTA JUNINA]

A brincadeira “Serpente” é uma das modalidades do conhecido “pega-pega”, o que a difere é o fato que a cada jogador que é pego deve dar a mão para o seu pegador e o ajudar a pegar as demais crianças. Conforme as crianças vão sendo capturadas maior vai ficando a serpente e aumenta a dificuldade em se capturar, mas com muita criatividade as crianças vão “armando” o bote.

BALÕES DE DOCES [BRINCADEIRAS DIFERENTES DE FESTA JUNINA]

Providencie um balão bem grande para esta brincadeira e coloque muitos docinhos típicos de festa junina (pé de moleque). Escolha o momento da festa que deseja distribuir os doces entre as crianças da festa. Reúna todas as crianças e cantem uma música juntos, assim que terminar a música as crianças estouram o balão. Cuide para que todos consigam pegar um docinho!

 

BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA PARA EMPRESA

É essencial oferecer aos funcionários de empresas atividades recreativas agradáveis e uma ótima oportunidade ocorrem na época  das festas juninas.  Acompanhe nossa seleção de brincadeiras de festa junina para sua empresa, que são divertidas e interessantes ao mesmo tempo:

 


MASTER CHEF DA FESTA JUNINA [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA PARA EMPRESA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-master-chef.jpg

Adicione um pouco de diversão e deliciosas guloseimas à festa junina da empresa. Convide os funcionários interessados em cozinhar o melhor prato típico de festa junina para uma competição. O vencedor levará o título de Master Chef da festa junina e uma prenda. Os outros funcionários ajudarão a trazer os ingredientes solicitados pelos canditados a Master Chef. É uma brincadeira muito divertida principalmente quando é cronometrado o tempo que os cozinheiros têm para preparar o prato.

 

 

 

CONCURSO FASHION [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA PARA EMPRESA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem-fashion

Incentive seus funcionários a virem a carater para a festa junina, reserve também uma mesa para que os participantes possam fazer a maquiagem típica de caipira no rosto também.  Faça uma votação entre os funcionários para declarar o caipira e a caipira mais fashion da festa junina.

 

DIA DE ARRAIÁ [BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA PARA EMPRESA]

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-brincadeiras-corrida-adultos

Permita que seus funcionários saiam do estresse do escritório e demonstrem suas habilidades de dança planejando um dia de arraiá. Além de músicas é possível organizar uma série de eventos, como uma corrida de três pernas, corrida nos sacos, pescaria etc.

 

 

QUAIS SÃO AS MÚSICAS DA FESTA JUNINA?

As festas juninas não são as mesmas se não tem as músicas típicas, não é mesmo? Então vamos conhecer as principais e que não podem faltar na sua festa:

CAPELINHA DE MELÃO

Capelinha de melão

é de São João.

É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

 

São João está dormindo,

não me ouve não.

Acordai, acordai, acordai, João.

 

Atirei rosas pelo caminho.

A ventania veio e levou.

Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

 

BALÃOZINHO 

Venha cá, meu balãozinho.

Diga aonde você vai.

Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.

 

Ah, ah, ah, mas que bobagem.

Nunca vi balão ter pai.

Fique quieto neste canto, e daí você não sai.

 

Toda mata pega fogo.

Passarinhos vão morrer.

Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.

Já estou arrependido.

Quanto mal faz um balão.

Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.

 

SONHO DE PAPEL

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.

O céu é tão lindo e a noite é tão boa.

São João, São João!

Acende a fogueira no meu coração.

 

Sonho de papel a girar na escuridão

soltei em seu louvor no sonho multicor.

Oh! Meu São João.

 

Meu balão azul foi subindo devagar

O vento que soprou meu sonho carregou.

Nem vai mais voltar. 

 

PULA A FOGUEIRA

Pula a fogueira Iaiá, 

pula a fogueira Ioiô.

Cuidado para não se queimar.

Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

 

Nesta noite de festança

todos caem na dança

alegrando o coração.

Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça

em louvor a São João.

 

Nesta noite de folguedo

todos brincam sem medo

a soltar seu pistolão.

Morena flor do sertão, quero saber se tu és

dona do meu coração.

 

CAI, CAI, BALÃO

Cai, cai, balão.

Cai, cai, balão.

Aqui na minha mão.

Não vou lá, não vou lá, não vou lá.

Tenho medo de apanhar.

 

 Veja mais em: 

FESTAS JUNINAS ORIGEM [E PORQUE É IMPORTANTE]

Compartilhar
Mais Notícias