FESTAS JUNINAS ORIGEM [HISTÓRIA, SIGNIFICADO E TRADIÇÕES]

PUBLICADO EM 09/05/2019

festa-junina-origem

São celebrados pelos brasileiros desde a época colonial e tem suas raízes na mistura das tradições indígenas e rurais com a religião Católica herdada da Europa. 

QUAL O SIGNIFICADO DAS FESTAS JUNINAS?

De acordo com a tradição brasileira as incríveis Festas Juninas se iniciam no dia 12 de junho e terminam no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Lembrando que dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio e nos dias 23 e 24 comemora-se o dia de São João. São três Santos Católicos lembrados no mês de junho nas festividades juninas, cada um com sua importância.

Mas afinal qual é a origem da Festa Junina? Confira agora!

FESTA JUNINA [ORIGEM PAGÃ, QUEM INVENTOU A FESTA JUNINA?

Pode-se afirmar que de acordo com os historiadores, a origem das Festas Juninas é pagã. Sabe-se que na Europa mesmo antes da Idade Média as celebrações anunciavam o solstício de verão no hemisfério norte, homenageando os deuses da natureza e da fertilidade através de grandes festividades. O intuito principal destas festas era afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse danificar a colheita. Incrível não é mesmo?

A igreja católica tinha muita força na época, mas não conseguia acabar com a popularidade dessas celebrações e acabou aderindo às mesmas atribuindo-lhes um caráter religioso, assegurando alguns dias de homenagens aos três santos no mesmo mês.

COMO A FESTA JUNINA CHEGOU AO BRASIL?

O fato interessante é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também realizavam algumas celebrações e rituais para desejar bons votos à agricultura neste mês de junho no início do inverno. Essas celebrações contavam com muita comida, danças e cantos típicos indígenas. Assim quando os portugueses chegaram para colonizar o Brasil houve uma mistura de ambas tradições e se tornando essa festa tão grande e com tantos valores diferentes, desde o caráter religioso quanto de comidas e tradições típicas indígenas.

Em Portugal a Festa de São João na cidade do Porto é muito famosa e atrai milhares de turistas, o nome lá é “Festas Joaninas”.  

E o caráter caipira das nossas Festas Juninas?

A sociedade brasileira era tipicamente rural até meados do século XX, ou seja, cerca de 70% vivia no campo, assim adicionou-se mais comidas típicas produzidas no mês de junho e também as vestimentas.

Vale lembrar também que a Fogueira da Festa Junina também é de origem pagã e servia para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte.

A IMPORTÂNCIA DAS FESTAS JUNINAS NO NORDESTE

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem-nordeste

As Festa Junina ou festas caipiras estão presentes no Brasil todo, mas ocorrem com mais fervor na região Nordeste. A maior festa caipira ocorre em Campina Grande, no Estado da Paraíba.

Comemoram-se três santos católicos:

Santo Antônio, dia 13 de junho: No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio. São realizadas muitas simpatias e orações nesta data!

São João, dia 24 de junho: a comemoração neste dia é bastante ligada à chegada da chuva em benefício das plantações e da agricultura em geral.

São Pedro, dia 29 de junho: A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas”. Normalmente, nestas celebrações são feitas muitas quermesses, arraias e fogueiras, assim como acontece no Dia de São João. Lembrando que o dia 29 de junho além do apóstolo São Pedro, também é comemorado o dia do apóstolo São Paulo!

O Nordeste sofre bastante com o problema da seca, então a população aproveita as festividades juninas também para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura. Outro aspecto importante a ser considerado é o econômico já que muitos turistas brasileiros e estrangeiros visitam o Nordeste nesta época para acompanhar os festejos.


TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA [CARACTERÍSTICAS DA FESTA JUNINA]

As Festas Juninas são comemoradas aqui no Brasil no inverno com fogueiras, bandeirinhas coloridas, danças tradicionais, comida típica e farta, bebida típica e muita alegria. Todos esses elementos contribuem para o denominado arraial ou para a linda e alegre festa junina.

COMIDAS E BEBIDAS TÍPICAS

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem.jpg

Milho, bolo de milho, bolo de amendoim, broa de fubá, broa de fubá, arroz doce, pipoca, batata doce, canjica, paçoca, pé de molque, pamonha, curau, cuscuz, pinhão, tapioca e cachorro-quente são os quitutes mais tradicionais da Festa Junina. Já as bebidas mais tradicionais são o delicioso quentão e o vinho quente.

 

DANÇAS

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem-danca

As danças mais comuns nas festas juninas são as quadrilhas e os forrós. A partir de uma coreografia denominada de  casamento caipira’  ou dança da quadrilha é feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.

 

BALÕES E FOGUEIRA

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem-danca.jpg

O mês de junho é marcado pelas fogueiras e pelos balões, tratam-se de dois símbolos da Festa Junina. Os católicos apreciam uma forma de fogueira diferente para cada santo: a quadrada é de Santo Antônio; a redonda de São João e a triangular de São Pedro. Atualmente os balões são proibidos por lei em função dos riscos de incêndio que representam.

 

BRINCADEIRAS

https://cursodebaba.com/images/festa-junina-origem-brincadeiras

Para divertir as crianças e também os adultos há muitas brincadeiras típicas de Festa Junina como: a cadeia, pescaria, correio elegante (no qual as pessoas podem enviar, anonimamente, cartões para outras pessoas), argola e outras.

Veja mais:  13+ MELHORES BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA

Compartilhar
Mais Notícias