PORTAL DE NOTÍCIAS

BABÁ SEM EXPERIÊNCIA – SAIBA COMO INICIAR SUA CARREIRA COMO BABÁ!

PUBLICADO EM 24/02/2018

Nunca é tarde para começar uma nova carreira e ter sucesso

Com tantas mudanças no mercado de trabalho e na economia, muitas pessoas podem desejar iniciar uma nova carreira. Para aquelas pessoas que adoram crianças e tem muita paciência, ser babá pode ser uma ótima opção! Mas muitas pessoas abandonam a ideia por não terem experiência alguma ou apenas ter cuidado do filho, da sobrinha ou do filho do vizinho. E agora? É possível ser babá sem experiência? Ao contrário do que muitos pensam, sim! É possível ser babá sem experiência! Veja abaixo o que você precisa saber para começar a atuar nesta profissão que não sai de moda nunca e pode lhe render grandes resultados em sua carreira profissional.

babá sem experiência

Ao escolher uma babá para seu filho, muitas famílias optam por selecionar aquela que seja mais adequada ao perfil da família. Este perfil profissional será extremamente importante, sendo analisado se a candidata têm paciência, carinho, atenção, noções de cuidados que devem ser tomados com qualquer criança, entre outros aspectos.

Outro ponto chave de uma entrevista de emprego para ser babá é se a candidata possui referências. Pode ser um momento crítico para a babá sem experiência, mas o que você talvez não sabia é que existem muitos lugares onde você pode realizar trabalhos voluntários e que vão contar muito em seu currículo e em sua entrevista de emprego.

Para você tomar uma decisão final sobre trabalhar como babá ou mesmo trocar sua profissão atual, o ideal é ver na prática como é este novo trabalho. Você pode inclusive realizar trabalhos voluntários paralelamente ao seu trabalho atual.

Os trabalhos voluntários além de ser uma causa nobre e muito valorizada você conquista excelentes oportunidades de capacitação e aprendizado e, por tabela, a rica experiência profissional, especialmente para babás sem experiência.

Veja alguns lugares onde você pode encontrar opções de trabalhos voluntários:


 

 

GRAAC 

O GRAAC, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer,encontra-se em São Paulo e oferece trabalhos voluntários com contato direto com pacientes, crianças e adolescentes. Trata-se de uma excelente opção para as babás sem experiência enriquecerem seus currículos. Você pode buscar informações no GRAAC através do tel (11) 5080-8429.

SONHAR ACORDADO

O SONHAR ACORDADO é mais uma ótima opção em São Paulo para as babás em experiência. O objetivo principal dessa ONG é ajudar crianças em comunidades carentes em São Paulo através da educação, esporte, fomento à saúde e capacitação profissional. Outras informações você pode obter através do site https://www.atados.com.br/ong/sonharacordado .

E em São Paulo , Rio de Janeiro e diversas outras cidades do país contam com centros de voluntariado que oferecem cursos, palestras e auxilio para você realizar serviços voluntários. Se você é uma babá sem experiência procure já o centro de voluntariado mais próximo.

INVISTA EM SEUS SONHOS!

Uma babá sem experiência que deseja investir na carreira, precisa começar a investir em estudos. Nada adianta você gostar de crianças, ter afinidade, paciência e outras qualidades importantes se você não realizar cursos que te especializem na área. Normalmente os cursos para babá são muito específicos e desenvolvidos para aqueles que desejam atuar diretamente com o cuidado das crianças e seus desafios no dia a dia. É uma ótima opção tanto para as babás que já atuam na área quanto para babás sem experiência, além de oferecer uma noção mais próxima da realidade dessa profissão. Em sua maioria, esses cursos oferecem módulos de Primeiros Socorros, Ética e Postura Profissional, Desenvolvimento Infantil, Nutrição Infantil, Desenvolvimento Motor, Psicologia-Infantil e Segurança.

Buscar também o maior números de informações possíveis sobre essa profissão é uma boa tática antes de você seguir em frente. As babás sem experiência, principalmente, até porque trabalhar com bebês e crianças exige muita responsabilidade, dedicação e paciência.

O QUE UMA BABÁ SEM EXPERIÊNCIA PRECISA SABER?

As responsabilidades diárias

A babá sem experiência precisa antes de qualquer coisas entender que será o verdadeiro braço direito dos pais e atuará, dessa forma, em todas as tarefas que seriam desempenhadas por eles em relação aos seus filhos. Cada idade da criança exigirá um cuidado diferente, assim se for apenas um bebê você terá que saber um pouco sobre o desenvolvimento dos bebês mês a mês para cuidar da melhor forma possível, sempre com muito cuidado, carinho e paciência. Mas se você for cuidar de uma criança maior deverá inclusive ajudá-la nos deveres de casa que a escola envia. No geral, uma babá deverá cuidar de tudo que se relaciona com a criança: higiene e saúde, ajudar nos deveres de casa vindos da escola, administrar a medicação deixada e orientada pelos pais, brincar e passear com a criança, e, quando estiver devidamente habilitada, também levar na escolinha ou em atividades extracurriculares, como ballet, judô ou natação.

As babás sem experiência podem também iniciar sua carreira como babysitters, que podem fazer tudo o que uma babá faz, porém por um período bem mais curto. Normalmente os pais a contratam para ficar com a criança enquanto saem para jantar ou vão a alguma reunião de trabalho.

Trabalhar como babá noturna é uma boa oportunidade para as babás sem experiência e que não querem largar o emprego atual de imediato. Muitas vezes a família pode necessitar de um serviço esporádico de uma babá noturna. Isso é muito comum, os pais e seus filhos criaram laços com uma babá e após alguns anos a sua presença não se torna mais tão necessária. Então eventualmente eles precisam dos seus serviços, sejam por que desejam jantar fora ou mesmo viajar. Conheça mais sobre Babá noturna em BABÁ NOTURNA

Outra opção para as babás em experiência é trabalhar inicialmente como babá folguista. Comumente a jornada de uma babá folguista são três dias consecutivos: chega à casa de seu empregador na sexta à noite e vai embora na segunda-feira pela manhã. Veja mais em BABÁ FOLGUISTA.

Mas se você nunca trabalhou, tem entre 18 e 26 anos, adora crianças e quer trabalhar nessa área, você pode trabalhar como Au Pair. O comumente denominado programa de Au Pair é direcionado para mulheres nessa faixa etária que buscam conciliar a experiência cultural de outro país com o trabalho remunerado de cuidar de crianças.

São várias opções se você desejar entrar de fato nessa carreira, mas em todas você precisa estar preparada para dar suporte, ter paciência, cuidado e amor às crianças. Existem muitas formas de melhorar seu currículo como competências e habilidades, educação e formação.

Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."