12 SEMANAS DE GRAVIDEZ [GUIA RÁPIDO E PRÁTICO]

PUBLICADO EM 24/01/2019

Finalmente você está chegando ao início do primeiro trimestre e já pode compartilhar esse momento tão emocionante com amigos e familiares!

12 semanas de gravidez

É hora de comemorar! Você chegou às 12 semanas de gravidez, seus hormônios tendem a suavizar um pouco fazendo com que você sinta menos os sintomas de gravidez. Você já pode dizer que estará grávida de três meses no final da 12 semana da sua gravidez. Faltam apenas 6 meses para o final!

Com 12 semanas de gravidez seu bebê está praticamente com todos os sistemas e partes de seu corpo formadas, o que significa que tudo a partir de agora se resume a ficar maior (crescer) e mais maduro. Sim, o bebê está prestes a entrar no estágio de crescimento e maturação, no qual órgãos e tecidos crescerão e se desenvolverão rapidamente. Os ovários nas meninas ou os testículos nos meninos desenvolvem-se dentro do corpo e em muito breve você já poderá descobrir o sexo do bebê, assim que os genitais externos se formarem. A fome da mamãe vai voltar com força neste terceiro mês!

TAMANHO DO BEBÊ [12 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

12 semanas de gravidez

Com 12 semanas de gravidez o tamanho do bebê (feto) é de cerca de 6,4 cm de comprimento o que equivale a um limão ou ameixa. O peso do bebê com 12 semanas de gravidez é aproximadamente 14 gramas.  

Seu bebê com 12 semanas já está abrindo e fechando os dedos das mãos e dos dedos dos pés, suas unhas já começam a nascer e crescer. Os pequenos pulsos e cotovelos do seu bebê dobram-se agora enquanto se movem. Você sabia que com 12 semanas seu bebê já começa a sacudir e chutar os braços e pernas? Mas ainda é muito cedo para a mamãe conseguir sentir esses movimentos.

Assim como um esqueleto em desenvolvimento, os órgãos como intestinos e o cérebro do seu bebê estão se desenvolvendo rapidamente!

BARRIGA [12 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

A partir de 12 semanas de gravidez sua barriga de grávida já é aparente! Se você  está grávida de gêmeos de 12 semanas essa barriguinha já começou a apontar antes ainda.

Se você ainda não começou a tirar fotos de sua barriga, agora com 12 semanas semanas de gravidez é o momento ideal. Vai ser ótimo acompanhar o crescimento da barriga mês a mês a partir das 12 semanas de gravidez.

SINTOMAS [12 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

DORES DE CABEÇA COM 12 SEMANAS DE GRAVIDEZ:

Com 12 semanas de gravidez os sintomas de gravidez diminuem, como o enjôo matinal e a canseira excessiva à medida que seus hormônios começam a se acalmar. Por outro lado você pode começar a sentir mais dores de cabeça e tonturas. As dores de cabeça podem ser causadas por novas alterações hormonais, queda de açúcar no sangue, desidratação, falta de sono ou estresse. As alterações hormonais e da pressão arterial podem causar tonturas com 12 semanas de gravidez. Você pode ajudar a prevenir as tonturas realizando reefeições regularmente e hidratanto-se com muita água.

CORRIMENTO NA GRAVIDEZ COM 12 SEMANAS DE GRAVIDEZ:

É comum ocorrer corrimento claro (transparente ou esbranquiçado) e sem cheiro que serve para proteger sua vagina de possíveis infecções. Porém se você tiver uma secreção amarela, esverdeada, rosa ou marrom e com cheiro desagradável com 12 semanas de gravidez, entre em contato com seu médico imediatamente. Pode ser um sinal de infecção, doença sexualmente transmissível ou parto prematuro, então é preciso investigar.

SANGRAMENTO COM 12 SEMANAS DE GRAVIDEZ:

Aparecer manchas ou pequenos sangramentos com 12 semanas de gravidez pode não ser nada ou  motivo de preocupação. Na dúvida entre em contato com o médico responsável. Saiba que o seu colo do útero fica mais sensível durante a gravidez, então simplesmente fazer sexo pode causar um leve sangramento inofensivo. Se o pequeno sangramento for acompanhado por cólicas ou tiver muito sangramento é preciso entrar em contato com o médico urgente.


ULTRASSOM [12 SEMANAS DE GRAVIDEZ]

O ultrassom de 12 semanas de gravidez é muito importante e aguardado por muitos pais. Durante o ultrassom de 12 semanas será examinado a condição do útero, seu tom, definirá a localização da placenta e uma data preliminar de parto. Durante este ultra-som, o tamanho do feto e a dinâmica de seu desenvolvimento são bem estimados.

E ainda neste ultrassom de 12 semanas de gravidez o médico consegue identificar os riscos de possíveis patologias ou anormalidades dos cromossomos, ou seja, é possível avaliar a possibilidade de ter um bebê com Síndrome de Down neste ultrassom. Por isso você não pode deixar de fazer o ultrassom de 12 semanas de gravidez!

O bebê começa agora a desenvolver reflexos e se você cutucar sua barriga de 12 semanas enquanto olha para o bebê em um exame de ultrassom, provavelmente será possível ver movimento.

Se você está grávida de gêmeos, com 12 semanas seus bebês estão se desenvolvendo de forma semelhante aos bebês únicos, porém mais para frente eles terão uma taxa de crescimento um pouco menor.

Veja mais em: https://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/12-semanas-de-gravidez

Compartilhar
Mais Notícias