7+ DICAS PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL [GUIA PRÁTICO]

PUBLICADO EM 21/02/2019

Os pais enfrentam o desafio de oferecer uma alimentação saudável para seus filhos quase todos os dias. é claro que temperamento de cada criança varia bastante, assim como os hábitos alimentares, mas a tendência é que as crianças sigam os hábitos de seus amigos em casa e na escola. Confira agora nossas dicas para uma alimentação saudável infantil:

alimentacao saudavel infantil

BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL

Como uma alimentação saudável pode beneficiar seu filho? Veja abaixo as informações sobre os diferentes grupos de alimentos e seus benefícios, considere a seguinte tabela de alimentos saudáveis ??para crianças:

GRUPOS DE ALIMENTOS BENEFÍCIOS
Pão, Cereais e Batatas Estes são alimentos ricos em amido, que inclui arroz e macarrão. Eles fornecem energia, fibra, vitaminas e minerais.
Frutas e vegetais Estes são uma boa fonte de antioxidantes e fornecem fibras, vitaminas e minerais.
Leite e laticínios Estes fornecem: Cálcio - para ossos e dentes saudáveis Proteína - para crescimento Vitaminas e minerais.
Carne, peixe, ovos Estes alimentos, incluindo ovos e leguminosas, fornecem ferro, proteína, fibras, vitaminas e minerais.

Como incentivar hábitos alimentares saudáveis ??em crianças?

Normalmente, os pratos que você prepara em casa são mais saudáveis ??para o seu filho em crescimento e ajudarão a mantê-lo saudável e promove o fortalecimento do sistema imunológico.

Envolva as crianças: as crianças adoram participar de tudo, incluindo cozinhar com os pais. É uma excelente maneira de envolvê-lo estimulando-o a inserir sempre novos alimentos saudáveis em seu cardápio, além disso vocês poderão passar mais tempo juntos. Procure receitas fáceis de fazer, com as quais seu filho possa ajudá-lo! Mas claro: nada de deixar a criança no fogão ou com faca nas mãos.  Peça para que seu filho pegue cenouras, cebola, mandioquinha e o que você quiser dentro da geladeira. Eles também podem ajudar ao lavar estes alimentos! Existem muitas formas de inserí-los neste contexto da cozinha e educá-los sobre receitas saudáveis ??ao mesmo tempo.

https://cursodebaba.com/images/alimentacao-saudavel-infantil-saude.jpg

Concentre-se em uma dieta saudável geral: além de se concentrar em alguns ingredientes alimentares específicos, é aconselhável adicionar mais alimentos saudáveis ??e menos alimentos processados ??ou embalados à dieta do seu filho. Alimentos processados ??e embalados são opções insalubres para a criança, pois contêm excesso de açúcar e alto teor de gordura e sódio.

Disfarce o gosto de alimentos mais saudáveis: Muitas vezes, as crianças não aceitam bem alguns alimentos por conta do gosto. Existem uma porção de receitas saudáveis e diferentes com um mesmo tipo de alimento. Algumas crianças não gostam do sabor da beterraba cozida dentro da sopa, mas adoram uma saladinha de beterraba.  

Faça lanches saudáveis: mantenha uma quantidade adequada de frutas, legumes e bebidas saudáveis, como leite, suco de frutas frescas à mão, para substituir o refrigerante, batatas fritas e biscoitos. Não tem como incentivar uma alimentação saudável infantil se sua geladeira e dispensa não tem quase opções saudáveis.

Nada de grandes porções: você deve orientar seu filho a comer bem e de forma saudável, mas não empurre uma quantidade exagerada de comida em seu prato, isto faz com que a criança faça uma associação ruim em relação a comida saudável.

Seja um Modelo: as crianças nascem com a necessidade de imitar seus pais, faz parte do seu desenvolvimento. Portanto, escolha você mesmo uma dieta saudável e tenha cuidado com o exemplo dado, pois seu filho estará seguindo seus bons ou maus hábitos.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL CARDÁPIO

Vamos ver agora alguns exemplos de cardápio para uma alimentação saudável infantil.

CARDÁPIO 1

CAFÉ DA MANHÃ Sanduíche de ovo: Pão integral ou comOvo, 2 fatias de tomates e 1 fatia de queijo1 copo de leite
LANCHE DA MANHÃ Iogurte natural com baunilha ou frutasOu 2 torradas com queijo fresco
ALMOÇO Sopa de arroz e feijãoCenoura e mandioquinha cozidas no bafo Água
LANCHE DA TARDE ½ copo de suco de laranja
2 torradas com ricota temperada com azeite, orégano e cenoura raspada
JANTAR

Sopa cremosa de legumes com carne

Sobremesa: bagas de uvas ou 1 caqui

CARDÁPIO 2

CAFÉ DA MANHÃ

½ xícara de leite

½ xícara de cereal ou ½ xícara de melão ou morangos ou banana
LANCHE DA MANHÃ

½ xícara de leite

½ xícara de frutas, como melão, banana ou frutas vermelhas misturado com ½ xícara de iogurte
ALMOÇO 2 colheres de sopa de arroz
2 colheres de sopa de feijão 
2 colheres de sopa de lagarto desfiado com cenouras em cubinhos
Salada de alface e tomates
Sobremesa: uvas sem sementes
LANCHE DA TARDE 1 pote de iogurte com 5 morangos frescos picados
fatia de pão de trigo integral ou 5 bolachas de água e sal e uma fatia de queijo frescal
JANTAR Macarrão com legumes e frango assado ou peixe assado
Sobremesa: 1 maçã com casca

CARDÁPIO 3

CAFÉ DA MANHÃ Cereal de trigo com leite e morangos ou 1 xícara de leite integral batido com mamão
LANCHE DA MANHÃ 1 Manga fresca em fatias1 Iogurte natural
ALMOÇO Carne moída, arroz, feijão  Fatias de pepino Suco de laranja
LANCHE DA TARDE 1 copo de leite
3 biscoitos de polvilho
½ pera
JANTAR Frango ou peixe com legumes salteados2 colheres de arroz

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL NA ESCOLA

https://cursodebaba.com/images/alimentacao-saudavel-infantil.jpg

É imprescindível que as escolas ofereçam palestras informativas a respeito de alimentação saudável infantil. Cada vez mais as escolas estão fornecendo uma alimentação mais saudável ou solicitando aos pais que enviem lanches saudáveis para seus filhos na escola. As mudanças favorecem que as escolas ofereçam frutas e legumes, alimentos integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura e limitem as calorias, gorduras saturadas e sódio. Como pai ou mãe, você também pode seguir estas mesmas orientações se fizer o lanche para seu filho levar à escola. Um lanche escolar saudável oferece uma boa nutrição para servir de exemplo e estabelecer uma vida inteira de hábitos saudáveis ??e, ainda, oferecer a energia que seu filho precisa para o resto de seu dia na escola.

Veja também: https://vejasp.abril.com.br/blog/criancas-sao-paulo/nutricionistas-criam-novos-servicos-para-melhorar-alimentacao-infantil/

 

Compartilhar
Mais Notícias