PORTAL DE NOTÍCIAS

OS BENEFÍCIOS DE UM LIVRO PERSONALIZADO PARA AS CRIANÇAS

PUBLICADO EM 19/06/2020

Encontrar um material de leitura que as crianças achem atraente e divertido é a chave para garantir que elas não vejam a leitura como uma tarefa chata, não é mesmo? Pensando nisso, a leitura de um livro de histórias personalizado é uma ótima maneira de pais e professores apresentarem às crianças conteúdos altamente relevantes aos quais elas terão um apego emocional.

Convidamos a Malu, redatora no Blog Dentro da história para um bate papo sobre os benefícios  de um livro de histórias personalizado. Vamos conferir:

Quando e como surgiu a Dentro da História?

A Dentro da História é a editora pioneira em livros personalizados no Brasil, que tem como grande propósito de incentivar a paixão pela leitura e o protagonismo das crianças, contribuindo junto com as famílias para transformar a educação no nosso país.

Os fundadores André Campelo, Diego Moraes, Felipe Paniago e Flávio Aguiar tiveram o mesmo interesse em comum: buscar algo que deixasse um legado para as crianças, impactar a educação e fazer a diferença no desenvolvimento de cada um dos pequenos. Assim, desenvolveram um site que empodera os pais a colocarem seus filhos como heróis e protagonistas em incríveis histórias com seus personagens favoritos.

A startup foi lançada na Bienal do Livro de São Paulo no ano de 2016, quando foram feitas 17 mil personalizações de livros da Turma da Mônica. Tudo acontecia ali mesmo: desde a criação do personagem das crianças até a impressão instantânea do livro no estande. Desde então, mais de 400 mil famílias já criaram os livros na plataforma online e os receberam impressos em casa.

O lúdico é essencial para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, contribuindo para progresso educacional e social da criança de forma significativa e prazerosa. Qual a contribuição dos livros personalizados da Dentro da História nesse contexto?

Os livros personalizados permitem que a própria criança se torne parte da história, aparecendo nela como um personagem que possui suas características físicas e seu próprio nome. Nos livros da Dentro da História, cada criança se transforma em protagonista de uma história ao lado de seus personagens favoritos, como a Turma da Mônica por exemplo.

Parece mágica, e essa parte lúdica têm muito potencial educativo. Para começar, os livros infantis personalizados incentivam o protagonismo infantil, pois permitem que a criança escolha como se representar, definindo suas características físicas, roupas e até acessórios como óculos, bonés e tiaras. É possível inclusive criar personagens com cadeira de rodas. O protagonismo está completamente ligado à inclusão social e à valorização das diferenças.

Outro fato é que, para a geração de crianças que vivem em um mundo com muitos estímulos, principalmente tecnológicos, a personalização é uma forma inovadora de incentivar a leitura. Toda leitura incentiva a criança a desenvolver a compreensão e aprender novas palavras, mas isso é ainda melhor quando existem na história elementos com os quais o leitor se identifica.

Um estudo realizado no Reino Unido pelo Centre for Research in Education and Educational Technology” (CREET) mostra que as crianças demonstraram um conhecimento significativamente melhor sobre as palavras que aprenderam em partes personalizadas de livros, em comparação ao que aprenderam nas partes não personalizadas. 

Além disso, os livros fortalecem os laços afetivos e a conexão entre a criança e quem lê. Além de gerar momentos muito especiais de leitura em família, o livro personalizado sempre será guardado com muito carinho. Afinal, ele é único no mundo!

https://cursodebaba.com/images/dentrodahistoria.jpg

Quais ferramentas a Dentro da História oferece para a criação dos personagens e histórias?

A criação dos livros personalizados é feita através da plataforma online www.dentrodahistoria.com.br. O site pode ser acessado em qualquer celular ou computador e oferece mais de 80 opções de histórias dos mais diversos personagens, como Turma da Mônica, Patrulha Canina e Mundo Bita.

Basta escolher um livro e então criar o avatar com as características físicas das crianças, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa, óculos e calçado.
Depois é possível ler a história completa online, já com a criança interagindo com seus personagens preferidos. Ao finalizar o pedido, o livro é impresso em capa dura e recebido em casa.

Quais são os diferenciais dos livros da Dentro da História?

Com títulos que estimulam a leitura infantil em crianças de 0 a 12 anos, a Dentro da História possibilita que as famílias incentivem a leitura ao transformar as crianças em personagens de grandes sucessos como Turma da Mônica, Batman, O Pequeno Príncipe, Galinha Pintadinha, Princesas Disney e muitos outros.

O catálogo de livros da Dentro da História auxilia no desenvolvimento das crianças e potencializa em até três vezes a retenção do conteúdo e o aprendizado. 

Que tipos de projetos a Dentro da História desenvolve com empresas e escolas?

Além das vendas pela plataforma online, a Dentro da História desenvolve projetos de incentivo à leitura junto a empresas e escolas. Em 2018, criou em parceria com a Brasilprev Seguros um livro personalizado exclusivo para os clientes da previdência júnior. Em 2020 lançou 3 livros personalizados em parceria com a FTD Educação, que serão introduzidos em escolas com um projeto pedagógico que segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Qual o recado a Dentro da História daria aos nossos leitores neste momento de pandemia do COVID-19 a respeito dos benefícios da leitura?

No mundo todo, estamos passando por um período que traz grandes mudanças e desafios. Tanto os adultos como as crianças estão aprendendo a se adaptar à nova rotina e, ao mesmo tempo, tendo que lidar com diversos sentimentos.

As histórias, nesse momento, são mais do que fundamentais. A leitura traz uma sensação de ordenamento para a criança, porque ela consegue ouvir na história aquilo que ela ainda não compreende dentro dela mesma. Os desafios, os vilões e as dificuldades que aparecem nas histórias são treinos simbólicos para a criança desenvolver suas competências socioemocionais e conseguir lidar com a realidade.

A leitura mostra que os obstáculos vão existir, mas que podem ser superados. Ao incentivar o protagonismo, os livros personalizados tornam essa mensagem ainda mais forte, porque promovem a autoestima da criança para lidar com as dificuldades que surgirem.

Além disso, as famílias estão passando por um momento de conexão. Estabelecer o momento da leitura com os pequenos certamente é sinônimo de construir uma relação de afeto e confiança. Este momento, além de contribuir para o estreitamento de elos, propicia espaço ao diálogo, incentiva a aprendizagem e o desenvolvimento infantil de forma positiva.

Assim, como observado pela Malu, um jovem leitor pode aproveitar sua experiência para entender a história. Isto, por sua vez, torna os eventos narrados mais significativos. Ler um livro de histórias personalizado é também uma oportunidade para os pais se relacionarem com seus filhos e passarem um tempo de qualidade juntos.

Se você está tentando encontrar um presente especial para uma criança, um livro personalizado pode ser uma ótima pedida e é algo que além de diferente também se tornará uma lembrança pelos próximos anos.

Abaixo estão algumas sugestões de livros personalizados da “Dentro Da História” por idade:

Aproveite o desconto de 10% que a Dentro da História oferece ao nosso portal cursodebaba.com e boa leitura! Confira também as redes sociais do "Dentro da História"

https://cursodebaba.com/images/dentro da historia instagram.png Instagram Dentro da História
https://cursodebaba.com/images/dentro da historia facebook.png Facebook Dentro da História
https://cursodebaba.com/images/dentro da historia youtube.png Youtube Dentro da História

 


Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."