7+ DICAS PARA PROMOVER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL [ALIMENTAÇÃO ESCOLAR]

PUBLICADO EM 27/02/2019

alimentacao saudavel educacao infantil

Não há duvida que os alimentos escolares afetam diretamente a saúde, o aprendizado e os hábitos diários dos alunos. Nesse contexto as comunidades escolares estão se tornando cada vez mais lugares onde os hábitos saudáveis ??podem e devem prevalecer. A responsabilidade de ensinar hábitos saudáveis ??às crianças deve ser trabalhada em parceria com a família. A alimentação escolar também influencia o paladar e os valores da vida adulta. As crianças são muito curiosas e precisam ser incentivadas a explorarem desde cedo alimentos saudáveis e variados. É comum também as crianças perguntarem por exemplo, Por que eu tenho que comer brócolis?”, nesse sentido é importante ensiná-las sobre nutrição e explicar por que servimos refeições e lanches saudáveis ??na escola e em casa. Ensinar os alunos sobre os benefícios de cada grupo de alimentos pode ajudar a promover uma alimentação saudável desde cedo. Integrar a educação nutricional em matemática e alfabetização. Por exemplo, selecione livros com um enfoque nutricional ou represente graficamente o número de frutas que os alunos comeram no dia anterior. 

Nest post iremos oferecer 7 dicas incríveis para ajudar na alimentação saudável na Educação Infantil.

Proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional para professores e toda equipe escolar de apoio [ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL]

https://cursodebaba.com/images/alimentacao-saudavel-educacao-infantil.jpg

Pode ocorrer através de cursos de formação, palestras e demais tipos de incentivos voltados para alimentação saudável. 

Oferta de alimentos saudáveis nas cantinas escolares ou nos refeitórios [ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL]

As escolas podem incentivar bons hábitos nutricionais ao fornecer junto à equipe de nutricionistas um cardápio bem saudável para as crianças. E nas escolas de Ensino Fundamental que contam com cantinas é preciso também ofertar mais produtos saudáveis, como frutas, saladas, etc. Precisa-se reavaliar os alimentos fornecidos na cantina da escola e nessas máquinas de venda automática. Além disso é essencial proporcionar um ambiente de alimentação acolhedor que incentive a interação social positiva. 

Parceria ativa entre escola, alunos e famílias [ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL]

Para uma conscientização e comunicação mais assertiva é preciso envolver os alunos e os pais na orientação da política e prática alimentar dentro da escola. Fornecer aos pais palestras informativas a respeito de alimentação saudável, escolhas alimentares saudáveis, bem estar ??e vida ativa.

Desenvolvendo uma horta escolar [ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL]

https://cursodebaba.com/images/alimentacao-saudavel-educacao-professor.jpg

Incentivar projetos que envolvam criação de hortas para cuidados e manuseio dos alunos. Use as verduras, legumes e frutas da horta escolar nas refeições da escola, como café da manhã, lanches ou almoço, é uma oportunidade incrível de ensinar aos alunos sobre opções saudáveis onde eles prórpios são os principais protagonistas. 

Mais atividades físicas [ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL]

Proporcionar um ambiente escolar que incentive as atividades físicas, através de instalações adequadas para os parques infantis, corrida e percursos de obstáculos adequados. O envolvimento  dos alunos nas decisões sobre o tipo de atividade física a ser realizada é bem interessante uma vez que aumenta o comprometimento dos mesmos.


Convide chefs de cozinha para sua escola [ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL]

https://cursodebaba.com/images/alimentacao-saudavel-educacao-horta.jpg

Traga chefs da própria comunidade ou peça indicação para os próprios alunos, muitos pais gostam de cozinhar, e peça para que conversem sobre alimentação saudável com crianças através de uma aula, por exemplo, de como montar um prato bem nutritivo e colorido. Pode-se também organize um teste de sabor para permitir que os alunos provem os alimentos que aprendem em sala de aula.

Educação Nutricional [ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL]

Proporcionar educação nutricional durante aulas de música, artes, ou leitura de livros com o intuito de garantir que todos os alunos recebam mensagens semelhantes. Use o cardápio da escola do dia como seu guia de referência, conecte sua aula ao que está sendo servido naquele dia e use-a como uma forma de incentivar as crianças a experimentarem novos alimentos. 

É aconselhável que as crianças consumam 5 porções de frutas e vegetais por dia e 3 porções de laticínios por dia. 

O ideal é comer a fruta do que ingerir sucos de frutas, mas se optar pelo suco, prefira suco 100%  fruta ao invés sucos industrializados.

Faça pelo menos metade de seus grãos na forma integral. 

Mude para produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura. 

Limite o uso de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, nada melhor que a água! 

Oferecer educação nutricional de forma sistemática (ou seja, mensal, semanalmente, como uma unidade) em oposição a aulas ocasionais com o intuito de ajudar as crianças a internalizar as informações.

Incentive hábitos saudáveis e atitudes que promovam uma alimentação saudável nas escolas. A alimentação escolar saudável promove o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis ao longo de toda a vida, contribuindo em todos os as aspectos da vida humana.  E lembre-se, uma alimentação saudável promove diversos benefícios, como: previne a obesidade infantil, colesterol, diabetes, anemia, além de fornecer a energia necessária para realizar todas as tarefas diárias e favorecer o sono noturno.  

Gostou? Confira nosso post sobre Dicas para prevenir a Obesidade Infantil AQUI 

Veja também: https://veja.abril.com.br/noticias-sobre/alimentacao/

 

Compartilhar
Mais Notícias