PORTAL DE NOTÍCIAS

A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO ALGODÃO ECOLÓGICO

PUBLICADO EM 22/07/2020

importancia-algodao-organico

Um sistema de cultivo de algodão orgânico é aquele que cuida da saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas. Baseia-se em processos ecológicos, biodiversidade e ciclos adaptados às condições locais, e não faz uso de pesticidas e outros produtos químicos que causam efeitos adversos.

A agricultura orgânica combina tradição, inovação e ciência, promovendo relacionamentos justos e uma boa qualidade de vida para todos os envolvidos. Nessa perspectiva, o portal Curso de Babá vem difundir o trabalho da Cooperativa Central Justa Trama que é referência nacional e internacional na cadeia produtiva integrada de fibras ecológicas, promovendo o desenvolvimento local e sustentável. O processo inicia-se no plantio do algodão agroecológico e vai até a comercialização de peças de confecção produzidas com este insumo, promovendo a economia solidária, a sustentabilidade, o consumo consciente e a preservação do meio ambiente.

https://cursodebaba.com/images/justa-trama-logo2.jpg

A Justa Trama recebeu vários prêmios importantes, entre eles dois prêmios pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2019, conseguindo o 1º lugar na categoria Geração de Renda e o 3º lugar na categoria Gestão Comunitária e Algodão Agroecológico.

Convidamos Nelsa Nespolo, diretora-presidente da Justa Trama, e Miriam Pocebon, Gestora de Projetos da Justa Trama para contar um pouco mais sobre a proposta da Cooperativa Justa Trama. Confira abaixo nossa entrevista:

A agroecologia considera as interações de todos os componentes biofísicos, técnicos e socioeconômicos e se preocupa com a manutenção de uma agricultura produtiva que sustenta os rendimentos e otimiza o uso dos recursos locais, minimizando os impactos ambientais e socioeconômicos negativos das tecnologias modernas. Além do impacto ambiental, milhares de agricultores são expostos a esses produtos químicos todos os anos. Nesse contexto, qual é a proposta da Justa Trama?

A Justa Trama tem como princípio a Agroecologia, nosso plantio é consorciado com outras culturas como o milho, feijão, gergelim, etc. Isso faz com que as pragas não atinjam a lavoura e quando tem alguma infestação fazemos uso de aditivos que são completamente naturais, como o uso da árvore NIM. Todo o processo vai além do cultivo do algodão, está no cuidado com o meio ambiente e com todos os seres humanos que estão envolvidos. A proposta é o cultivo de um algodão Puro e completamente 100% orgânico.

producao-algodao

Além de ser uma das culturas mais amplamente cultivadas no mundo, o cultivo de algodão convencional é um dos mais agressivos em produtos químicos. Esses produtos químicos impactam diretamente no ar, na água, no solo e na saúde das pessoas nas áreas de cultivo de algodão. Cada vez mais as pessoas estão se familiarizando com o algodão orgânico, já que sua produção é tão importante quanto o de alimentos orgânicos. Qual a análise que a Justa Trama faz da tendência atual de busca pela sociedade por alternativas orgânicas e sustentáveis?

A Justa Trama só existe por ter essa análise e pelo compromisso em convencer cada vez mais pessoas a ter um consumo responsável e buscar produtos saudáveis. Sempre denunciamos o tanto de veneno (mais de 68%) que tem no algodão convencional, essa toxicidade continua após todo o processo chegando ao produto final e isso é passado pela pele no uso  do nosso dia a dia , por isso passamos a informação para que  as pessoas tenham informação necessária para fazer suas escolhas.  

 

Quantas famílias estão envolvidas com a Justa Trama nesse processo de Economia Solidária e quais os principais benefícios para a comunidade?

Estamos em 5 Estados do Brasil,no Ceará e Mato Grosso do Sul ,está nosso Plantio do algodão ,depois passamos para Minas gerais que tese e fia nosso tecido, em Rondônia se faz os botões e Biojoias e com os resíduos têxteis as bonecas e bonecos, e no Rio Grande do Sul onde tem a confecção ,a Sede da Justa Trama e um grupo que faz com resíduos têxteis os bichos e jogos pedagógicos. Em cada Cooperativa existe uma comunidade e por estarmos unidos buscamos melhorias para cada uma. Aqui onde a Sede é situada que fica em uma comunidade bem carente estamos constantemente fazendo cursos e oficinas para Geração de Renda, palestras sobre saúde com a parceria do Posto Local, segurança da mulher, direitos, todos os assuntos que são pertinentes ao momento; nesta pandemia distribuímos Cestas básicas e Kits de higiene, mais a doação de mais de 600 máscaras, e estamos sempre em buscas de parceiros e apoiadores para que isso seja estendido a todos os Elos da Justa Trama. No total a Justa Trama é composta por 500 famílias em todo o Brasil.

algodao-flor

Quais são os principais produtos que a Justa Trama comercializa atualmente?

Nosso propósito é a comercialização de Vestuário, temos Feminino e Masculino. Estamos com uma campanha de roupas Confort para o home office e o que seria ideal para mamães em início de gestação, mas não atuamos em roupas para grávidas. Essa roupas além do apelo ecológico, são muito confortáveis. e podem ser vistas em  www.justatrama.com.br e em todas as Redes Sociais. Em segundo plano temos os tecidos, que com o surgimento das Marcas autorais cada vezes mais frequentes estamos vendendo bastante tecidos.

Gostou? Se você quer conhecer um pouco mais do trabalho da Justa Trama e apoiar essa Cooperativa não deixe de conferir o site e também suas mídias sociais:

Site Justa Trama
Instagram Justa Trama
Facebook Justa Trama

 


Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."