TAMPÃO MUCOSO NA GRAVIDEZ | TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

PUBLICADO EM 22/10/2019

tampao-mucoso

Se você acha que perdeu o tampão ou está querendo entender melhor o que é o TAMPÃO MUCOSO NA GRAVIDEZ chegou ao lugar certo. Embora perder o tampão de mucoso durante a gravidez possa ser um sintoma de que o trabalho de parto está chegando, não é o único sinal e nem o mais significativo. Ainda assim, é importante reconhecer quando você perdeu o tampão e entender os sintomas e sinais do trabalho de parto. Além disso, a perda do tampão mucoso não ocorre da mesma maneira com todas as mulheres. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o TAMPÃO MUCOSO NA GRAVIDEZ e, principalmente, quando você deve ligar para o seu médico ou ir ao hospital.

O que é o TAMPÃO MUCOSO?

tampao-mucoso-o-que-e

A gravidez é uma época de fantásticas mudanças no corpo de uma mulher, como os fluidos corporais que vão desde secreções dos mamilos até tampão mucoso que sai pela vagina.

O Tampão Mucoso é uma substância protetora com textura viscosa no canal cervical que sai da vagina no final da gravidez. Durante a gravidez, o colo do útero secreta um líquido espesso e gelatinoso para manter a área úmida e protegida. Esse líquido eventualmente se acumula e sela o canal cervical, criando um espesso tampão mucoso. Sua função é criar uma barreira e impedir que bactérias indesejadas e outras fontes de infecção viajem para o útero. Trata-se de uma maneira do seu corpo manter o bebê seguro. Nas secreções que formam o muco, existem até componentes do seu sistema imunológico, para combater qualquer bactéria. Seu tampão de muco não se forma de uma só vez e permanece a gravidez inteira, ele se regenera continuamente, sem nunca perder sua massa até o final da gravidez.

 

O TAMPÃO MUCOSO SAIU?

tampao-mucoso-saiu

Perder o tampão mucoso durante a gravidez pode ser um sinal que está chegado a tão esperada hora do parto. À medida que o colo uterino começa a se abrir mais para se preparar para o parto, o tampão mucoso é liberado na vagina.

É importante destacar que o tempo entre a perda do tampão de muco e o parto varia de mulher para mulher. Algumas mulheres que passam por um muco perceptível entram em trabalho de parto em poucas horas ou dias, enquanto outras podem demorar mais.

ENTENDA BEM O PROCESSO DE PERDA DO TAMPÃO MUCOSO

Nas semanas ou dias que antecederam o grande dia do nascimento do seu bebê, o tampão mucoso pode começar a sair. Isso acontece devido a algumas mudanças diferentes. A primeira dessas mudanças é uma mudança nos hormônios, fazendo com que o tampão de muco afine, facilitando o deslizamento. Na mesma época, o colo do útero começa a amolecer e a abrir, deixando espaço para o muco escapar. Às vezes, esse processo é incentivado anteriormente por exames vaginais ou relações sexuais. Algumas mulheres podem não perceber até que o trabalho de parto comece, ou talvez nem notem que ele saiu. Todo corpo é diferente e todo trabalho é diferente. Pode ser um aglomerado de muco de uma só vez ou uma liberação constante e viscosa ao longo de dias.

 

O TAMPÃO MUCOSO SAI ANTES OU DEPOIS DA BOLSA ESTOURAR? 

https://cursodebaba.com/images/tampao-mucoso-bolsa.jpg 

Pode acontecer ser tanto um quanto o outro evento, para algumas mulheres a ruptura da bolsa pode ocorre antes da saída do tampão mucoso.   


TAMPÃO MUCOSO TRANSPARENTE, AMARELO OU ROSA?

tampao-mucoso-cor

Quando o seu Tampão Mucoso sai assemelha-se à gelatina e geralmente é branco-amarelado, às vezes com manchas rosadas. Você também pode ver um pouco de bege ou marrom, e isso é perfeitamente normal. Mas em casos de perda de tampão mucoso seguido por sangramento ou dor ligue para seu médico imediatamente.

 

TAMPÃO MUCOSO OU CORRIMENTO?

 tampao-mucoso-corrimento

As mulheres grávidas podem ter corrimento normal durante a gravidez e confundi-lo com a liberação precoce do tampão mucoso. Então, qual a diferença entre o TAMPÃO MUCOSO OU CORRIMENTO?

 O tampão mucoso é pegajoso, gelatinoso e de cor branco amarelado, às vezes com tonalidades de rosa ou marrom, com CHEIRO SUAVE, da mesma forma que um corrimento normal. Já o corrimento normal da gravidez tende a ser fino, com cheiro suave e branco claro ou leitoso.

No caso de corrimentos que são frutos de uma infecção por fungos apresentam cor amarela ou branca, grossa e com cheiro forte. No caso da ‘vaginose bacteriana’ é produzida uma secreção com cheiro de peixe que é mais perceptível após o sexo, enquanto outras formas de secreção amarela, verde ou com mau cheiro podem sinalizar uma DST. Consulte o seu médico se suspeitar de algum tipo de infecção vaginal.

 

TAMPÃO MUCOSO E CÓLICAS

De forma geral o tampão mucoso NÃO PROVOCA CÓLICAS, no entanto, após a sua perda você poderá sentir algumas cólicas indicando que o parto está por vir. Vai variar de mulher para mulher!

 

QUANDO LIGAR PARA O MÉDICO

tampao-mucoso-ligar-medico

Perder o Tampão Mucoso geralmente não é prejudicial, mas pode indicar que uma pessoa está em risco de parto prematuro se isso ocorrer antes das 37 semanas. As mulheres grávidas devem ligar para o médico ou emergência nos seguintes casos:

 

Sangramento súbito, principalmente acompanhada de dor uterina intensa;

Desenvolver febre;

Perceber falta de movimentação do bebê na barriga ou em menor frequência que o habitual;

A bolsa do líquido amniótico estourar;

 

É interessante entrar em contato com o médico mesmo se você não tiver certeza se perdeu o tampão mucoso ou mencionar isso na próxima consulta. Se você tiver mais de 37 semanas de gravidez e não tiver nenhum sintoma que a preocupe, a perda do tampão de muco não deve ser motivo de preocupação. Mas se tiver sintomas adicionais, como sangramento significativo da vagina, contrações regulares ou achar que sua bolsa estourou, ligue para seu médico e relate o evento.

 

COMO DESCREVER O TAMPÃO MUCOSO AO SEU MÉDICO?

De maneira geral após você perder o tampão mucoso, você deverá prestar atenção na sua aparência e de quanto tempo você está na gravidez. Se você conseguir ver seu tampão de muco ou o que você supõe ser seu tampão, pense em como descrevê-lo ao seu médico em termos de tamanho, cor e aparência geral. Esses descritores podem ajudar seu médico a orientá-la sobre o que fazer em seguida.

 ASSUNTOS QUE PODEM TE INTERESSAR:

TUDO SOBRE CÓLICA NA GRAVIDEZ [GUIA PRÁTICO]

5 DICAS EFICAZES PARA EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ [GUIA PRÁTICO] 

TUDO SOBRE DEPRESSÃO PÓS PARTO, BABY BLUES E PSICOSE PÓS-PARTO

CARDÁPIO PARA BEBÊ ATÉ 1 ANO [MANUAL DAS PAPINHAS]

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."