ORIGEM DO DIA DAS MÃES [HISTÓRIA, SIGNIFICADO E CURIOSIDADES]

PUBLICADO EM 18/04/2019

origem-dia-maes

Todos os anos damos flores, procuramos um presente adequado, preparamos cartões cheios de pequenos corações para celebrar nossa mãe, mas você já se perguntou quando nasceu essa tradição?

LENDA DO DIA DAS MÃES

O Dia das Mães é um feriado mundial que homenageia às mães e que é muito esperado e comemorado de diferentes formas. Este ano de 2019 o dia das Mães será no dia 12 de maio, no segundo domingo do mês de maio como ocorre desde 1914. Muitos consideram também que além do amor e afeto, esta data também favoreceu o consumismo, já que é a segunda data depois do Natal que o comércio mais vende. As celebrações ao redor da maternidade são bem antigas, remontam aos antigos gregos e romanos, que realizavam festivais em honra das deusas mães Rhea e Cybele. Durante a Idade Média as principais referências era Maria e Eva,  
mas foi apenas no início do século XX que as mães ganharam de fato um dia específico para serem homenageadas, todo segundo domingo de maio. A ORIGEM DO DIA DAS MÃES está relacionada à história americana de Anna Jarvis.  Confira agora essa e outras curiosidades fantásticas!

 

DIA DAS MÃES NOS ESTADOS UNIDOS [ANN REEVES JARVIS E JULIA WARD HOWE]

As origens do Dia das Mães, celebradas nos Estados Unidos, datam do século XIX. Nos anos que antecederam a Guerra Civil, Ann Reeves Jarvis, da Virgínia Ocidental, ajudou a iniciar os “Clubes de Trabalho do Dia das Mães” para ensinar as mulheres locais a cuidar adequadamente de seus filhos. Esses clubes mais tarde se tornaram uma força unificadora em uma região do país ainda dividida durante a Guerra Civil. Em 1868, Jarvis organizou o “Dia da Amizade das Mães”, no qual as mães se reuniram com ex-soldados da União e da Confederação para promover a reconciliação. Outro precursor do Dia das Mães veio da abolicionista e sufragista Julia Ward Howe. Em 1870, Howe escreveu a "Proclamação do Dia das Mães", uma chamada à ação que pedia às mães que se unissem na promoção da paz mundial. Em 1873, Howe fez campanha para que o “Dia da Paz da Mãe” fosse celebrado todo dia 2 de junho.Outros pioneiros do Dia das Mães incluem Juliet Calhoun Blakely, uma ativista que inspirou um Dia das Mães local em Albion, Michigan, na década de 1870. A dupla de Mary Towles Sasseen e Frank Hering, por sua vez, ambos trabalharam para organizar um Dia das Mães no final do século XIX e início do século XX. Alguns até chamaram Hering de “o pai do dia das mães”. A ideia do feriado oficial do Dia das Mães surgiu em 1900, como resultado dos esforços de Anna Jarvis, filha de Ann Reeves Jarvis. Após a morte de sua mãe em 1905, Anna Jarvis concebeu o Dia das Mães como uma maneira de honrar os sacrifícios que as mães fizeram por seus filhos. Em 1912, muitos Estados, cidades e igrejas adotaram o Dia das Mães como um feriado anual, e Jarvis fundou a Associação Internacional do Dia das Mães para ajudar a promover sua causa. Após o sucesso de seu primeiro Dia das Mães, Jarvis, que permaneceu solteira e sem filhos durante toda a vida, argumentando que os feriados americanos eram tendenciosos em relação às realizações masculinas, ela começou uma enorme campanha de cartas para jornais e políticos proeminentes pedindo a adoção de um dia especial em homenagem à maternidade. Sua persistência valeu a pena, quando em 1914 presidente Woodrow Wilson declarou uma medida estabelecendo oficialmente o segundo domingo de maio como o Dia das Mães: “uma expressão pública de nosso amor e reverência pelas mães de nosso país”. Jarvis mais tarde denunciou a comercialização do feriado e passou a última parte de sua vida tentando removê-lo do calendário.


CURIOSIDADES ORIGEM DIA DAS MÃES

Em outras partes do mundo, essa data é comemorada no primeiro domingo de maio, como é o caso de Portugal, Moçambique, Hungria e Lituânia. 

Na França a idéia de celebrar todas as mães foi de Napoleão em 1806, mas é apenas a partir de 1926 que é considerado feriado nacional.

 

DIA DAS MÃES [ORIGEM PAGÃ]

As celebrações do dia das mães tem origens muito distantes, na verdade, deriva dos antigos ritos pagãos para celebrar o renascimento da primavera e o re-florescimento da natureza e foram chamados os dias da "Grande Mãe", símbolo da fertilidade. No Reino Unido, a tradição de celebrar a mãe começou no dia 15, quando o Domingo Materno foi celebrado no início da Quaresma, durante o qual as crianças que moravam longe de suas famílias podiam voltar para casa para a ocasião. Na época, na verdade, as crianças viviam longe das famílias, forçadas a trabalhar para ganhar a vida ou aprender um ofício.

 

DIA DAS MÃES NO BRASIL [ORIGEM DO DIA DAS MÃES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL]

O Dia das Mães no Brasil foi celebrado pela primeira vez em 12 de maio de 1918 na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. E foi 1932, durante o governo de Getúlio Vargas que o Dia das Mães passou a ser celebrado da mesma maneira que nos Estados Unidos, ou seja, em todo segundo domingo do mês de maio.

 

O QUE ESTA POR TRÁS DO DIA DAS MAES

O que muito se discute é que apesar do desejo de Jarvis ter sido realizado com a criação de uma data específica do Dia das Mães, em pouco tempo ela percebeu que essa data virou muito mais comercial do que sentimental. É certo que o Dia das Mães é a segunda data que o comércio mais lucra, só perde para o Natal. A bela história que deu origem ao Dia das Mães e toda a luta de Jarvis serviram para alavancar as vendas no comércio, por isso ela se mobilizou para pelo fim da data.

 

Veja também: FELIZ DIA DAS MÃES 2019 [MENSAGENS E FRASES EMOCIONANTES] e 10 MELHORES PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES 2019

 

 https://cursodebaba.com/presente-dia-maes/

Compartilhar
Mais Notícias