MELHORES DICAS PARA AUMENTAR LEITE MATERNO | GUIA PRÁTICO

PUBLICADO EM 27/06/2019

Você está precisando aumentar sua produção de leite materno?  Então é importante entender primeiro como o leite materno é produzido e você verá como atitudes simples podem aumentar rapidamente sua produção. Confira agora tudo o que você realmente precisa saber para AUMENTAR SUA PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO!

COMO FAZER O LEITE MATERNO DESCER MAIS RÁPIDO

aumentar-leite-materno-alimentos-comer

A descida considerável do leite ocorre após cerca de 48 horas do nascimento do bebê, que é o tempo necessário para ocorrer o aumento do hormônio prolactina na corrente sanguínea estimulando o organismo a produzir mais leite.

Normalmente na primeira gravidez o leite demora mais a descer, sendo essencial a ingestão de pelo menos 3,5 litros de líquidos por dia já que a água é o principal componente do leite.

Assegure-se de colocar o bebê para mamar a cada 2 ou 3 horas mesmo que você perceba que não está saindo leite. Este contato entre mãe e filho e estimulação das mamas favorecem a produção da prolactina e da oxitocina, que são hormônios estimulantes da produção e descida do leite. Incrível, não é mesmo?

 

ALIMENTOS PARA AUMENTAR O LEITE MATERNO

Afinal, o que comer e beber para aumentar o leite materno?

AVEIA

alimentos-aumentar-leite-materno-aveia

A aveia é o alimento mais conhecido para produção de leite materno. Acrescente aveia em suas receitas e frutas!

MAMÃO PAPAYA

alimentos-aumentar-leite-materno-mamao

A fruta que mais faz aumentar o leite materno é o mamão papaya, pode ser consumida tanto crua com iogurte e cereais como cozida.

SALMÃO

alimentos-aumentar-leite-materno-salmao

O salmão estimula a produção de leite materno, além de ser rico em ômega 3 que é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

ARROZ INTEGRAL

alimentos-aumentar-leite-materno-arroz-integral

O arroz integral também é um alimento que fornece vitaminas que melhoram a quantidade e qualidade do leite materno.

ESPINAFRE

alimentos-aumentar-leite-materno-espinafre

O Espinafre contêm ferro, cálcio e ácido fólico, são essenciais para recuperar mães anêmicas e consequentemente aumentar a produção de leite materno.

ALHO

alimentos-aumentar-leite-materno-alho

O alho é conhecido em muitos países por estimular a lactação em mães que amamentam.

ÁGUA E SUCOS

alimentos-aumentar-leite-materno-agua

A água e os sucos estimulam naturalmente a lactação aumentando o volume total de leite, além de evitar a desidratação e substituição do líquido perdido durante a lactação. BEBA MAIS ÁGUA!


COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO | ORDENHA

produzir-leite-materno-ordenhar

Para acelerar e a aumentar a produção de leite materno é essencial ordenhar mais leite da mama e fazê-lo com frequência, inclusive após as mamadas para que menos leite se acumule no peito entre as mamadas. Muitas vezes a pega e a mamada do bebê podem não estar sendo tão efetivas, o que contribui para que fique algum leite acumulado no peito e o suprimento de leite da mãe diminuirá. A ordenha pode ser feita manualmente ou com auxílio de bomba, assim permite que seja removido mais leite das mamas e, consequentemente, estimule e aumente sua produção.  

Além disso você precisa alternar o lado da mamada, mas é preciso que o bebê esvazie bem a primeira mama e só depois ofereça o segundo lado.

Outra dica importante é evitar chupetas e mamadeiras já que todas as necessidades de sucção do bebê devem ser atendidas no seio se você deseja sucesso no processo de amamentação.

Cuide-se, mamãe! Você precisa descansar nos momentos que o bebê dorme ou tira um cochilo e também manter uma dieta equilibrada rica em alimentos saudáveis.

Assim,  o que determina a produção de leite é a quantidade de vezes que o bebê mama no peito e sua efetividade, ou seja, quanto mais o bebê conseguir esvaziar suas mamas, mais leite você produzirá.  

 

QUANDO COMEÇA A PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO NA GRAVIDEZ

produzir-leite-materno-gravidez

A partir do momento em que você descobre que está grávida, seu corpo começa a receber várias mudanças principalmente hormonal. A prolactina é um hormônio que começa a agir a partir do segundo trimestre em quantidades muito superiores ao de uma pessoa normal. E se intensifica ao final da gravidez junto com o hormônio lactogênio, que é produzido na placenta. Por isso é normal produzir leite durante a gravidez, mas claro que em quantidade mínima. Mas caso você não sinta o colostro pingar ou vazar antes do nascimento do bebê, não se preocupe, também é absolutamente normal. Com certeza ele vai aparecer em torno de 48 horas depois do parto!

 

REMÉDIO AUMENTAR LEITE MATERNO

É comum o uso do medicamento Plasil e outros para ajudar a aumentar a produção do leite materno, mas só podem ser receitados após uma avaliação médica uma vez que há contraindicações e possíveis efeitos colaterais tanto na mamãe quanto no bebê. Não se auto medique!  

 Veja também: COMO AMAMENTAR CORRETAMENTE | GUIA PRÁTICO

TUDO SOBRE A CÓLICA NO RECÉM-NASCIDO | GUIA PRÁTICO

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."