CURSO DE BABÁ
NOTÍCIAS DEPOIMENTOS DOS NOSSOS ALUNOS VANTAGENS DO CURSO ÁREA DO ALUNO

10 DICAS DE COMO SER UMA ÓTIMA BABÁ

PUBLICADO EM 26/02/2017



Para ser uma ótima babá é preciso muito trabalho, cuidado e criatividade. Você precisa conhecer as regras, como manter as crianças entretidas e o que fazer em uma situação de emergência.
Caso seja seu primeiro trabalho como babá ou você já trabalhe há alguns anos, listamos 10 dicas de como ser uma ótima babá.

1) Entenda seu nível de conforto
Antes de qualquer coisa é importante você conhecer suas próprias limitações. Pergunte aos pais com cuidado e discrição, o que eles esperam de uma babá. Dessa forma, ajudará você entender se conseguirá atender as necessidades dessa família. Não se esqueça de perguntar quantas crianças você atenderá e a idade.

2) Manter aberta a comunicação com os pais
Quando você está trabalhando como babá, não pense que você precisa descobrir tudo sozinha, sempre pergunte aos pais o que tiver dúvida e os problemas que está enfrentando. Pode ser algo simples como “Onde estão os talheres do bebê? ou, mais difícil como “Tenho feito de tudo, porém o bebê não se acalma”. É importante que você transpareça suas preocupações e dúvida, sem dúvida é uma forma de criar confiança na relação de vocês.

3) Esteja preparado para tudo
Sua prioridade número um ,como uma babá ,é manter a criança que você está atendendo segura. Manter uma lista de números de telefones, atualizados, importantes na mão em todos os momentos e pergunte para a família para quem ligar em uma situação emergencial. Peça uma lista de possíveis alergias da criança (comida, animal de estimação e outros tipos) e o que você precisa fazer em caso de uma reação alérgica. Saiba que tipos de brinquedos e alimentos são perigosos para que você possa evitá-los. Tente manter a calma e o equilíbrio caso surja uma situação emergencial.

4) Seja bem informado
A preparação não se limita a números de emergência e checar apenas se a criança é alérgica, é importante realizar cursos próprios de capacitação para babás e descobrir inúmeras formas de prever situações perigosas.

5) Seja organizado
É importante manter uma rotina no cotidiano da criança, isso pode ser feito com o auxílio dos pais que já devem ter os horarios definidos de refeições das crianças e do momento do sono.


6) Seja ativo e divirta-se
Pode parecer fácil de entreter uma criança, colocando-as na frente da TV ou tela do computador. Uma ótima babá, porém, envolverá a criança em outras atividades. Primeiramente, respeite as regras dos pais sobre as atividades a serem desenvolvidas com a criança. Pergunte se você pode levar a criança em um parque infantil, quais são seus brinquedos favoritos, e quais jogos e eletrônicos estão fora do aceitável. Em seguida, planeje quais atividades são melhores para manter sua criança ativa e se divertindo.


7) Reforce regras e limites
As crianças se sentem melhor com regras e limites, pois ajudam a ensinar as crianças auto-disciplina e auto-controle. Descubra as regras da casa e ajude as crianças a cumpri-las, mas tenha bom senso e saiba quando é possível \"quebrar\" as regras, como contar uma história a mais antes de deitar. Você ganhará o respeito do pai e da criança se for responsável e confiável.

8) Fique atento
Há perigos dentro e fora da casa, fique sempre perto da criança que você está assistindo. Se você estiver no playground, guardar o seu telefone celular. Mantenha seu olho no garoto, não na tela.

9) Seja aberto à crítica
Há uma chance que você pode fazer algo que perturbe ou preocupa um pai. Esteja aberto a suas preocupações. Pergunte como você pode fazer um trabalho melhor e tranquilizá-los que você não vai cometer os mesmos erros.

10) Seja gentil e atenciosa
Uma ótima babá é simpática e gentil com a criança que estão cuidando, mesmo quando é preciso impor limites. As crianças são resistentes e frágeis, também são teimosos e impressionáveis. Lembre-se, eles ainda estão aprendendo e crescendo. Seja compreensivo com seus erros. Empreste uma orelha simpática quando eles estão chateados. Seja cuidadoso e deixe a criança saber que você é sua confidente.