PORTAL DE NOTÍCIAS

A IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A LEITURA SIGNIFICATIVA

PUBLICADO EM 01/07/2020

Neste post você vai encontrar:

https://cursodebaba.com/images/eunolivro.jpg

As histórias têm o poder de trazer emoções à vida e ajudar as crianças a entender seus próprios sentimentos e os dos outros. Os livros infantis personalizados transformam uma criança em protagonista da história promovendo diversos benefícios essenciais para seu desenvolvimento. As diferentes maneiras de adicionar detalhes pessoais aos livros infantis influenciam a maneira como as crianças consideram seu relacionamento com eles.

A atenção das crianças ao 'eu' pode ser aproveitada para aumentar a confiança, a autoestima e o sentimento de pertencer ao mundo dos livros. Quando as crianças veem o seu nome ou a foto em um livro, o interesse pela leitura é instantâneo.

Roberto Naddeo, criador e desenvolvedor da EUnoLIVRO define que o objetivo da plataforma criada em 2016 é transmitir valores importantes para a criança e incentivar o prazer pela leitura através de um livro personalizado. Veja como surgiu a ideia do livro personalizado: '...eu vi na internet uma empresa europeia que criava livros personalizados. Eu achei a ideia incrível e imediatamente comprei um livro para o meu filho. Aguardei ansiosamente a chegada e, quando finalmente entreguei a surpresa para ele, veio a frustração. Ele não se empolgou com o livro. Apesar de ter o nome dele na história, ele não se sentiu "fisgado" pelo livro.'

Então, Roberto Naddeo pensou em como poderia criar um livro personalizado que as crianças realmente se interessassem. Optou por participar de cada etapa do processo de criação do seu primeiro livro 'Eu e o Dragão", corrigindo os erros que havia identificado no livro europeu e incluindo mais opções de personagens que fazem parte da vida das crianças. 'Construí a história baseada em questões importantes para uma criança de 4 a 7 anos (afinal, eu tinha um dentro de casa): medo, amizade, tolerância...', explica o idealizador.

eunolivro2

E conseguiu o resultado que esperava em casa: 'Resolvi testar a história com o Luca. Uma noite eu li para ele. Ele ficou assustado. Era como se magicamente as coisas que ele achava que só ele conhecia estavam sendo faladas para ele. Foi nesse momento que eu percebi que o projeto tinha futuro. Realmente eu tinha conseguido fazer com que a distância entre a realidade e a ficção quase desaparecessem: meu filho era realmente um personagem de um livro.'

Para pais e educadores que desejam oferecer os livros da EUnoLIVRO, Roberto explica: 'O funcionamento é bem simples. Quem quiser presentear uma criança deve acessar eunolivro.com.br, escolher o título que mais agrada e preencher algumas informações sobre a criança. As informações vêm automaticamente para nós e o texto é todo customizado para cada criança, com as informações que recebemos. Nosso sistema também ajusta as imagens de acordo com cada criança e o livro segue para impressão. Depois de impresso o livro é enviado pelos correios para o cliente. Normalmente esse processo leva de 5 a 10 dias, dependendo da cidade onde a pessoa mora.'


Quais ferramentas estão disponíveis para a criação dos personagens e histórias?

Tentamos fazer de tudo para facilitar o processo de criação e tornar o livro o mais inesquecível possível. Durante o preenchimento, a pessoa pode criar um "avatar" da criança. Assim as ilustrações ficam bem parecidas com a criança. Muitas vezes, quando temos casos de crianças com necessidades especiais, fazemos uma personalização super detalhada, criando uma ilustração única (nesses casos o EUnoLIVRO não cobra o livro). Já fizemos ilustrações de crianças cadeirantes, com tapa-olho, andador etc. Por fim, no final do preenchimento, a pessoa pode ver exatamente o texto do livro dela, para ter certeza de que a história ficou do jeito que ela esperava. Por fim, ainda que o processo seja automatizado, no final, há uma revisão manual de todos os livros para confirmar se tudo ficou da melhor forma.

Roberto Naddeo enfatiza que ganhar um livro personalizado da EUnoLIVRO é um presente que as crianças não esquecem: 'Existem milhares de livros excelentes, mas raros são os que tocam a criança a ponto de fazê-las chorar de felicidade. Hoje acumulamos histórias emocionantes de crianças que dormem abraçadas com o livro, de famílias que choram juntas lendo a história... Fazemos o que fazemos por amor e é o amor que recebemos de volta que nos faz continuar'.

Em meio a todas as restrições impostas pela pandemia de COVID-19 nada mais apropriado que oferecer às crianças um conteúdo criativo e que de fato as entreterá, proporcionando uma fuga necessária aos mundos divertidos e mágicos da imaginação. Nesse contexto, Roberto Naddeo declara: 'Os livros personalizados são uma excelente porta de entrada para o mundo da leitura. Podem também ser um maravilhoso presente, no melhor sentido da palavra. Se você tem que presentear uma criança à distância, porque não o fazer mostrando que você se importa com ela a ponto de criar um presente exclusivo? Nessa época de ressignificação de tanta coisa (emprego, escola, amizades etc), repense o que é um presente. O valor está no preço que você pagou ou no impacto que o presente terá na vida da pessoa?'.

Os benefícios da leitura de um livro personalizado vão muito além da alfabetização: a empatia que sentimos pelos personagens, refletindo diretamente na relação que temos com as pessoas ao nosso redor. A personalização pode ter um impacto positivo no engajamento, confiança e ambição na aprendizagem das crianças.


Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."