Neste post você vai encontrar:
Os ditados populares são frases e provérbios que são passados de geração em geração com o intuito de oferecer sabedoria e lições de moral. A maioria deles servem como verdadeiros e ricos conselhos para as mais variadas situações do cotidiano. Reunimos uma lista incrível com os MELHORES DITADOS POPULARES NORDESTINOS de nosso país, vamos conferir?
DITADOS POPULARES NORDESTINOS Os ditados populares nordestinos são diversos e revelam a personalidade forte de seu povo e são muito apreciados no Brasil. Vamos conhecê-los?
A amar e a rezar ninguém se pode obrigar. A bom entendedor meia palavra basta. A bom gato, bom rato. A cavalo dado não se olham os dentes. A César o que é de César, a Deus o que é de Deus. A corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco. A justiça tarda, mas não falta. A mentira tem pernas curtas. A necessidade ensina a lebre a correr. A noite é boa conselheira. À noite todos gatos são pardos. A ocasião faz o ladrão. A primeira pancada é que mata a cobra. A santo que não conheço, não rezo nem ofereço. Água e conselho só se dão a quem pede. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Águas passadas não movem moinhos. Amigo disfarçado, inimigo dobrado. Amigos, amigos; negócios, à parte. Amizade remendada, café requentado. Amor com amor se paga. Antes calar que mal falar. Antes causar inveja que dó. Antes perder a lã que a ovelha. Antes só do que mal acompanhado. Antes tarde do que nunca. Ao rico não faltes, ao pobre não prometas. Aqui se faz, aqui se paga. As paredes têm ouvidos. As rosas caem os espinhos ficam. Bara baixo, todos os santos ajudam. Beleza não se põe a mesa. Boi ladrão não amanhece em roça. Cada cabeça, uma sentença. Cada louco com sua mania. Cada macaco no seu galho. Cada qual com seu igual. Cada qual sabe onde lhe doem os calos. Cada qual sabe onde os calos apertam. Cada um dá o que tem. Caiu na rede é peixe. Candeia que vai à frente alumia duas vezes. Cão que ladra não morde. Casa o filho quando quiseres, a filha quando puderes. Coice de égua não machuca cavalo. De algodão velho não se faz bom pano. De boas intenções o inferno está cheio. De graça só relógio trabalha, e assim mesmo quer corda. De grão em grão a galinha enche o papo. De janeiro a janeiro o dinheiro é do banqueiro. De médico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco. De pensar morreu um burro. De pequenino se torce o pepino. De tostão em tostão vai-se ao milhão. Desgraça pouca é bobagem. Desgraça pouca é bobagem. Devagar com o andor, que o santo é de barro. Devagar se vai ao longe. Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és Do homem é o errar, da besta, o teimar. Dois bicudos não se beijam. Dos males, o menor. |
MAIS DITADOS POPULARES NORDESTINOS
É leve o fardo no ombro alheio. É mais fácil prometer do que dar. É melhor prevenir do que remediar. É na sela que o burro conhece o cavaleiro. É nos tempos maus que se conhecem os bons amigos. Em pé de pobre é que o sapato aperta. Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Errando é que se aprende. Escreveu não leu, o pau comeu. Faça o bem sem olhar a quem. Feio é roubar e não poder carregar. Filho de peixe, peixinho é. Gaivotas em terra tempestade no mar. Galinha que canta é que é a dona dos ovos. Gato escaldado tem medo de água fria. Homem prevenido vale por dois Homem sem dinheiro é um violão sem cordas. Leite de vaca não mata bezerro. Macaco velho não mete a mão em cumbuca. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Mais vale um pé do que duas muletas. Mulher de cabelo na venta nem o diabo aguenta. Nada como um dia depois do outro. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Não é o sol que faz a sombra. Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam. Não há domingo sem missa, nem segunda sem preguiça. Nem tudo o que balança cai. Nem tudo o que luz é ouro. Ninguém diga: desta água não beberei. Ninguém fica para semente. Ninguém toca flauta e chupa cana ao mesmo tempo. O barato sai caro. O carro não anda diante dos bois. O castigo anda a cavalo. O feitiço costuma virar contra o feiticeiro. O prometido é devido. O que os olhos não veem o coração não sente. O seguro morreu de velho. O sol nasce para todos, a lua para quem merece. Olho por olho dente por dente. Onde como um, comem dois. Onde há fumaça, há fogo. Panela que muitos mexem foi sempre mal temperada. Para bom entendedor meia palavra basta. Pé de galinha não mata pinto. Pedra que rola não cria limo. Pela boca morre o peixe. Pior cego é o que não quer ver. Pratica o Bem sem olhar a quem Primeiro a obrigação, depois a devoção. Quando um burro fala, o outro baixa as orelhas. Quem nasceu para dez réis não chega a vintém. Quem nasceu para tatu morre cavando. Se a esmola é grande o santo desconfia. Uma mão lava a outra. Urubu quando está infeliz cai de costas e quebra o nariz. Vê-se pela aragem quem vai na carruagem. |
55+ MELHORES DITADOS POPULARES ENGRAÇADOS
53+ MELHORES ADIVINHAS 'O QUE É O QUE É'
"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."