PORTAL DE NOTÍCIAS

COMO IDENTIFICAR QUE SEU FILHO PRECISA DE PSICOTERAPIA

PUBLICADO EM 26/06/2020

CRISTIANE SCHUMANN

  • Psicóloga(CRP:04/28.161)
  • Diretora da Clínica Casule
  • Doutora e Mestre em Saúde,
  • Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental e em Políticas e Pesquisas em Saúde Coletiva.

JÉSSICA RODRIGUES

  • Psicóloga Infantil(CRP:04/48672)
  • Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental

Todas as crianças têm altos e baixos emocionais: períodos de mau humor, dificuldades sociais e escolares, ansiedades e inseguranças, que são esperados à medida que a criança cresce. Esses desafios normais de desenvolvimento podem exigir que seu filho mude de perspectiva ou aprenda novas habilidades. Mas como saber se seu filho está lidando com algo mais sério? E quando você deve procurar ajuda profissional?

Convidamos a Psicóloga e Diretora da Clínica CasuleCristiane Schumann e a Psicóloga Infantil Jéssica Rodrigues para esclarecer esta e outras dúvidas sobre os aspectos psicológicos das crianças e adolescentes. Confira um pouco da nossa entrevista abaixo:

Muitos pais têm dúvidas sobre quando procurar ajuda de um psicólogo para sua criança ou adolescente. Em que momento se deve buscar o auxílio de um profissional?

A infância é uma fase marcada por transformações e crescimentos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. É uma fase do desenvolvimento e maturação neurocognitiva de grande importância.

Crianças e adolescentes nem sempre conseguem expressar verbalmente o que estão sentindo ou pensando, mas apresentam sinais que podem detectar que algo não vai bem e que precisam da ajuda de um profissional. A família precisa estar atenta as respostas comportamentais e emocionais.

Os motivos para buscar a Psicoterapia na infância e adolescência são diversos, os mais comuns são:

crianca

• Baixo rendimento escolar

• Timidez excessiva

• Mudanças súbitas de humor

• Dificuldade de interação

• Separação os pais

• Distúrbios alimentares

• Enurese ou encoprese

• Agressividade

• Agitação

• Medo exacerbado

• Dificuldade de aprendizagem

• Distúrbio do sono

A psicoterapia infantil é um caminho para ajudar a criança a lidar com essas questões. Estimular para que aprendam a lidar de forma funcional com o conjunto de emoções, pensamentos e comportamentos desencadeados nas mais diversas situações.

O Psicoterapeuta Infantil não atua apenas no tratamento, mas também na prevenção, com o conhecimento e ações específicas. Podendo atuar na orientação de pais/responsáveis para que a família conduza de melhor forma algumas situações e problemas que são do cotidiano.

crianca3


Como funciona a psicoterapia para crianças e adolescentes?

Há muitas dúvidas relacionadas as metodologias adotadas no processo de Psicoterapia na infância e adolescência. Deve-se considerar cuidadosamente a idade, bem como as habilidades sociocognitivas e adaptar o nível de intervenção à idade e as capacidades do seu desenvolvimento.

A Psicoterapia com crianças e adolescentes é sim diferente da que acontece com adultos. Para expressar suas emoções os adultos recorrem à fala como sua principal forma de expressão, já as crianças têm capacidades, limitações, preferências e interesses diferentes e se expressam melhor através do lúdico.

As primeiras sessões são realizadas com a família no intuito de colher informações sobre a história e desenvolvimento da criança, compreender a dinâmica familiar e a apresentação das principais queixas.

As sessões seguintes são realizadas com a crianças/adolescente. O objetivo inicial é estabelecer um vínculo de confiança entre o profissional e o paciente. A criança deve se sentir à vontade, deve ser acolhida e ouvida.

Baseada em recursos lúdicos como jogos, desenhos e histórias, o Psicoterapeuta observa como a criança se expressa, como lida com situações do cotidiano, como reage as frustações, perdas e expectativas.

O brincar é um meio de comunicação e de intervenção no processo psicoterapêutico. Para acessar as formas de pensar da criança, o brinquedo é utilizado para trabalhar cognições, emoções e comportamentos. Por meio das atividades lúdicas, a criança formula variados conceitos e consegue relacionar ideias.

É fundamental o apoio e a participação ativa da família para que o processo psicoterápico tenha melhores resultados, seguindo as orientações do profissional.

A escola também pode ter um papel importante nesse processo.

A Psicoterapia online é uma realidade e diante de uma situação atípica como a que estamos vivenciando com a disseminação do COVID-19 e o isolamento social, sendo uma medida de autocuidado e cuidado com o outro, pode ser uma alternativa necessária. 

Para a realização de atendimentos online com crianças e adolescentes, utilizamos recursos lúdicos (jogos, histórias, vídeos, aplicativos etc) que a própria tecnologia nos oferece. Algumas vezes, o tempo de sessão precisa ser ajustado pois acaba sendo cansativo para a criança passar 45 min em frente à uma tela. Contamos também com a colaboração dos pais, tanto no sentido de providenciarem o material necessário antes que a sessão aconteça, quanto para darem o suporte e ao mesmo tempo, o sigilo necessário para a realização da sessão. Tudo é pensado com antecedência para que a terapia funcione o máximo possível como funcionaria no atendimento presencial. Algumas vezes, enviamos kits terapêuticos para a casa do paciente para facilitar o nosso trabalho.

 

Quais são os benefícios da Psicoterapia Infantil?

A Psicoterapia Infantil tem muitos benefícios, auxilia na capacidade da criança em lidar com os sentimentos e emoções, bem como identificá-los naqueles que o cercam, promovendo a inteligência emocional, maior autoestima, melhorando a capacidade de comunicação, resiliência e autonomia.

Além desses, há outras vantagens que justificam a busca pela ajuda profissional, como:

https://cursodebaba.com/images/crianca4.jpg

• Melhora em comportamentos inadequados

• Maior tempo de espera e atenção

• Desenvolvimento de Repertório de Enfrentamento

• Ampliação de recursos para lidar com situações difíceis

• Aumenta a capacidade de desenvolvimento de habilidades emocionais

• Redução da ansiedade

• Aumento do rendimento escolar

• Promove a integração social da criança

• Melhor relacionamento familiar

A experiência ganha na psicoterapia é da criança, feita para ela, porém, evidentemente, toda a família se beneficia do processo terapêutico.

 

Estamos vivendo tempos difíceis em meio à pandemia de COVID-19 e o momento exige atenção, paciência e muita solidariedade. Qual o papel da Casule nesse contexto atual?

A Casule possui um canal no Youtube (Veja o vídeo de abertura do canal abaixo) que atualmente conta com quase 80 mil inscritos e tem mais de 3.5 milhões de visualizações. Disponibilizamos vídeos sobre psicologia, nutrição, educação, autodesenvolvimento e saúde mental, tanto para crianças e adolescentes, como para adultos, casais e famílias". Além dos vídeos gratuitos, a Casule disponibiliza em seu blog uma média de 15 textos por mês com as mesmas temáticas elencadas acima. e também ebooks sobre diversos assuntos atuais, com foco no tratamento.

Além destas iniciativas, com a Pandemia de 2020, a Casule iniciou um novo projeto gratuito com o intuito de auxiliar pessoas e a diminuir o sofrimento psíquico dos brasileiros; profissionais da Casule gravam áudios diários sobre saúde mental e/ou saúde geral e disponibiliza para àqueles que desejam participar da lista de transmissão dos mesmos 



Qual o recado ou conselho que a Casule pode oferecer aos pais nesse momento? Qual a melhor forma de lidar com as dificuldades enfrentadas pelos filhos nesse cenário de reclusão social, medos e incertezas?

O cenário que estamos vivenciando com a disseminação do COVID-19 é um problema que impacta a vida de todos, incluindo as crianças.

Sabemos que diante disso, muitas dúvidas podem surgir, medos, inseguranças e preocupações. As crianças tem o direito a informações verdadeiras sobre o que está acontecendo, e os adultos precisam ter a responsabilidade de como passá-las.

https://cursodebaba.com/images/casule-covid.jpg.jpg

• Comece convidando a criança a falar sobre o assunto;

• Faça perguntas abertamente;

• Seja bom ouvinte;

• Use uma linguagem apropriada para a idade;

• É fundamental conversar sobre o assunto para que a criança   não se sinta vulnerável aos próprios pensamentos;

• Observe suas reações;

• Seja sensível ao seu nível de ansiedade.

• Não minimize ou se esquive das preocupações da criança, assegure-se a reconhecer os sentimentos dela.

Se for menor e ainda não ouviu falar sobre, os pais vão precisar levantar a questão. Fale sobre boas práticas de higiene sem introduzir novos medos.

Ficar em casa sem poder sair, sem escola e com toda a alteração na rotina é desafiador para as crianças e as famílias.  É importante ajudar a criança a lidar com o estresse e criar oportunidade para relaxar.

Cria uma rotina com atividades, brincadeiras e estudos ajudando na organização da criança.

Aproveitem o tempo junto e a oportunidade de se conectar aos filhos. Façam desenhos, pinturas, massinha, culinária, jogos, brincadeiras, contem histórias de quando eram pequenos, mostre fotos, pratiquem a esperança: faça uma lista de coisas que irão fazer depois dessa fase.


crianca-feliz


Conforme mencionado pelas psicólogas, a psicoterapia pode ajudar a criança/ adolescente e a família a aprender novas habilidades de enfrentamento e estratégias diferentes para lidar com os problemas e desafios. Muitas vezes, os adultos gostam de pensar na infância como um tempo despreocupado, cheio de diversão e alegria, mas isso não é verdade para todas as crianças. As crianças são suscetíveis aos mesmos problemas emocionais de saúde e transtornos de humor que afetam os adultos. Assim, o aconselhamento psicológico pode ajudar com muitos desses problemas e levar a uma infância mais feliz e saudável.

Quer saber como agendar uma consulta na Casule? 

Acesse www.casule.com ou pelos nossos telefones/whatsapp (32) 99950-4145   (32) 3026-4440.

https://cursodebaba.com/images/logo-casule.jpg Blog Casule
https://cursodebaba.com/images/instagram casule.png Instagram Casule
https://cursodebaba.com/images/facebook casule.png Facebook Casule

 


Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."