COMO AMAMENTAR CORRETAMENTE: PASSO A PASSO [GUIA PRÁTICO]

PUBLICADO EM 21/03/2019

Aprender a amamentar o bebê de maneira confortável e eficaz pode exigir um pouco de persistência e paciência, mas o ato de amamentar na verdade é bastante simples. Veja aqui um guia passo a passo sobre COMO AMAMENTAR corretamente seu bebê! 

como amamentar corretamente

Logo após o nascimento do bebê, a recomendação médica é amamentá-lo dentro de alguns minutos após o nascimento com o objetivo de oferecer um contato íntimo e imediato pele a pele mamãe bebê. É a partir deste momento que o vínculo entre ambos começa a se fortalecer. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a amamentação exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida do bebê, depois a introdução dos sólidos como um suplemento e continuando a amamentar 2 anos ou mais. Tudo muito bonito e perfeito na teoria, porém quando chega a hora de começar a amamentar muitas novas mães sofrem bastante no começo. É preciso entender que apesar de ser um ato natural ninguém nasce sabendo amamentar, por isso é preciso aprender. Esse processo nem sempre é fácil e pode levar algum tempo para a mãe aprender e se adaptar, exigindo muita paciência e persistência. Hoje, nosso post é oferecer um passo passo sem rodeios e prático para deixar este processo mais fácil e rápido para as novas mamães que desejam sucesso na amamentação.  Vamos conferir?  

PASSO 1: PROCURE POR SINAIS DE FOME EM SEU BEBÊ ANTES DO CHORO

Quando o bebê está com fome, só o ato de passar um dedo em sua bochecha já é suficiente para que ele tente virar a cabeça. Ele pode também colocar as mãos na boca ou fazer sons de sucção.  

PASSO 2: COLOQUE O BEBÊ EM UMA POSIÇÃO DE AMAMENTAÇÃO

Leve o bebê para perto de você em qualquer posição de amamentação que seja mais confortável para ambos e pode também usar uma almofada de amamentação como apoio. Veja algumas posições:

https://cursodebaba.com/images/como-amamentar-posicoes-sentada-classica.jpg

PASSO 4: PEGA CORRETA

Para garantir que o bebê faça a pega correta, segure delicadamente seus dedos em forma de V ao redor da aréola. Você precisa se atentar para que o lábio inferior do bebê fique bem abaixo do mamilo (e virado para fora), de modo que seu bebê abra bem a boca para abocanhar em cheio sua aréola e não só o bico.  

https://cursodebaba.com/images/como-amamentar-posicoes.jpg

PASSO 5: TRAVA DE AMAMENTAÇÃO

A trava de amamentação é o momento em que o bebê leva a aréola para dentro da boca e “trava”. Essa trava é fundamental para garantir que o bebê receba leite suficiente e a amamentação não provoque dor.  

https://cursodebaba.com/images/como-amamentar-posicoes-sentada-pega.jpg

PASSO 6: ESVAZIE UMA MAMA PRIMEIRO

Não é preciso contar os minutos, você pode deixar seu bebê no primeiro seio até que esvazie bem e depois ofereça o segundo.  Dicas finais: procure evitar o uso de chupetas principalmente nos primeiros 2 meses, pois a mesma pode enganar a fome e roubar energia do bebê. Outro detalhe é observar se as narinas do bebê estão livres, ou seja, se o seio não está tampando o nariz do bebê.

https://cursodebaba.com/images/como-amamentar-pega.jpg


COMO AMAMENTAR GÊMEOS

https://cursodebaba.com/images/como-amamentar-gemeos.jpg


Será que dobrar as bocas para alimentar significa dobrar o problema de alimentação? Você é mãe de gêmeos e está preocupada com os desafios que enfrentará com a amamentação dupla? E não é por mesmo: você tem duas bocas para alimentar, dois bebês para equilibrar e três pessoas que precisam aprendem juntas todo o processo da amamentação. Assim que você entrar no ritmo de amamentar seus bebês e se adaptar descobrirá que não é apenas possível, mas duplamente recompensador. Nas primeiras semanas, os bebês precisam ser amamentados de oito a 12 vezes por dia, o que significa que você deve amamentá-lo a cada 3 horas pelo menos. Os bebês fica mamando em torno de 30 minutos mais ou menos. Isso se divide em cerca de uma vez a cada duas a três horas, dia e noite. Principalmente no início amamente seus gêmeos no mesmo horário para começar a criar uma rotina próxima para ambos. Independente do sucesso que você esteja tendo em amamentá-los, é comum que um deles necessite ser amamentado com mais frequência. O importante é  garantir que cada bebê seja bem alimentado em cada mamada esvaziando bem a mama.

Dicas e posições para alimentar gêmeos ao mesmo tempo

https://cursodebaba.com/images/como-amamentar-gemeos.jpg

A primeira coisa que você vai precisar é de um travesseiro de amamentação para gêmeos, isso facilitará posicionar seus gêmeos. Deixe a almofada ou travesseiro de amamentação bem encaixado em volta de sua cintura e posicione os bebês um de cada vez no travesseiro, depois prenda. Peça ajuda a alguém para lhe entregar os bebês um a um para você acomodá-los de forma confortável.No caso de Trigêmeos ou mais, o ideal amamentar dois de cada vez e, em seguida, amamentar o terceiro bebê, lembrando-se de trocar o bebê que recebe o amamenta sozinho na próxima mamada. Mas faça o que for melhor para você e seu bebê, se precisar oferecer uma mamadeira para o terceiro (ou da sequência) enquanto estiver amamentando o(s) outro(s) fique tranquila e não se culpe. Afinal você é uma só e amamentação é só uma das inúmeras preocupaçãos e afezeres na maternidade.  

Veja também: As 7+ MELHORES ALMOFADAS DE AMAMENTAÇÃO [SAIBA A MELHOR PARA VOCÊ!]

E ainda:

10 + DICAS DE AMAMENTAÇÃO RECÉM-NASCIDO

 

Compartilhar
Mais Notícias