PORTAL DE NOTÍCIAS

55+ MELHORES BRINCADEIRAS E ATIVIDADES PARA A QUARENTENA

PUBLICADO EM 07/05/2020

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpg

À medida que avançamos no mundo do distanciamento e da quarentena social, os recursos destinados a manter seus filhos ocupados e também a ajudá-los a aprender são mais procurados. Graças à inovação e ao rápido trabalho de algumas das melhores instituições, artistas, editoras, especialistas e educadores do país, um tesouro de ofertas que alcançam esses dois objetivos está a apenas um clique de distância. Os especialistas em saúde infantil alertam para o excesso de tempo na tela e incentivam a definir uma rotina diária que inclui: atividades de aprendizado, atividades físicas e atividades recreativas. O estresse e a solidão podem ser uma mistura particularmente ruim, todos nós queremos que nossas famílias fiquem fisicamente saudáveis, mas também precisamos nos manter mentalmente saudáveis, e não devemos ignorar a importância da amizade durante esse período especialmente desafiador. Por isso sugerimos o uso de ferramentas de videoconferências (Facetime, Google Duo, Discord, etc) para conectar crianças a familiares e amigos.

Reunimos uma lista incrível contendo 55+ MELHORES BRINCADEIRAS E ATIVIDADES PARA A QUARENTENA para crianças de todas as idades, que vão desde brincadeiras de Bolinhas de Sabão até Passeios Virtuais pelo mundo. Aproveite!

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES | CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

CHOCALHOS DIFERENTES

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educacao-infantil1-chocalho.jpg

Guarde garrafas pequenas tipo Pet, você pode criar diferentes tipos chocalhos com elas. Você pode colocar dentro milho de pipoca, areia (você colorir a areia com corantes específicos), mistura de água com glitter, lantejoulas, estrelinhas e afins, feijão, arroz, macarrão ou o que preferir. O efeito que esses chocalhos causam nos bebês a partir de 4 meses e nas crianças pequenas é encantadorelas simplesmente se apaixonam! A partir dos 2 anos elas mesmas podem ajudar você na confecção dos chocalhos.

 

CAIXA SURPRESA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educacao-infantil-caixa-surpresa.jpg

A Caixa Surpresa é uma das brincadeiras favoritas para crianças de 2 e 3 anos. Você pode encapar uma caixa de sapatos com desenhos feitos pelas próprias crianças e colocar dentro materiais diversos: bichos de pelúcias, um porta-retratos, uma garrafinha de plástico, uma colher, um óculos de brinquedo, e o que desejar! Faça um orifício grande o suficiente para que a criança consiga inserir a mão e pegue o objeto, estimulando sempre sua imaginação, reflexão, vocabulário, fazendo perguntas que os incentivem a adivinhar o que tem lá dentro.

 

CAIXINHA DAS SENSAÇÕES

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-criancas-4-anos-sensoriais.jpg

Com o intuito de trabalhar as diferentes sensações esta brincadeira é um verdadeiro sucesso entre as crianças. A ideia é parecida com a Caixa Surpresa que vimos anteriormente, mas agora além da imaginação e curiosidade são despertados sensações e sentidos diversos nas crianças. O que colocar dentro da caixa? Deixe a criatividade fluir, o objetivo é fornecer diferentes sensações através de texturas variadas: lixas, botões, massinha gelatinosa, pedaços de plástico bolha, zíper, etc. O objetivo da brincadeira é que a criança consiga adivinhar o que pegou nas mãos, sendo que cada criança tem que pegar um objeto apenas e é importante também que esteja com os olhos vendados para dar mais emoção. É uma brincadeira que pode ser feita tanto com 1 ou mais crianças da mesma família.

LETRAS E NÚMEROS COLORIDOS

https://cursodebaba.com/images/coordenacao-motora-fina.jpg

Um banho de cor é uma maneira maravilhosa de se divertir enquanto aprende os nomes das cores, além de letrinhas e números! Tudo que você precisa é imprimir ou desenhar o que desenha trabalhar com a criança e ajudá-los a colorir com (giz de cera ou tinta guache são ótimas opções para crianças menores).

 TRAVA-LÍNGUAS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-criancas-4-anos-imaginacao.jpg

Os  Trava-línguas são muito explorados dentro das brincadeiras da Educação Infantil para crianças a partir de 3 anos. São divertidas brincadeiras lúdicas de origem folclórica que as crianças encaram como verdadeiros desafios. Os Trava-línguas estimulam a linguagem oral, sua pronúncia correta, a memória, a desenvoltura e a imaginação das crianças. Confira alguns exemplos:

NINHO DE MAFAGAFOS

'Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será'

O RATO

'O rato roeu a roupa do rei do Roma'

'Três tigres tristes para três pratos de trigo,

 Três pratos de trigo para três tigres tristes'

 

DOCE

O doce perguntou pro doce

Qual é o doce mais doce

Que o doce de batata-doce.

O doce respondeu pro doce

Que o doce mais doce que

O doce de batata-doce

É o doce de doce de batata-doce.

 

 PIRULITO QUE BATE BATE

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-cantadas-pirulito-bate.jpg

As brincadeiras cantadas são muito importantes para o desenvolvimento emocional, físico, social e cognitivo das crianças. Quem nunca brincou de 'Pirulito bate bate' ? É uma das brincadeiras cantadas mais conhecidas! Ao som de muitas palmas as crianças cantam:

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela (sinal indicativo apontando para frente)

Quem gosta dela sou eu (sinal indicativo apontando para si mesmo)

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que eu gostava

Não gostava como eu (sinal indicativo de negação)

 

BOLHA DE SABÃO

https://cursodebaba.com/images/bolha-sabao.jpg

Você pode fazer bolhas de espuma em segundos, mas seu filho vai se divertir muito com isso. É uma das coisas mais simples a se fazer com crianças pequenas em casa, que também acalma e melhora o desenvolvimento sensorial.

 

CHICOTINHO QUEIMADO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-rua-chicotinho.jpg

Uma criança é escolhida para esconder o chicotinho enquanto as outras devem ficar com os olhos fechados ou de costas para não olhar. Quando a criança que escondeu o chicotinho gritar 'Chicotinho Queimado', as demais podem olhar e começar a procurar. A criança que escondeu o chicote pode ajudar com os comandos quente ou frio. Vence quem encontrar primeiro o chicotinho e será o próximo a esconder.

 

COMPLETE O DESENHO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-criancas-4-anos-desenhando.jpg

Esta brincadeira lúdica é bem simples e pode ser trabalhada com crianças de diferentes idades. Conforme a idade a observação de detalhes vai aumentando e o traçado vai se aperfeiçoando. 'Complete o Desenho' pode ser feito a partir de recortes de revistas, jornais, ou mesmo um adulto desenhando metade ou parte de um desenho e a criança precisa terminar o que falta. Esta atividade lúdica estimula a criatividade e coordenação motora fina das crianças.

 

MASSINHA DE MODELAR

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-criancas-4-anos-massinha.jpg

As crianças adoram brincar com massinha de modelar, é possível criar um verdadeiro mundo encantando a partir delas com suas cores e formas. Além disso aumenta a concentração, trabalha a coordenação motora, a imaginação e é um ótimo recurso lúdico para ensinar as cores, as formas geométricas, as letras e os números adaptada a idade da criança.

 

ACERTE O ALVO COM BAMBOLÊS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-folcloricas-arremesso-bamboles.jpg

 Para esta brincadeiras você pode colocar os bambolês no chão ou apoiá-los na vertical contra uma parede ou pendurá-lo em uma árvore, vale acertar com bolas, balões de água ou dardos de espuma. As crianças adoram!

TÚNEL

Esta brincadeira é muito divertida e as crianças de todas as idades adoram, é um sucesso! As crianças devem segurar um bambolê cada uma e formar um túnel, assim que passarem por ele devem voltar para o final da fila e assim por diante. O principal objetivo das brincadeiras envolvendo circuitos com bambolês é trabalhar a concentração, psicomotricidade, coordenação motora grossa, equilíbrio e persistência. Você pode criar circuitos desenhando uma linha com giz e desafiando-os a seguir o caminho com o bambolê rolando as mãos. Podem ser realizadas competições de corrida dessa forma. Para maiores desafios, adicione obstáculos como pequenos cones de trânsito, bolas, pinos de boliche de plástico, cadeiras ou brinquedos. Crie um labirinto interessante para eles atravessarem e se divertirem!

 

BATATA QUENTE

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-antigas-batata-quente.jpg

A brincadeira antiga Batata Quente é bem comum entre as crianças menores. Pode ser realizada em família: forme um círculo e um membro familiar deve ficar no centro da roda com os olhos vendados. O restante da roda começa a passar a batata para a pessoa da sua direita e todos devem cantar: 'Batata quente, quente, quente..., batata quente, quente, quente...'. Quando a pessoa do centro da roda gritar: 'Queimou!', todos param de cantar a música e quem estiver com a batata nas mãos será o perdedor e deverá trocará de lugar com a pessoa do centro do círculo. E assim por diante...Para a 'batata quente', você poderá usar vários objetos como uma bola ou um ursinho de pelúcia.

 

PETECA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-antigas-peteca.jpg

A 'peteca' é uma das brincadeiras indígenas mais difundidas aqui no Brasil e que as crianças adoram. Podem participar da brincadeira duas crianças ou mais ou 1 adulto e uma criança. A brincadeira consiste em não deixar a peteca cair no chão, sendo que uma criança deve jogar para a outra batendo com a palma da mão na parte de baixo da peteca, ou seja, a parte das penas sempre deve ficar voltada para cima.

 

PASSA ANEL

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-antigas-passa-anel.jpg

A brincadeira antiga 'passa anel' pode ser realizada por crianças de diversas idades ou com toda a família, é bem simples e promove a imaginação, criatividade e atenção. Para começar escolhe-se uma criança para passar o anel, enquanto isso o restante devem formar um círculo ou uma fila e ficarem com as mãos unidas e entreabertas. A criança com o anel deverá colocar o anel entre as palmas de suas mãos que também estarão fechadas. Então para começar a brincadeira ela deverá  passar suas mãos entre as mãos das outras pessoas/crianças. E deixará o anel cair nas mãos de uma dessas pessoas/crianças que ela escolher. Para ninguém desconfiar, ela deverá continuar passando suas mãos em todas as crianças restantes da roda ou da fila. Quando terminar ela vai escolher uma criança, que não será a que ela deixou o anel, para adivinhar com quem está o anel. Quem acertar vai ser a vez dela passar o anel.

 

MORTO-VIVO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educacao-infantil1.jpg

Mais uma brincadeira antiga que é muito bacana e as crianças curtem bastante: morto-vivoEscolhe-se uma criança para ficar de frente para as outras e dará os comandos: Vivo ou Morto. Se disser 'vivo' as crianças devem ficar em pé e se disser 'morto' as crianças devem abaixar. Aquele que errar o comando, sairá da brincadeira e aquele que conseguir ficar até o final sem errar vence!

 

BILBOQUÊ

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-tradicionais-bilboque.jpg

De origem francesa, o Bilboquê é uma brincadeira tradicional muito conhecida no Brasil também e que fez parte da infância de muitas pessoas. Hoje em dia muitas escolas constroem vários tipos de Bilboquês com as crianças a partir de material reciclável. Esta brincadeira estimula bastante a coordenação motora e equilíbrio das crianças. O objetivo é tentar acertar a bolinha dentro da garrafa pet ou do material escolhido apenas balançando com a mão para cá e para lá.

 


BRINCADEIRAS E ATIVIDADES | CRIANÇAS DE 3 a 6 ANOS

As brincadeiras educativas são muito mais que meros passatempos já que proporcionam prazer e alegria para as crianças de forma lúdica visando melhor desenvolvimento de suas habilidades e capacidades. Em um contexto lúdico as brincadeiras educativas ampliam o conhecimento das crianças sobre o mundo, sobre si mesmo e sobre o que a cerca.

CAIXA DE CORREIOS

brincadeiras-atividades-correio.jpg

Uma ótima sugestão de atividades para este período de isolamento social é trazer mais carinho e proximidade dentro de casa. Confeccione ou apenas reserve uma caixa para servir de Caixa de Correios, um lugar para as crianças receberem notas de seu pai, mãe e outros membros da família. As crianças que já souberem escrever também podem escrever seus bilhetes e depositar na caixa. Pode ajudar as crianças em idade pré-escolar e do ensino fundamental a aprender a soletrar seu nome e a memorizar seu endereço. Além disso é uma ótima maneira de trazer mais amor, harmonia e conforto para a família.

 

DOMINÓ

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educativas-domino.jpg

Um das brincadeiras educativas mais tradicionais é o Dominó e pode estimular conceitos de matemática, contagem organizada, paridade, memória e concentração. Existem também dominós com figuras para crianças: frutas, animais, letras, dependendo do que se deseja trabalhar. As regras são bem simples: as peças são viradas de forma que os números fiquem para baixo, misturadas e cada jogador fica com sete peças nas mãos. Caso o número de crianças for menor do que quatro, as pedras restantes são colocadas de lado, ainda viradas, no denominado 'cemitério'. Começa a criança que tiver a peça com numeração maior, ou seja, dupla de 6. Caso esta peça esteja no 'cemitério', então vale quem estiver com a dupla de 5. O próximo jogador deve colocar uma de suas peças que contenha o mesmo número em um dos lados, assim, serão abertas duas pontas diferentes. E assim o jogo continua sucessivamente! Caso a criança da vez não tenha a peça para encaixar em um dos lados, então deve recorrer ao cemitério até tirar uma que se encaixe. Vence a criança que eliminar suas peças primeiro. Idade: a partir de 3 anos.

 

ACERTE O ALVO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpg

Quem não gosta da brincadeira recreativa acerte o alvo? Pode ser feita com baldes, onde as crianças podem tentar jogar bolinhas feitas de meias enroladas ou de papel amassado. Outra opção é através uma marcação feita parede (cole uma fita crepe ou algum material que não danifique a tinta da parece), onde as crianças podem tentar jogar pedacinhos de giz, de massinhas, bolinhas de papel amassado ou aviões feitos de papel ou jornal. Idade: a partir de 3 anos.

 

COLORIR EM 3D

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpg

E se você ficar sem livros para colorir e não conseguir novos na loja agora? Experimente um aplicativo de colorir educacional como o Color Quest AR.  Este aplicativo para colorir com realidade aumentada não apenas traz diversão aos pequenos artistas, mas também inspira hábitos de vida saudáveis. Após pintarem, as crianças podem pressionar a varinha mágica no dispositivo, e os caracteres coloridos aparecerão em 3D aprimorado nas cores que eles criaram. As crianças podem se divertir colocando o personagem em qualquer lugar que quiserem e tirando fotos e vídeos ao lado dele.

 

FORCA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-ludicas-forca.jpg

brincadeira lúdica 'Forca' é uma maneira eficaz e divertida de ensinar as letras do alfabeto e a formação de palavras para as crianças em processo de alfabetização. O objetivo da brincadeira é descobrir qual é a palavra antes da forca, estimulando a memória, o raciocínio e a imaginação das crianças. É possível brincar de 'Forca' usando apenas papel e lápis! Um adulto imagina uma palavra e escreve traços equivalentes ao número de letras desta palavra. Em seguida a criança tem que ir tentando adivinhar quais letras fazem parte, porém para cada letra errada será desenhado uma parte do boneco (cabeça, braços, pernas). A criança terá que descobrir qual é a palavra certa antes que seu boneco seja enforcado. O grau de dificuldade tem que ser condizente com a idade da criança. Dica: para crianças de 4 anos comece com palavras de 3 letras: ovo, uva, dia, sol, lua, mel, rio, boi, giz, luz. Idade: a partir de 4 anos.

 

PERFIL

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educativas.jpg

Esta brincadeira educativa é um jogo em que as crianças precisam tentar adivinhar a palavra (o perfil) a partir de dicas específicas em forma de desenhos ou mímicas. Habilidades como raciocínio lógico, associações, vocabulário e conhecimentos diversos são muito exploradas neste tipo de brincadeira. Idade: a partir de 4 anos.

 

DESENHO MALUCO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educativas-desenho-maluco.jpg

Esta brincadeira educativa é muito interessante e trabalha bastante a imaginação, criatividade, sequência e memória. Cada criança recebe uma folha de sulfite e deve desenhar na parte de cima uma cabeça. Em seguida cada criança deve dobrar sua folha ao meio e impedir que as crianças ao seu redor vejam. As folhas são trocadas aleatoriamente e então cada criança continua o desenho formando uma parte do corpo solicitada e essas etapas são repetidas até que o desenho se complete. Ao final, os papeis são abertos e as crianças visualizam como os desenhos ficaram e tentam identificar as partes que desenhou. Idade: partir de 4 anos.

 

LETRA MÁGICA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-bola-letra.jpg

Esta brincadeira educativa é eficiente no processo de alfabetização das crianças através da comparação de palavras, de seus fonemas e letras. Comece sugerindo uma palavra de quatro letras, por exemplo, e cada criança que estiver brincando deve compor outra palavra modificando apenas uma letra. (Exemplo: bola, bota, cola, tola). A criança que não conseguir formar uma palavra em 1 minuto será eliminada. Idade: a partir de 5 anos.

 

XADREZ

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educativas-xadrez.jpg

O xadrez é uma ótima brincadeira educativa em forma de jogo de tabuleiro, estimulando o raciocínio lógico, a concentração, a observação, a criatividade e a memória. Este jogo lúdico possui regras simples e pode ser apresentado às crianças a partir dos 4 anos de idade. Muitas vezes a criança tem a curiosidade muito aguçada e só de ver adultos jogando xadrez já apresenta interesse pelo jogo. É preciso mostrar para criança que inicia nesta brincadeira educativa a importância de capturar as principais peças perdidas durante o jogo a partir da elaboração de estratégias, e, finalmente dar o xeque mate. Idade: a partir de 4 anos.

 

DANÇA DA LARANJA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educativas-laranja.jpg

A Dança da Laranja é uma brincadeira educativa que trabalha o equilíbrio, ritmo, movimento e socialização das crianças.  As crianças devem formar duplas e tentar equilibrar uma laranja entre suas testas, sem a ajuda das mãos. Pode-se substituir a laranja por balão! O objetivo desta brincadeira é não deixar a laranja ou o balão cair enquanto dançam de acordo com o ritmo da música! As duplas que deixarem a laranja cair serão eliminadas e vence a dupla que ficar até o final. Idade: a partir de 3 anos.

 

MALABARISMO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educativas-malabaris.jpg

Brincar de malabarismo é explorar diversas habilidades e capacidades infantis, como a coordenação motora, reflexo, equilíbrio, paciência e noção de tempo. É importante que as bolas sejam confeccionadas de acordo com o tamanho da palma da mão das crianças. Para começar a praticar e estimular as crianças pode-se iniciar jogando apenas uma bola para cima e pegando-a com a mesma mão. Conforme a crianças for desenvolvendo habilidade e confiança é possível jogar com duas bolas e assim sucessivamente. Idade: a partir de 4 anos.

 

DAMA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educativas-damas.jpg

O jogo de damas é estimula a concentração, atenção, raciocínio lógico, memória, uso de regras e socialização entre as crianças. Com dois jogadores este jogo de tabuleiro é uma brincadeira educativa cujo objetivo é eliminar o máximo de peças possíveis do rival. Normalmente o tabuleiro é formado por 64 quadrados alternando cores pretas e brancas, sendo que 12 peças são brancas e 12 são pretas dispostas nas 3 primeiras fileiras à frente do jogador. O jogo tem início por quem estiver com as peças brancas. A peça deve movimentar-se à frente em diagonal através das casas escuras e uma casa de cada vez. A peça que der início ao jogo pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente, sendo permitido também capturar a peça do adversário movendo-se para trás. Vence o jogador que conseguir eliminar todas as peças de seu rival. Idade: a partir de 4 anos.

 

O MESTRE MANDOU

https://cursodebaba.com/images/feliz-dia-das-maes8.jpg

Uma das brincadeiras recreativas mais conhecidas é 'O Mestre mandou'. É uma brincadeira bem simples: escolhe-se uma criança para ser o Mestre da vez e este ficará em frente às outras crianças. A cada ordem o Mestre deverá dizer 'O mestre mandou' pular em uma perna só, dançar ou outra coisa e as crianças deverão cumprir! Porém caso o Mestre não diga 'O mestre mandou', as crianças não devem realizar tal tarefa. Assim as crianças precisar estar bem atentas, pois caso errem serão eliminadas desta brincadeira recreativa. Vence quem ficar até o final sem errar e conseguindo atender às ordens do Mestre. Idade: a partir de 3 e  4 anos.

 

FUTEBOL DE TAMPINHAS

https://cursodebaba.com/images/nomes-biblicos-masculinos-ingles.jpg

Para esta atividade recreativa são necessários 3 tampinhas para jogar e 4 para fazer a trave do gol em uma mesa, sendo que fica uma criança de cada lado. Escolhida através de par ou ímpar a criança que começa esta brincadeira recreativa deve bater na tampinha de forma que ela passe entre as outras duas. Basicamente o objetivo do jogo é fazer esses passes até conseguir arremessar em direção ao gol. Se acertar no gol vale ponto e é a vez do adversário, caso erre também passa a vez para o adversário. Vence o jogador que fizer mais pontos em um intervalo de tempo determinado. Idade: a partir de 5 anos.

 

FOGUINHO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-foguinho.jpg

As brincadeiras de rua são conhecidas por estimular a criatividade, a socialização, capacidade cognitiva, atenção e muita habilidade física. Relembre agora as brincadeiras de rua mais empolgantes! A brincadeira de rua 'Foguinho' é uma brincadeira com corda acompanhada da seguinte música:

"Salada, saladinha,

bem temperadinha,

com sal, pimenta,

fogo, foguinho"


Duas crianças batem a corda enquanto o restante pula a corda uma a uma, começando a bater mais devagar e quando chega a parte da música 'fogo, foguinho' deve-se bater bem rápido. Vence a criança que conseguir pular por mais tempo sem encostar na corda.

 

PEDRA, PAPEL, TESOURA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-antigas-pedra-papel-tesoura.jpg

'Pedra, papel e tesoura' é uma brincadeira antiga também conhecida como Joquempô no Brasil. É uma das brincadeiras com as mãos mais famosas entre as crianças! Vamos aos símbolos:

A mão fechada significa Pedra;

A mão aberta significa Papel;

A mão com os dedos indicador e médio esticados significa Tesoura.

A brincadeira deve ser feita com 2 crianças: um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, colocam uma das mãos para frente representando um dos 3 símbolos. Para saber quem vence, vamos as regras:

 Pedra ganha da Tesoura, pois a pedra a amassa e a quebra!  

Tesoura ganha do Papel, já que o corta.

Papel ganha da Pedra, pois o papel a embrulha.

 

BOLINHAS DE GUDE / FUBECA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-tradicionais-fubeca.jpg

Existem uma infinidades de brincadeiras com bolinhas de gude conhecidas de maneiras diferentes em todo o Brasil. Bolinha de gude, também conhecida como fubeca ou balela é um dos brinquedos antigos mais divertidos e que sempre fez muito sucesso. Uma das brincadeiras mais conhecidas com bolinha de gude é o 'buraco', que consiste em fazer vários buraquinhos em um chão de terra ou areia dentro de um quadrado delimitado. O objetivo é bater na bolinha do adversário com a sua e fazer com que a bolinha do adversário caia no buraco, daí então ele sai do jogo!  Vence aquele que conseguir terminar o percurso do quadrado primeiro e sem ser eliminado.

BOTÃO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-antigas-botao.jpg

Uma das brincadeiras antigas adorada pelos meninos principalmente era brincar de botão. Basicamente a brincadeira é um jogo que se desenvolve em um tabuleiro grande, onde são desenhadas as linhas oficiais de futebol de campo, acompanhado de fichas que representam os jogadores, um botão pequeno  que é a bola e uma palheta ou pequena ficha. As regras do jogo são as mesmas do futebol de campo, fazendo-se as devidas adaptações, é uma brincadeira para duas crianças e o tempo de cada partida deve ser estipulada entre os jogadores. Com o auxílio da palheta o jogador da vez impulsiona sua ficha sob a bola em direção ao gol, se o fizer é ponto para ele, caso contrário a jogada passará ao seu adversário.

 

CINCO MARIAS

https://cursodebaba.com/images/feliz-dia-das-maes9.jpg

Esta é umas das brincadeiras antigas que trabalham as habilidades com as mãos. Existem várias formas para brincar de Cinco Marias, mas todas exigem muita agilidade e destreza com as mãos das crianças. A brincadeira mais comum envolvendo as 'Cinco Marias' consiste em lançar os saquinhos para o alto, um a um, e recolher outro saquinho com a mesma mão e ainda apanhar o que foi lançado no ar. Na rodada seguinte, as cinco 'marias' são jogadas mais uma vez, mas, neste turno, o jogador terá de recolher dois saquinhos e ainda apanhar o que foi lançado no ar, sempre com uma mão só. E assim por diante! Os saquinhos das 'Cinco Marias' podem ser feitos de arroz ou areia, são os mais tradicionais.

 

 

TELEFONE SEM FIO

https://cursodebaba.com/images/atividades-brincadeiras-telefone-sem-fio

A brincadeira antiga Telefone sem fio é muito divertida, rende altas gargalhadas! E é bem simples: é preciso fazer uma roda e escolher uma criança para começar a brincadeira. A criança escolhida deve pensar em uma palavra e soprá-la bem baixinho no ouvido criança à sua direita. Então essa criança soprará para a próxima criança à sua direita e assim por diante até chegar novamente na criança que começou a brincadeira. Geralmente a palavra que chega ao final da brincadeira não é a original e faz com que todos achem muita graça. Conforme a idade das crianças é possível fazer algumas adaptações, como falar uma frase ou um trava língua no lugar de uma simples palavra.

 

PULAR CORDA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-antigamente-pular-corda.jpg

Agora levanta a mão quem nunca brincou de pular corda! É uma das brincadeiras antigas mais divertidas e que as crianças ficavam horas brincando. Basicamente a brincadeira consiste em duas crianças batendo a corda, enquanto outra criança pula cada vez que a corda bater no chão. Enquanto isso as crianças cantavam várias músicas,  a mais conhecida era:

'Um homem bateu em minha porta,

E eu abri.

Senhoras e senhores: põe a mão no chão,

Senhoras e senhores: pule de um pé só,

Senhoras e senhores: dê uma rodadinha,

E vá pro olho da rua!'

De acordo com a música as crianças precisam seguir os passos: botar a mão no chão, pular em um pé só e depois dar uma rodada antes de sair.

 

POLÍCIA E LADRÃO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-tradicionais-policia.jpg

A brincadeira antiga 'polícia e ladrão' sempre fez muito sucesso, até os adultos gostavam de participar! Para começar divide-se as crianças em dois times: policiais e ladrões. Os policiais devem contar até 10 enquanto os ladrões correm e se escondem. Em seguida os policiais saem à procura dos ladrões e quando os encontram os prendem. Os ladrões que não forem presos podem encostar nos ladrões presos e os libertá-los da prisão. A brincadeira termina com todos os ladrões presos, é muita diversão!

 

BOLICHE CEGO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-ludicas-boliche-cego.jpg

O Boliche Cego é uma brincadeira lúdica que trabalha noção espacial, lateralidade e concentração. Trata-se de jogo comum de boliche onde as crianças brincam com os olhos vendados. As crianças precisar acertar os pinos e cada vez que uma criança erra, passa a vez para a próxima criança. Vence a criança que derrubar o último pino.

 

BRINCADEIRAS COM AS MÃOS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-tradicionais-maos.jpg

Uma das brincadeiras tradicionais que sempre conquistaram as crianças são as brincadeiras com as mãos: ADOLETA, BABALU, ATENÇÃO e BATOM. A partir de ritmo e sincronia é possível brincar em duplas ou em grupo, as crianças vão batendo e trocando palmas conforme a música, além de adicionar uma rodadinha no lugar e outros passos. Vamos lembrar da BABALU realizada em dupla:

'Ba-ba-lu,
babalu é Califórnia,
Califórnia é babalu,(até aqui a dupla bate nas mãos uma da outra)
Estados Unidos balancem seus vestidos ( a dupla faz como se estivessem batendo os seus vestidos)
pra frente , pra trás, assim e muito mais (pulam para frente e para trás conforme a letra), para um lado para o outro (aqui pulam ora para um lado e ora para outro lado), assim eu fico louco (as crianças balançam as cabeças)
pisa no chiclete da uma rodadinha (a dupla pisa no chão e roda), dança da galinha , co co co (imitam a galinha)'

 

BATE FIGURINHA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-tradicionais-bate-figurinha.jpg

É uma brincadeira tradicional também conhecida por 'Jogo do Bafo' faz parte do universo infantil há muito tempo, principalmente porque as crianças adoram colecionar figurinhas e álbuns. Sejam figurinhas da Copa do Mundo, animais ou personagens preferidos, as crianças adoram brincar de 'Bate figurinha' para trocarem as repetidas e também se divertirem. Deve-se fazer um montinho com as figurinhas repetidas ou que os jogadores querem trocar, em seguida tira-se par ou ímpar para ver quem começa. O primeiro a tentar precisa fazer com uma das mãos o formato de uma concha e bate no montinho, a(s) figurinha(s) que conseguir fazer virar ele conquista. Em seguida é a vez do amigo! E assim quantas vezes desejarem!

 

CONSTRUA UM MUNDO IMAGINÁRIO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-cabaninha.jpg

Como construir um mundo imaginário sem materiais ou ferramentas especiais? Com um par de cadeiras e alguns lençóis e cobertores é possível construir uma linda cabaninha, você verá que as crianças se divertem horas desenvolvendo histórias e liberando energia para esta atividade. Para torná-lo ainda mais divertido e aconchegante para toda a família, construa uma barraca de cobertores para filmes juntos.

 

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES | CRIANÇAS ACIMA DE 6 ANOS

PASSA OU REPASSA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-recreativas-passa-repassa.jpg

Passa ou repassa é uma brincadeira antiga divertida e emocionante! Um adulto ou a criança mais velha da brincadeira escolherá um tema para fazer perguntas. As outras crianças devem esperar para serem chamados e responder as perguntas. Serão divididas em 2 times, sendo que a criança de um time que não souber a resposta vai dizer : 'passa', e então outra criança do time adversário deverá tentar responder. Se não souber falará: 'Repassa', mas só poderão passar/repassar uma única vez, caso o próximo não saiba irá levar uma torta no rosto. Ganha o time que receber menos tortas no rosto!

 

FAÇA YOGA OU PILATES JUNTOS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-pilates.jpg

Como fazer com que seus pequenos se movam em ambientes fechados? Experimente a yoga ou o pilates adaptado para crianças a partir de vídeos disponíveis no youtube por profissionais da área. Eles estarão se movendo e se alongando enquanto aprendem a relaxar, a se conscientizar e a aumentar sua concentração.

 

CULTIVE PLANTAS e TEMPEROS JUNTAS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-pilates.jpg

As crianças ficarão encantadas ao ver como as sementes que plantam brotam nas plantas. Ainda melhor se você puder usá-las para cozinhar! Se você tem um jardim ou quintal, escolha plantas simples de cultivar e faça o pedido on-line. Se você mora em um apartamento, há muitas plantas de interior que você pode cultivar. Alguns exemplos são ervas como manjericão, alecrim e salsa.

 

PROJETO DO DIA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-projeto.jpg

Uma ótima ideia para pais ocupados em casa durante a quarentena de coronavírus é fornecer aos filhos um 'Projeto do dia' ou 'Desenho do dia' para que eles sejam concluídos. Em determinado período do dia vocês podem discutir em família o que foi realizado e aprendido naquele dia.

 

USE ESSE TEMPO PARA EDUCAR SEUS FILHOS SOBRE VÍRUS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-covid1.jpg

A quarentena doméstica de coronavírus pode ser esmagadora e assustadora para as crianças. Uma das melhores coisas que você pode fazer é transformar esse momento em um momento de aprendizado: tranquilize seus filhos que eles estão seguros em casa, explique por que o distanciamento social é crucial agora e ensine-os sobre as precauções gerais para prevenção de vírus, como lavar as mãos com sabão e água e também higienizá-las com álcool gel, cobrir a boca quando espirramos ou tossimos etc. A exibição de um vídeo educativo para crianças também pode ser útil.

 

LIVRO DE MEMÓRIAS DA FAMÍLIA

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-memorias.jpg

Provavelmente nos lembraremos desse tempo de quarentena em casa por COVID 19 por muitos anos. Para lembrar exatamente como você passou esse tempo, inicie um livro de memória da família: peça aos seus filhos para tirar fotos durante a semana para gravar as atividades da família em casa. Se você possui uma impressora, as crianças podem imprimir as fotos e colá-las em um diário com comentários adicionais. Ou peça que façam desenhos, ilustrações e cartas a mão.

 

CULINÁRIA INFANTIL

https://cursodebaba.com/images/papinha-bebe-5-meses-quantidade.jpg

Uma das maneiras mais fáceis e produtivas de passar a quarentena de maneira saudável é cozinhar com a família toda. Existem inúmeras receitas disponíveis on-line para realizar com as crianças de maneira simples e econômica. Vocês podem inclusive criar um caderno de receitas juntos!

 

ORGANIZE UMA FESTA ONLINE

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-festas.jpg

Ajude seu filho a organizar uma festa on-line no Zoom ou no Google Hangouts. A Snapology está oferecendo festas infantis e datas de brincadeiras acessíveis com o Zoom, além de cursos STEM on-line interativos, que permitem que as crianças interajam com instrutores e amigos.

 

CONFECÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO DE MÁSCARAS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-mascaras.jpg

Atualmente, as máscaras são escassas em muitos países; portanto, costurar máscaras para sua família ou fazer ainda mais máscaras para doar para hospitais é definitivamente uma boa idéia. Seus filhos mais velhos vão gostar de poder ajudar! Embora as máscaras não forneçam 100% de proteção contra o COVID 19 e outras doenças, elas podem reduzir a chance de serem infectadas.

 

VIAJAR JUNTOS VIRTUALMENTE

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-atividades-quarentena-covid.jpgbrincadeiras-atividades-quarentena-viagem-virtual.jpg

Enquanto a viagem física estiver suspensa, você pode levar seus filhos para viagens virtuais. De uma maneira divertida, inovadora e, o mais importante, segura de ver muitos destinos notáveis diretamente da sua sala de estar. Confira algumas opções!

Faça passeios pelos museus virtuais:

Visite agora o Louvre, Paris ? França

Metropolitan Museum of Art, Nova York ? Estados Unidos

Pinacoteca, São Paulo ? Brasil

MASP, São Paulo ? Brasil

Museu do Vaticano, Roma ? Itália

Como alternativa, você pode navegar no Google Arts & Culture, que já fez parceria com mais de 2500 museus e galerias em todo o mundo, para fazer coisas como visitar uma versão VR de um ônibus espacial ou assistir a vídeos em 360° de dinossauros.

As crianças vão gostar de assistir animais selvagens em seus habitats naturais, especialmente se você explicar que esses vídeos estão acontecendo no momento. Confira:

Smithsonian's National Zoo: O zoológico transmite 24 horas por dia a atividade dos seus animais, entre leões, elefantes e pandas gigantes. Assista aqui!

Aquário de Monterey Bay: são dez opções de câmeras ao vivo para admirar as maravilhas do oceano. É possível entre tubarões, pinguins, corais, lontras-marinhas e águas-vivas. Confira agora!

As crianças estão afastadas de seus amigos, colegas e professores, por isso é importante que os pais permitam que as crianças continuem a socializar, o que é crucial para o desenvolvimento das crianças. O mundo mudou para sempre com esta pandemia do COVID 19 e as crianças vão se lembrar de uma época em que estranhamente não tinham escola por um grande período de tempo. O nosso trabalho é continuar fazendo a nossa parte com fé e resiliência sempre, assegurando o nosso bem e de todos aqueles que amamos.

Brincadeiras e Atividades que podem te interessar:

10+ ATIVIDADES E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 2 ANOS

7+ BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS - VEJA AS MELHORES

15+ BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 4 ANOS

7 MELHORES BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS

10+ DICAS DE COMO ESTIMULAR O BEBÊ A FALAR

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."