PORTAL DE NOTÍCIAS

CABO DE GUERRA | REGRAS, OBJETIVO, VITÓRIA

PUBLICADO EM 01/06/2020

Brincadeira Cabo de Guerra - Cabo de Guerra

Cabo de Guerra é um dos jogos mais antigos conhecidos pelo homem e há evidências de que ele foi jogado em todo o mundo antigo, incluindo Grécia antiga, Egito e China. Continua sendo hoje um esporte popular que coloca os pontos fortes de duas equipes uma contra a outra e é praticado de alguma forma em quase todos os países do mundo, tanto por homens quanto por mulheres. Interessante, não é mesmo? Se você quer conhecer as REGRAS, o OBJETIVO e como chegar à VITÓRIA no CABO DE GUERRA, chegou ao lugar certo. Conheça mais sobre este esporte cheio de história, significado e, claro, adrenalina.

CABO DE GUERRA | REGRAS

Brincadeira Cabo de Guerra - Regras

Quais são as regras do cabo de guerra? Existem algumas regras básicas desta brincadeira divertida:

Cada equipe participante do Cabo de Guerra consiste em 8 membros no máximo, que cooperam para puxar a corda. O peso combinado desses membros não deve exceder o peso determinado para a categoria específica, ok?

Apesar de parecer um esporte bastante simples, há um pouco de técnica, com os membros da equipe utilizando um ritmo para ajudar a puxar a corda de maneira eficaz. Isso é feito com a ajuda de um 'piloto', que não é membro da equipe, mas é como um treinador e eles dão ordens de quando puxar e quando descansar à margem.

A corda deve ser puxada pelas axilas e o cotovelo de ninguém deve ficar abaixo do joelho, caso contrário, uma falta será marcada.

É feita uma marca vermelha no meio da corda que precisa estar em um ângulo perpendicular ao exato ponto central no chão, antes do início do jogo. Uma marca branca é feita exatamente 13 pés da marca vermelha em ambos os lados da corda. Vence a equipe que conseguir com que ambos os lados com esta marca branca cruzem o ponto central.

 

Quantos metros de corda para Cabo de Guerra?

A corda é a peça chave mais importante e deve ter aproximadamente 11 cm de circunferência e deve ter pelo menos 33,5 m de comprimento com pontas lisas e chicoteadas.

 

Como ocorre a pontuação no Cabo de Guerra?

Normalmente a regra para garantir a vitória é feita através de uma partida dos três melhores, ou seja, o vencedor da partida deve vencer duas das três tentativas para vencer a partida.

 

Campo e Marcação

O jogo deve ser jogado em um terreno plano e gramado. Uma linha denominada linha central é marcada na zona de jogo e a corda é colocada de maneira que sua marca central se alinhe o centro marcado no chão, como explicamos anteriormente.

Em ambos os lados da corda, a uma distância de 4 m da linha central, mais 2 marcas precisam ser feitas. Este é o ponto em que o primeiro membro de cada equipe deve ficar.

 

OBJETIVO DO CABO DE GUERRA

Brincadeira Cabo de Guerra - Objetivo

Qual o objetivo do cabo de guerra?

Assim que o árbitro apitar, cada equipe pode começar a puxar a corda em sua direção. A maioria das partidas do Cabo de Guerra é realizada no formato de três melhores, e o objetivo é vencer a competição e vencer a partida vencendo pelo menos duas das três tentativas na partida. Dentro de cada puxão, o objetivo é vencer puxando a oposição e o marcador de 4m da oposição em direção ao centro, para que a marca passe pela linha central, resultando em uma vitória. Como você pode observar não é possível empatar uma partida de Cabo de Guerra.

O QUE O JUIZ DEVE FAZER?

A competição por Cabo de Guerra requer um juiz, que será responsável por orientar as equipes que peguem suas cordas, tomem suas posições e, finalmente, apita para dar início da partida.

Se um membro da equipe cair, ele receberá um aviso.

Também não é permitido abaixar o cotovelo abaixo do nível do joelho ao puxar a corda, mais conhecido como "travamento".

Cada equipe pode receber no máximo dois avisos (duas faltas) antes de ser desqualificada.


 COMO GANHAR UM CABO DE GUERRA?

Cada equipe tem uma marca na ponta da corda a 4m do centro. A equipe que é puxada pela oposição em direção ao centro cuja marca ultrapassa a linha central é declarada perdida. Com as partidas sendo muitas vezes as melhores de três, é a que vence com sucesso duas das três tentativas que é declarada vencedora.

 

HISTÓRIA CABO DE GUERRA

Brincadeira Cabo de Guerra - História

As origens do cabo de guerra não são certas, mas sabe-se que tanto na Grécia antiga quanto no Egito antigo, todos participaram deste ritual único. As partidas de puxar uma corda se origina de cerimônias e cultos antigos, encontrados em todo o mundo, como no Egito, Birmânia, Índia, Bornéu, Japão, Coréia, Havaí e América do Sul.

Além disso, os jogos de Cabo de Guerra aconteciam de diversas maneiras ao redor do mundo. No Afeganistão, as equipes usavam uma estaca de madeira em vez de uma corda para puxar. Na Coréia, as crianças abraçaram a cintura uma da outra para formar uma corrente viva de cabo de guerra. Os esquimós canadenses ainda têm um concurso de cabo de guerra conhecido como 'arsaaraq'. É um concurso de cabo de guerra com os puxadores sentados no chão, usando uma corda curta. Quem puxa o oponente da posição sentada é o vencedor.

Mais tarde, o cabo de guerra tornou-se uma pura competição de força física. Na Grécia, berço dos antigos Jogos Olímpicos, o esporte do cabo de guerra por volta de 500 aC era praticado pelos atletas como esporte competitivo ou como exercício de treinamento físico para outros esportes. Na Europa Ocidental, evidências de cabo de guerra são encontradas no ano 1000 dC, nas histórias dos heroicos campeões da Escandinávia e da Alemanha, que participaram dos chamados 'jogos de poder'. O esporte do cabo de guerra apareceu nas cortes dos imperadores chineses, bem como na Mongólia e na Turquia.

O Cabo de guerra foi apresentado nos Jogos Olímpicos de 1900 a 1920 e apareceu como um esporte organizado pela primeira vez na Suécia em 1933.

A infância é, sem dúvidas, uma época de muitas recordações, e brincar de Cabo de Guerra é uma das melhores lembranças, então que tal animar o dia das crianças com essa brincadeira antiga? Não há nada como um bom jogo para reunir uma família, concorda? Se você gostou deste post não deixe de conferir outros artigos relacionados a brincadeiras:

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

 

Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."