BLOG

A BABÁ PODE SE APOSENTAR E CONTINUAR TRABALHANDO?

PUBLICADO EM 06/09/2016

Sim você pode, e o INSS e FGTS devem continuar sendo recolhidos normalmente. A diferença é que a profissional terá direito a sacar os valores do fundo de garantia mensalmente.

É comum muitos profissionais se aposentarem e querem continuar na ativa, e com as babás não é diferente.
Se isto acontece no mesmo emprego em que ela se aposentou, as responsabilidades mensais do patrão se manterão iguais ao que eram antes da aposentadoria. O patrão precisará continuar recolhendo normalmente o INSS e descontando a parte da empregada e também recolhendo o FGTS.
A empregada por sua vez, além de receber a aposentadoria e o salário, mas terá a opção de sacar o FGTS depositado todos os meses. No momento em que o empregado alcança a aposentadoria ele pode sacar o saldo total do fundo e se continuar trabalhando, pode optar por deixar o novo fundo gerado acumulando ou sacar mensalmente.
Com relação a Multa do FGTS, os patrões continuam obrigados a adiantar o equivalente a 3,2% sobre a remuneração da profissional todos os meses. No entanto, o aposentado, não poderá ter acesso a esta poupança, já que se o vínculo de trabalho for encerrado por justa causa ou por parte do empregado será o empregador quem obterá o direito ao saque da multa acumulada.
Mais Notícias