5+ DICAS PARA COMBATER A ANSIEDADE INFANTIL

PUBLICADO EM 19/03/2019

https://cursodebaba.com/images/nomes-compostos-masculinos-duplos.jpg

A ansiedade é uma emoção desagradável e exagerada ou sentimento crônico de tensão ou preocupação que ocorre em momentos de desafios, problemas no dia a dia, etc. As crianças também vivenciam diversas experiências ao longo do dia e também podem ser despertados sentimentos ruins como a ansiedade. É bem comum ansiedade infantil em crianças com 7 e 8 anos, mas pode ocorrer durante qualquer época da infância e se estender até adolescência e vida adulta.

Muitas vezes trata-se de fases temporárias e inofensivas, mas é preciso atenção quando essas experiências ruins ocorrem com muita frequência e o medo, o nervosismo e a timidez impeçam a criança de frequentar a escola, lugares que antes gostava de ir. Pode ser muito difícil para os pais lidar com a ansiedade infantil, é fundamental saber como ajudar manter a calma e ser positivo ao confrontar a ansiedade de uma criança. Entenda que a maneira como você reagir perante uma crise de ansiedade vai ser essencial para ajudar a enfrentar a ansiedade com sucesso ou então aumentar ainda mais.

O que fazer então?

Não evite as coisas só porque sabe que aquilo pode deixar a criança ansiosa, e sim ensine-a a gerenciar ou administrar aquela situação, sentimento ou problema. Por não querer ver a criança chorar ou sofrer os pais imediamente tem o impulso de impedir ou evitar determinadas situações, mesmo que sejam coisas simples. Isso não resolve, muito pelo contrário, acaba reforçando a ansiedade da criança a longo prazo. É preciso respeitar os sentimentos da criança, mas não incentivá-los. Não diga “Isso é besteira, imagina", prefira dizer: “Eu sei que você está com medo, e tudo bem, eu estou aqui e vou ajudá-lo(a) a superar isso". 

CRISE DE ANSIEDADE INFANTIL [SINTOMAS]

Os transtornos de ansiedade mais comuns em crianças são o TDAH ou a depressão infantil. As crianças com sintomas de ansiedade podem apresentam:  

INQUIETAÇÃO

FADIGA

DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO

IRRITABILIDADE

TENSÃO MUSCULAR

DIFICULDADE EM DORMIR (INSÔNIA)

Quando as crianças apresentam os sintomas acima por 6 meses ou mais é preciso procurar ajuda médica, pois a dificuldade em controlar seus sentimentos de medo, preocupação e nervosismo podem interferir diretamente em suas atividades diárias. Não é raro ocorrer também sintomas físicos como dores de cabeça, dor abdominal e dores musculares.Embora incomum em crianças, ataques de pânico são outro tipo de transtorno de ansiedade que se torna mais evidentes nos anos da adolescência. Além do medo ou desconforto intenso, as crianças com ataque de pânico devem apresentam os seguintes sintomas:

PALPITAÇÕES OU UM RITMO CARDÍACO RÁPIDO

SUAR

SACUDIR-SE

SENTIR FALTA DE AR

SENTINDO-SE SUFOCADO

DOR NO PEITO

NÁUSEA OU DOR ABDOMINAL

TONTURA

DORMÊNCIA OU FORMIGAMENTO

CALAFRIOS OU ONDAS DE CALOR

MEDO DE PERDER O CONTROLE

 


RELAXAMENTO PARA ANSIEDADE INFANTIL [ANSIEDADE INFANTIL NA ESCOLA]

https://cursodebaba.com/images/infantil-ansiedade.jpg

CRIE UM KIT DE RELAXAMENTO

Preencha uma caixa com atividades relaxantes escolhidas pelo seu filho e crie um centro de relaxamento em algum lugar da sua casa. Você pode incluir música, livros para colorir, brinquedos, filmes, uma caixa de areia colorida, massinhas, livros e bichos de pelúcia. Podem também criar um hobby: atividades culinárias ou um esporte ao ar livre!

TEMPO DE PREOCUPAÇÃO

Crianças ansiosas tendem a internalizar seus pensamentos ansiosos por longos períodos de tempo. Separe um "tempo de preocupação" de 10 a 15 minutos por dia, escolha a mesma hora todos os dias e no mesmo local e permita que seu filho anote suas preocupações sem se preocupar com o que realmente constitui uma preocupação. Deixe fluir naturalmente! Quando o tempo acabar, peça-lhe que deixe cair as preocupações em uma caixa, diga adeus a elas e passe para uma nova atividade. Quando o seu filho começar a sentir-se ansioso, lembre-o de que ainda não é "tempo de preocupação", mas assegure-lhe que haverá tempo para rever a sua ansiedade mais tarde. Essa é uma técnica muito usada em consultórios de psicologia no mundo todo e com resultados surpreendentes para os pais e as crianças, claro!

RESPIRAÇÃO PROFUNDA

Ensine os seus filhos a "respirar o arco-íris", respirando fundo e pensando nas suas coisas favoritas para combinar com cada cor, ajudando-os a diminuir o ritmo cardíaco e a relaxar os músculos. Pratique esta estratégia quando a criança estiver calma para aumentar a eficácia nos momentos de ansiedade e tensão.

RELAXAMENTO MUSCULAR PROGRESSIVO

A maioria das crianças contrai os músculos ao se sentir ansiosa e muitos até prendem a respiração. Um processo simples de duas etapas ajuda as crianças a aprender a usar seus músculos para aliviar o estresse físico que sentem quando estão ansiosos. Primeiro: forme um grupo muscular específico (por exemplo, braços e mãos ou pescoço e ombros) e segure por cinco segundos, Segundo: liberte o grupo muscular e observe como se sente. Trabalhe da cabeça aos pés para entender melhor todos os músculos. afetados pela ansiedade. Com a prática, as crianças podem aprender a fazer isso sozinhas na escola.Embora a ansiedade na infância pode parecer esmagadora tanto para a criança quanto para os pais, ela é tratável. Assim se a ansiedade do seu filho for generalizada e afetar negativamente sua capacidade de dormir, frequentar a escola e atrapalhe as demais atividades diárias, procure uma avaliação de um profissional de saúde mental licenciado.

Compartilhar
Mais Notícias