BRINCANDO DE ADOLETA | SIGNIFICADO, MÚSICA E MUITO MAIS!

PUBLICADO EM 07/11/2019

adoleta

Brincar de Adoleta remete ao nosso passado e de muitas gerações aqui no Brasil e em muitos países. Mas antigamente as crianças brincavam em casa e na rua com brincadeiras de palmas como a Adoleta, fato cada vez mais raro nos tempos atuais. As escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental apresentam, ensinam as regras e divertem as crianças com as brincadeiras antigas. As brincadeiras com as mãos são muito antigas, não demandam recursos e ainda promovem uma série de benefícios às crianças: valorização da criatividade e socialização infantil, consciência corporal, raciocínio lógico, coordenação motora e lateralidade. Hoje vamos conhecer um pouco da BRINCADEIRA DE ADOLETA, SEU SIGNIFICADO, ORIGEM, LETRA DA MÚSICA E ATIVIDADES, vamos lá?

ADOLETA : SIGNIFICADO

adoleta-significado

 

A maioria das pessoas adultas já brincou ou conhece a brincadeira da Adoleta, não é mesmo? Mas o que significaADOLETA’? A palavra adoleta ou adoletá, como também é conhecida, vem da palavra francesa "ANDOUILETTE".

Na frança, Andouillette é uma salsicha ou linguiça de grão grosso com carne de porco, intestino ou chitterlings, pimenta, vinho, cebolas, temperos e é bastante apreciada pelos franceses.

A brincadeira adoleta chegou ao Brasil a partir da imigração francesa e desde lá sofreu e ainda sofre diversas adaptações. A adoleta fazia parte do repertório de músicas infantis francesas e já quando chegou ao Brasil sofreu uma mescla de palavras francesas e portuguesas.

 

ADOLETA MÚSICA | BRINCANDO DE ADOLETA

 adoleta-musica

A brincadeira Adoleta pode ser jogada em dupla ou grupo confira as duas maneiras:

Em dupla: as duas crianças colocam a palma de suas mãos sobre a palma da mão da outra criança, batendo as palmas enquanto cantam a música.

 

Em grupo: as crianças sentadas ou em pé precisam formar um círculo e depois intercalam as mãos e colocam a palma da mão direita sobre a esquerda do participante ao lado. Então a mão direita irá movimenta-se de forma a bater com a palma na mão direita do participante ao lado e assim por diante (como se estivesse "passando a palma" para o outro) enquanto todos cantam juntos a música da adoleta (cada sílaba vale uma palma). A criança que receber o tapa na mão ao final da música é eliminada! E a brincadeira continua até que reste apenas uma criança, que será o vencedor da adoleta. Bacana, não é mesmo?

Vamos conhecer agora as letras das principais versões da música da brincadeira adoleta:

Versão 1:

ADOLETA

LE PETI PETI POLÁ

LE CAFÉ COM CHOCOLA

ADOLETA

PUXA O RABO DO TATU

QUEM SAIU FOI TU

 

Versão 2:

ADOLETA

LE PETI PETI POLÁ

LE CAFÉ COM CHOCOLA

ADOLETA

PUXA O RABO DO TATU

QUEM SAIU FOI TU

PUXA O RABO DO COMETA

QUEM SAIU FOI JULIETA

PUXA O RABO DA CUTIA

QUEM SAIU FOI SUA TIA

 

Versão 3:

ADOLETA

LEPETI, PETI, COLA

PUXA O RABO DO TATU

QUEM SAIU FOI TU

COM A LETRA 'U'

  

Versão 4:

ADOLETA

LE PETI

PETI COLÁ

PUXA O RABO DO TATU

QUEM SAIU FOI TU

PUXA O RABO DA PANELA

QUEM SAIU FOI ELA

PUXA O RABO DA COTIA

QUEM SAIU FOI MINHA TIA

PUXA O RABO DO PNEU

QUEM SAIU FUI EU

MACAQUINHO, MACACÃO

VOU BATER NA SUA MÃO

MA, ME, MI, MO, MU, MÃO.


ATIVIDADE ADOLETA

 adoleta-atividades

Publico alvo: Crianças a partir de 3 anos.

Recursos: não necessita de recursos

Objetivo: Socialização, coordenação motora, ritmo, memorização, pronúncia fonética, desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo e cognitivo.

A brincadeira adoleta é muito estimulada nas escolas pelos educadores e por pais que procuram formas de oferecer experiências ricas e diferentes para seus filhos.

Trata-se de uma atividade infantil que envolve música favorecendo o processo de alfabetização e pronúncia fonética. É importante notar que a presença do ritmo na música também estimula o cérebro das crianças para se movimentarem, cantarem e coordenarem corretamente os movimentos da brincadeira. As brincadeiras cantadas despertam diversas sensações positivas no cérebro das crianças como calma, euforia e alegria.

De uma forma mágica as letras das músicas infantis são armazenadas na memória da criança e depois são reproduzidas no cotidiano dela, incrível não é mesmo?

As brincadeiras cantadas como a adoleta são facilitadoras do processo de aprendizagem, já que a musicalização é um processo de construção do conhecimento. Favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, memorização, concentração, do respeito ao próximo, da socialização e da consciência corporal.

 

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."