PORTAL DE NOTÍCIAS

11+ BRINCADEIRAS DE RODA [CANTADAS, COM BOLA, MATERNAL...]

PUBLICADO EM 03/01/2019

As tradicionais brincadeiras de roda continuam a conquistar as crianças em todo o país. As cantigas de roda que marcaram a infância dos mais velhos são resgatadas na rotina das escolas de Educação Infantil. Veja quais brincadeiras de roda abaixo você conhece!

Brincadeiras de Roda - Brincadeiras de Roda

BRINCADEIRAS DE RODA ANTIGAS

BRINCADEIRAS DE RODA CANTADAS

CIRANDA CIRANDINHA

Uma brincadeira de roda antiga e muito conhecida é a 'CIRANDA CIRANDINHA', e continua fazendo muito sucesso entre as crianças. Depois de formada a roda é só cantar: 'Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar! Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar. O Anel que tu me destes  era vidro e se quebrou; o amor que tu me tinhas  era pouco e se acabou. Por isso dona (nome da criança) entre dentro desta roda, diga um verso bem bonito, diga  adeus e vá se embora.'

E assim a música continua até que todas as crianças entrem dentro da roda!

Esta brincadeira de roda cantada faz parte da nossa cultura e é importante que seja transmitida de geração para geração.

DE ABÓBORA FAZ MELÃO 

Uma roda é formada e as crianças ou jovens cantam a canção 'De abóbora faz Melão', enquanto vão rodando e dançando conforme a letra da música:

"De abóbora faz melão
De melão faz melancia
Faz doce, sinhá (2 vezes)
Faz doce de cocadinha

Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa do Juquinha (2 vezes)
Ele pula, ele roda (pulam, depois giram)
Ele faz requebradinha" (rebolam)

A CANOA VIROU 

As crianças devem dar as mãos e intercalar de forma que elas façam  uma virada para fora e outra para dentro da roda conforme a música:

'A canoa virou no fundo do mar, porque a Maria não soube remar' Adeus Maria, adeus Maranhão, adeus Maria do meu coração.  E vá repetindo a música até que todas as crianças estejam viradas para fora. Então cante a segunda parte, até que uma a uma, a cada vez que for dito seu nome, vire para dentro da roda:  ' Se eu fosse um peixinho soubesse nadar, tirava a (nome da criança) do fundo do mar'  se eu fosse um peixinho soubesse nadar, tirava a? do fundo do mar'.  

Assim, para cada criança cujo nome for mencionado deve se virar e a brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.

BRINCADEIRAS DE RODA COM BOLA

CORRE CUTIA 

Esta brincadeira de roda necessita de pelo menos 5 crianças, estimula a atenção, agilidade e socialização. As crianças sentam-se em uma roda e um participante deve ficar em pé com um lenço na mão. As crianças cantam:

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração

E enquanto isso o participante que está com o lenço nas mãos circula por trás dos que estão sentados. No meio da cantoria o participante em pé coloca o lenço disfarçadamente atrás de uma das crianças. Assim que a criança escolhida perceber o lenço deve correr atrás de quem o colocou. Se o participante que colocou o lenço conseguir correr e sentar no lugar da criança escolhida, esta última deve ficar em pé com o lenço e a brincadeira recomeça. Caso contrário, ou seja, se a criança conseguir alcançar o participante antes, este deve continuar em pé com o lenço novamente e a brincadeira de roda reinicia.

ESCRAVO DE JÓ 

Escravos de Jó é uma brincadeira de roda onde as crianças seguram uma pedrinha ou bolinha e vão passando de criança para criança de modo que cada uma fique sempre com apenas uma bolinha na mão,  ao som e ritmo da música:

 'Escravos de Jó jogavam caxangá'(nesta parte da música as crianças passam as bolinhas),
'Tira', (cada criança ergue a pedrinha que está em suas mãos)
'põe', (voltam a pedrinha no chão)
'deixa ficar' (apontam com o dedo direito para a pedrinha no chão)
'Guerreiros com guerreiros' (voltam a passar as pedrinhas de mão em mão)
'fazem zigue , zigue e zá', (nesta parte da música as crianças devem fazer que vão passar a pedrinha, mas não passam, repetindo o movimento de ir e voltar duas vezes).

BOLA AO CENTRO

Deve-se formar uma roda com as crianças e pedir que cada uma pegue um papel contendo um número dentro da caixa. Cada criança deve guardar seu número no bolso. Escolhe-se uma criança que vai até o centro da roda e joga a bola para o alto dizendo um dos números. A criança que tiver o número dito deve correr para pegar a bola. Se pegar, irá para o centro, se não conseguir, volta para seu lugar!

BOLA EM POSIÇÃO 

Deve-se formar uma roda com as crianças e pedir que cada uma pegue um papel contendo o nome de um animal dentro da caixa. Escolhe-se uma criança que vai até o centro da roda e joga a bola para o alto dizendo o nome de um dos animais. A criança que tiver o nome do animal dito deve correr para pegar a bola. Se a criança não conseguir pegar a bola antes dela cair no chão, ela deverá ficar parada na posição que estava ao tentar pegar a bola como uma estátua até que outra criança, que também não consiga pegar a bola, tome o seu lugar. A brincadeira termina quando todas as crianças tiverem sido chamadas!


BATATA QUENTE 

As crianças do maternal já conseguem brincar com esta brincadeira de roda tradicional e que causa bastante alvoroço durante sua execução já que ninguém quer pegar a batata quente nas mãos. As crianças sentam-se em roda e um adulto ou uma das crianças ficam de fora, de costas. Começa a brincadeira e o objeto escolhido para ser a batata quente (normalmente uma bolinha) vai passando de mão em mão na roda enquanto a pessoa que está de fora vai cantando : 'batata quente, quente, quente, ..., queimou!'. A criança que estiver com a bola no momento do 'queimou' sai da roda. E assim, segue a brincadeira até sobrar apenas uma criança que será a vencedora.

BRINCADEIRAS DE RODA PARA MATERNAL

SE EU FOSSE UM PEIXINHO

Nesta conhecida brincadeira de roda as crianças rodam de mãos dadas enquanto cantam a canção:

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Eu tirava 'nome da criança'

Lá do fundo do mar (bis)

Para cada criança da roda em que o nome for mencionado, deve-se virar de costas para o centro da roda e retorna dando as mãos novamente para os colegas. A brincadeira só termina quando todos estiverem de costas e de mãos dadas para o centro da roda.

PIPOCA 

A brincadeira de roda 'Pipoca' faz as crianças mexerem-se bastante de acordo com o ritmo da música e seguindo os seguintes passos:

'Uma pipoca estourando na panela,

Outra pipoca vem correndo conversar

Ai começa um tremendo falatório,

E ninguém mais consegue se entender.

É um tal de ploc (pulo pra frente)

Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra trás)

Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra direita)

Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra esquerda)2x '

PASSA ANEL

Brincadeiras de Roda - Passa-Anel

O 'PASSA ANEL' é uma brincadeira de roda tradicional, aliás: quem nunca brincou de Passa Anel? Essa brincadeira de roda ainda faz sucesso com as crianças. A brincadeira inicia com uma criança ficando com o anel entre suas duas mãos e as outras crianças ficam sentadas com as palmas das mãos unidas. A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos das outras crianças e solta o anel nas mãos de uma delas, sem que as outras percebam. Ao final a criança que estava passando o anel escolhe uma das crianças que estavam brincando com quem ela acha que está o anel. Se a criança acertar, será a próxima a passar o anel; se errar, passará o anel quem a criança que tiver recebido.

RODA DO GATO E RATO 

A brincadeira de roda 'Roda do Gato e Rato' é muito divertida e as crianças adoram. Como funciona? Deve-se escolher uma das crianças para ser o Rato e outra criança para ser o Gato. As outras crianças ficam de mãos dadas em pé formando a toca. Então o gato começa a correr atrás do rato ao redor da roda, que pode entrar dentro da roda ou da 'toca' quando preferir para se esconder do gato. O momento divertido começa quando o gato tenta pegar o rato entre os vãos da roda, então as crianças podem usar os braços ou as pernas para impedir que o gato alcance o rato. As crianças normalmente escolhem uma criança da roda para ser a porta e outra para ser o relógio, assim a brincadeira fica ainda mais divertida, pois o Gato pode perguntar para porta se o rato entrou ou para o relógio que horas o rato volta. Quando chegar a hora que o relógio determinar a porta se abre e o gato pode entrar. É muita diversão!

E mais:

Confira a produção do filme mineiro que conta a história de crianças acostumadas a jogos eletrônicos que se encantam com as brincadeiras do tempo da vovó:

Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."